• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Como limpar canetinha hidrocor de camisetas facilmente

Testamos 3 versões de solvente caseiro e o resultado foi surpreendente.

Bruno Oliveira Publicado: 17/11/2022 09:20 | Atualizado: 17/11/2022 09:24

Quem cuida de crianças, ou já precisou usar uma caneta hidrocor, sabe que essas canetinhas mancham a roupa com facilidade e, quando seca, dá uma trabalheira para remover as manchas. Neste artigo, vamos te apresentar 3 testes que fizemos para você aprender como remover as manchas de canetinha da roupa. Bora nessa!

 

Como eliminar mancha de caneta hidrocor das roupas

Antes de mais nada, precisamos reforçar que essas técnicas são focadas especificamente para remover manchas de canetas do tipo hidrocor de tecidos de algodão. Tenha isso em mente quando for testar a experiência por conta própria.

Mas caso você queira aprender técnicas para remoção de outros tipos de manchas, consulte o nosso artigo sobre os 7 truques caseiros infalíveis para remover os piores tipos de manchas.

 

Passo a Passo

Como dito anteriormente, demonstramos a remoção das manchas com 3 combinações de ingredientes, sendo elas:

  • limão + água quente
  • leite quente
  • apenas água quente

Confira os resultados a seguir.

 

1. Limão e água quente

A princípio, esprememos o sumo do limão em cima da mancha e deixamos agir por um tempo. Spoiler: nada aconteceu. Foi só quando colocamos a água quente e com a ajuda de uma esfregadinha extra que a mancha finalmente saiu.

 

2. Leite quente

Em seguida, fizemos o processo parecido com o do primeiro teste, mas desta vez colocamos apenas o leite quente por cima da mancha. Logo depois, esfregamos um pouco e a mancha também saiu.

 

3. Água quente

Finalmente, decidimos testar apenas com a água quente e surpreendentemente o resultado foi tão eficiente quanto nos demais testes. Uma esfregadinha e as manchas sumiram por completo.

 

Resultado: o melhor método para remover manchas de hidrocor da roupa?

Água quente é o melhor removedor de manchas de hidrocor em peças de algodão. Sendo assim, não é necessário usar alimentos como limão ou leite para eliminar esse tipo de sujeira.

 

Por que água quente é eficiente para remover manchas de hidrocor?

A tinta hidrocor é assim chamada pois carrega a água como seu ingrediente base. Logo, quando em contato com algum tipo de mistura que tenha bastante desse líquido, sua pigmentação é diluída e removida com mais facilidade.

Quando aquecidas, as moléculas da água desenvolvem um alto nível de energia cinética, que por sua vez faz com que essas moléculas entrem em movimento, facilitando o processo de remoção de algumas manchas e outros tipos de sujeiras.

 

A água quente é ideal para todos os tipos de tecidos e manchas?

Resposta rápida: não!

Apesar de ser um excelente solvente para certos tipos de manchas, como gordura, vinho ou caneta, existem outros tipos de sujeira que ela não atua tão bem. Exemplo: sangue, café ou chocolate.

Além disso, a água quente também pode ser prejudicial para alguns tipos de tecidos sintéticos, pois ela pode causar o rompimento das fibras de peças feitas com esse tipo de material. Bem como tirar a cor de peças coloridas, portanto, use a técnica com moderação.

 

Quando usar água quente para remover manchas?

Via de regra, a melhor maneira é observar as informações na etiqueta da peça que está tentando lavar; nela, devem haver informações valiosas, não apenas sobre a indicação ou não do uso da água quente, como também o limite da temperatura que a peça consegue suportar.

Inclusive, mesmo algumas peças feitas de tecido orgânico, como a de algodão, podem sofrer com uma exposição prolongada à água quente, ou a temperaturas acima do recomendado. O importante é ficar de olho na etiqueta, sempre!

 

O que a galera achou desta dica

Alguns de nossos seguidores compartilharam suas opiniões com a gente nas nossas redes sociais:

“Que bacana!!!👏👏👏 Enquanto mãe de três crianças e prof de 35, vou mandar esse vídeo pras famílias porque isso ajuda demais!!!”, conta Rita Farias em nosso Instagram.

“Sim. E dica: se a criança riscar um estofado com hidrocor é só colocar um algodão molhado de álcool em cima (sem esfregar nem nada) que logo sai.”, sugere Taline Saueressig em nosso TikTok.

“Eu lavo normalmente na máquina e sai. Nunca fiz nada de diferente.”, simplificou Jacque Reis em nossa página no Facebook.

“Eu acho que para canetinha permanente você precisa usar álcool ou a substância base dela. Eu removi erros de CD e DVD assim. Não sei se dá certo no tecido. Agora só não vai esquentar o álcool, tá?!”, indica Ayala Baleeiro em nosso canal no Youtube.

Fonte(s): SCRIBD, toda matéria, MOLLY MAID, Racold
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui