• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Como limpar o estofado do sofá com uma tampa de panela

O truque é bastante simples e pode te ajudar a manter o tecido limpo por mais tempo.

Bruno Oliveira Publicado: 14/11/2022 09:32 | Atualizado: 14/11/2022 09:48

Nada melhor do que um sofá limpinho e cheiroso, sem manchas e sem gastar fortunas com serviço de limpeza de estofados, né? Por isso, neste artigo vamos te ensinar uma misturinha simples de água e vinagre pode te ajudar a entender como limpar o sofá e demais estofados usando apenas uma tampa de panela e em poucos minutos. Tome nota!

 

Como limpar o estofado com uma tampa de panela

Os materiais que você vai precisar são os seguintes:

  • 1 Tampa de Panela (pode ser de qualquer material)

  • Álcool etílico

  • Vinagre de Álcool

  • Água

  • 2 Paninhos limpos e secos

  • Amaciante (opcional)

Note que no vídeo não utilizamos álcool, mas recomendamos a substituição do vinagre pelo álcool, visto que dessa maneira a água deve evaporar mais rápido, assim, impede que a espuma do estofado permaneça molhada, evitando a proliferação de mofo e outros microrganismos.

 

Passo a Passo

O primeiro passo é fazer uma misturinha simples, composta por 4 partes de vinagre e 1 parte de água. Misture os ingredientes em um recipiente que possa ir ao micro-ondas.

Caso faça com álcool, utilize a mesma proporção e não aqueça a mistura.

 

Em seguida, leve o recipiente com a mistura ao micro-ondas para esquentar por aproximadamente 2 minutos. A intenção é deixar a mistura morna, apenas. A água quente facilita no processo de limpeza.

 

Na sequência, umedeça um dos paninhos na mistura. Não precisa encharcar, basta deixar o tecido só um pouco úmido mesmo.

 

Feito isso, é a hora de usar a tampa da panela. Repouse o paninho bem aberto em uma superfície reta e centralize a tampa em cima dele. Depois é só envolver o pano na tampa, formando uma espécie de trouxinha.

 

Agora é só esfregar bem o paninho por todo o estofado. Simples assim!

 

Vale dizer que, mesmo que você use o vinagre, o cheiro do produto não deve permanecer no estofado por muito tempo. Caso a sujeira esteja muito difícil de remover, você também pode colocar uma colher de sopa de detergente na mistura.

 

Para finalizar, envolva a tampa da panela no outro paninho, que ainda está seco, e repita o processo para enxugar superficialmente toda a área que você limpou.

 

Como essa técnica funciona

Antes de mais nada, você precisa saber que a maneira ideal de fazer uma limpeza de estofado é sugando a sujeira para fora dele, com o auxílio de aparelhos profissionais. Portanto, se puder, nunca abra mão de contratar uma empresa especializada em fazer esse tipo de serviço.

Entretanto, no caso dessa técnica, o mais importante é o atrito gerado pela tampa da panela que, com a ajuda da mistura e do paninho, remove com facilidade a sujeira visível do estofado. Sendo assim, entenda que essa limpeza acontece de maneira superficial, ideal para o dia a dia e em situações pontuais.

 

O que faz o estofado ficar sujo

A primeira coisa que faz com que o sofá, ou outro estofado, acumule sujeira é a falta de limpeza mesmo. Por mais que pareça óbvio, a maioria das pessoas simplesmente não limpam seus sofás, permitindo que ele acumule sujeira e seja um abrigo ideal para microrganismos.

Além disso, pelos estofados estarem presentes em locais da casa de uso frequente, eles acabam também sendo vítimas recorrentes de acidentes com alimentos e líquidos. A poeira presente no ar e na nossa pele também é passada para o estofado com facilidade.

Por fim, a presença de umidade no ar, em alguns objetos como um copo molhado por exemplo, na nossa pele e nos cabelos passam para o estofado e podem facilitar a proliferação de microrganismos. Esses germes causam problemas respiratórios e até geram manchas de mofo, portanto todo cuidado é pouco!

 

Dicas extras!

Alguns de nossos seguidores nos deram dicas valiosas sobre como eles limpam o sofá em suas casas:

“É bom colocar um pouco de álcool na mistura para ajudar a evaporar mais rápido, mas precisa ter cuidado para não desbotar tecidos.”, sugere Viviane Urata em nosso Instagram.

“Eu uso vinagre, bicarbonato e água morna quando está muito encardido, depois passo álcool com amaciante 😁”, disse Marcela Boldrin em nosso TikTok.

“Eu já fiz. Vinagre branco, detergente de coco e bicarbonato de sódio, mas sem o amaciante. Meu sofá é bege e limpou bem, super recomendo. Só não sabia da tampa…rsrs é uma boa ideia pra facilitar.🤩”, conta Edivania Gouveia em nossa página no Facebook.

Apesar dessas últimas misturinhas serem comuns, não indicamos utilizar vinagre com bicarbonato de sódio, pois as duas substâncias, quando misturada, se anulam.

“Bom, vinagre tira o ácaro. Bom também passar essa mistura para limpar a geladeira por dentro. Tira qualquer mal cheiro.”, explica Gisèle Gaia em nosso canal no Youtube.

E se você abriu mão do vinagre na mistura, conheça outros 18 usos incríveis do vinagre para a limpeza geral da casa.

 

Fonte(s): abc News
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui