• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Como limpar a lousa manchada: coca-cola, detergente, silicone e mais!

Veja os melhores métodos para limpar a lousa corretamente e fazê-la durar muito mais.

Andresa Araujo Publicado: 16/09/2020 11:48 | Atualizado: 16/09/2020 12:01

Para apagar o giz da lousa, basta utilizar o apagador. Mas com o tempo, ela adquire manchas esbranquiçadas que não saem com métodos de limpeza tradicionais. Pois nesse artigo vamos deixar o quadro negro novo de novo!

 

A lousa é útil e bonita, mas mancha com facilidade

A lousa de giz ou quadro-negro, transpôs os ambientes escolares há bastante tempo. Ela é útil para:

  • os comércios divulgarem suas promoções;
  • os restaurantes usarem como decoração, onde os clientes assinam ou escrevem declarações;
  • nas casas, para registrar lembretes, recados e frases motivacionais (inclusive como papel de parede).

O problema é que esse tipo de material não é muito fácil de ser limpo e mancha com facilidade. E convenhamos que trocar a lousa de tempos em tempos, por estar muito suja, pode pesar no bolso.

As primeiras lousas eram feitas de ardósia, uma rocha originada da argila. Posteriormente, passaram a utilizar madeira escura com tinta de porcelana e esse produto foi o que realmente fez sucesso nas escolas.

Com o passar do tempo, os fabricantes adicionaram uma tinta verde esmaltada, para facilitar a leitura, por isso o quadro-negro começou a ser verde. O problema é a porosidade dessa superfície, que mancha facilmente.

Para apagar o giz da lousa, basta utilizar o apagador ou qualquer outro tecido. Porém, o giz acaba se fixando com muita aderência, dificultando a limpeza. O quadro negro adquire manchas esbranquiçadas que nem sempre saem com métodos de limpeza tradicionais.

Afinal, como limpar a superfície da lousa negra de forma adequada? Vamos lá!

 

6 Produtos para limpar a lousa borrada de giz

1. Coca-cola (o melhor método!)

A Loraine Wolf, que trabalha com lettering, conseguiu limpar perfeitamente seu quadro-negro com uma esponja úmida com Coca-Cola. Ela testou vários métodos e afirma que esse é definitivamente o melhor; ainda explica que não dá formiga e nem fica melado.

É bem simples:

  • Basta molhar uma esponja com o refrigerante e passar em toda a lousa manchada; repita se precisar.
  • Antes do refrigerante secar na superfície, tire um pouco do excesso com um paninho limpo.
  • Então, para não melar, passe um paninho úmido (com água).

Há quem diga que o motivo por trás dessa mágica reside no ácido fosfórico, mas se fosse assim o suco de limão também funcionaria. O segredo na verdade está no ácido carbônico presente na Coca-Cola, que ajudar a dissolver e lavar depósitos minerais calcários, como os que se acumulam no quadro-negro com o tempo.

@lorainewolfResponder a @loreena.henrique6 é por isso q não da pra apagar lousa de giz com água! ##letteringbr ##letteringbrasil ##letrasbonitas ##lousa ##artedegiz♬ Kouen – Lo-Fi Beats

 

2. Detergente

A Ana Medeiros, do “A Casa que Minha Vó Queria”, o Rafa do “Na Lousa” e a equipe do Inove Papéis de Parede testaram e conseguiram limpar a lousa apenas com uma misturinha de detergente e água.

  • Preencha 70% do recipiente com detergente e 30% com água: se você utilizar um copo de 200 ml, coloque detergente até a marcação de 140 ml e termine de encher com água.
  • Umedeça uma esponja com a mistura e passe na superfície do quadro negro sujo de giz.

O Rafa aconselha utilizar, no lugar esponja, um pano de microfibra que é mais uniforme e quase não solta fiapos.

A química Jennifer Fogaça explicou que o detergente tem, em sua composição, sais de ácidos graxos, como os ácido sulfônicos, que removem substâncias gordurosas e ainda aumentam o poder de limpeza da água.\

 

3. Amaciante

O amaciante é um produto pouco abrasivo e também funciona direitinho, de acordo com o pessoal da Inove, também.

Basta diluir em água, na mesma proporção que o detergente, e usar da mesma maneira.

Esse método de limpeza, por ter substâncias eletrizadas, cria um campo que repele microscopicamente o material a ser limpo e o lubrifica, o que dá uma aparência de limpo.

 

4. Vinagre branco

A equipe da HomeQuicks utilizou uma mistura de 4 xícaras de água morna com 1/2 xícara de vinagre branco destilado. O passo a passo é bem parecido com o dos outros métodos:

  • molhe um pano com a solução;
  • esprema-o bem para que fique apenas úmido e não goteje;
  • passe na lousa e deixe secar naturalmente.

O engenheiro químico Ronei Melo explica que o vinagre é capaz de limpar devido à sua alta concentração de ácido acético que, assim como o detergente, remove gorduras e também dá brilho.

 

5. Bicarbonato de sódio

O Jonathan Hatch, da How to Clean Things, achou uma alternativa para quem não tem vinagre: o bicarbonato de sódio.

É só fazer uma pasta do pó com água e aplicar na lousa com um pano macio.

A engenheira Flávia Ferrari, especialista em métodos de limpeza da casa, explica que o bicarbonato é um sal alcalino que ajuda a remover gorduras e é um abrasivo fino, ou seja, ele limpa mas não danifica a superfície da lousa.

 

6. Silicone em gel para carros

A Débora Cruz testou uma forma mais diferenciada de limpar a lousa: com gel de silicone para carros. Ela indica o uso de luvas porque o cheiro do produto adere muito à pele.

Basta colocar o gel em um pano limpo e seco e aplicar na lousa.

Depois é só esperar secar um pouco naturalmente mesmo.

 

Limpeza estética vs. limpeza real

Assim, você percebeu que não é segredo nenhum ter uma lousa conservada e sem manchas brancas. Se ela já está higienizada, é possível utilizar Coca-Cola, silicone para carros, bicarbonato e demais ingredientes pouco usuais.

Mas, se além de lousa com carinha de nova você também precisa da limpeza, recomendamos os produtos mais apropriados como o detergente, já que passam por todo um controle e certificação de segurança na produção.

 

Fonte(s): Tik Tok @lorainewolf, Segredos do mundo, One Good Thing by Jillie
Andresa Araujo
Redatora, estoica, reflexiva, profunda, blasé... e colecionadora de vídeos de coreografias criadas por populares no Twitter.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui