Como limpar a lousa manchada: coca-cola, detergente, silicone e mais!
Para apagar o giz da lousa, basta utilizar o apagador. Mas com o tempo, ela adquire manchas esbranquiçadas que não saem com métodos de limpeza tradicionais. Pois nesse artigo vamos deixar o quadro negro novo de novo!
A lousa é útil e bonita, mas mancha com facilidade
A lousa de giz ou quadro-negro, transpôs os ambientes escolares há bastante tempo. Ela é útil para:
- os comércios divulgarem suas promoções;
- os restaurantes usarem como decoração, onde os clientes assinam ou escrevem declarações;
- nas casas, para registrar lembretes, recados e frases motivacionais (inclusive como papel de parede).
O problema é que esse tipo de material não é muito fácil de ser limpo e mancha com facilidade. E convenhamos que trocar a lousa de tempos em tempos, por estar muito suja, pode pesar no bolso.
As primeiras lousas eram feitas de ardósia, uma rocha originada da argila. Posteriormente, passaram a utilizar madeira escura com tinta de porcelana e esse produto foi o que realmente fez sucesso nas escolas.
Com o passar do tempo, os fabricantes adicionaram uma tinta verde esmaltada, para facilitar a leitura, por isso o quadro-negro começou a ser verde. O problema é a porosidade dessa superfície, que mancha facilmente.
Para apagar o giz da lousa, basta utilizar o apagador ou qualquer outro tecido. Porém, o giz acaba se fixando com muita aderência, dificultando a limpeza. O quadro negro adquire manchas esbranquiçadas que nem sempre saem com métodos de limpeza tradicionais.
Afinal, como limpar a superfície da lousa negra de forma adequada? Vamos lá!
6 Produtos para limpar a lousa borrada de giz
1. Coca-cola (o melhor método!)
A Loraine Wolf, que trabalha com lettering, conseguiu limpar perfeitamente seu quadro-negro com uma esponja úmida com Coca-Cola. Ela testou vários métodos e afirma que esse é definitivamente o melhor; ainda explica que não dá formiga e nem fica melado.
É bem simples:
- Basta molhar uma esponja com o refrigerante e passar em toda a lousa manchada; repita se precisar.
- Antes do refrigerante secar na superfície, tire um pouco do excesso com um paninho limpo.
- Então, para não melar, passe um paninho úmido (com água).
Há quem diga que o motivo por trás dessa mágica reside no ácido fosfórico, mas se fosse assim o suco de limão também funcionaria. O segredo na verdade está no ácido carbônico presente na Coca-Cola, que ajudar a dissolver e lavar depósitos minerais calcários, como os que se acumulam no quadro-negro com o tempo.
@lorainewolfResponder a @loreena.henrique6 é por isso q não da pra apagar lousa de giz com água! ##letteringbr ##letteringbrasil ##letrasbonitas ##lousa ##artedegiz♬ Kouen – Lo-Fi Beats
2. Detergente
A Ana Medeiros, do “A Casa que Minha Vó Queria”, o Rafa do “Na Lousa” e a equipe do Inove Papéis de Parede testaram e conseguiram limpar a lousa apenas com uma misturinha de detergente e água.
- Preencha 70% do recipiente com detergente e 30% com água: se você utilizar um copo de 200 ml, coloque detergente até a marcação de 140 ml e termine de encher com água.
- Umedeça uma esponja com a mistura e passe na superfície do quadro negro sujo de giz.
O Rafa aconselha utilizar, no lugar esponja, um pano de microfibra que é mais uniforme e quase não solta fiapos.
A química Jennifer Fogaça explicou que o detergente tem, em sua composição, sais de ácidos graxos, como os ácido sulfônicos, que removem substâncias gordurosas e ainda aumentam o poder de limpeza da água.
3. Amaciante
O amaciante é um produto pouco abrasivo e também funciona direitinho, de acordo com o pessoal da Inove, também.
Basta diluir em água, na mesma proporção que o detergente, e usar da mesma maneira.
Esse método de limpeza, por ter substâncias eletrizadas, cria um campo que repele microscopicamente o material a ser limpo e o lubrifica, o que dá uma aparência de limpo.
4. Vinagre branco
A equipe da HomeQuicks utilizou uma mistura de 4 xícaras de água morna com 1/2 xícara de vinagre branco destilado. O passo a passo é bem parecido com o dos outros métodos:
- molhe um pano com a solução;
- esprema-o bem para que fique apenas úmido e não goteje;
- passe na lousa e deixe secar naturalmente.
O engenheiro químico Ronei Melo explica que o vinagre é capaz de limpar devido à sua alta concentração de ácido acético que, assim como o detergente, remove gorduras e também dá brilho.
5. Bicarbonato de sódio
O Jonathan Hatch, da How to Clean Things, achou uma alternativa para quem não tem vinagre: o bicarbonato de sódio.
É só fazer uma pasta do pó com água e aplicar na lousa com um pano macio.
A engenheira Flávia Ferrari, especialista em métodos de limpeza da casa, explica que o bicarbonato é um sal alcalino que ajuda a remover gorduras e é um abrasivo fino, ou seja, ele limpa mas não danifica a superfície da lousa.
6. Silicone em gel para carros
A Débora Cruz testou uma forma mais diferenciada de limpar a lousa: com gel de silicone para carros. Ela indica o uso de luvas porque o cheiro do produto adere muito à pele.
Basta colocar o gel em um pano limpo e seco e aplicar na lousa.
Depois é só esperar secar um pouco naturalmente mesmo.
Limpeza estética vs. limpeza real
Assim, você percebeu que não é segredo nenhum ter uma lousa conservada e sem manchas brancas. Se ela já está higienizada, é possível utilizar Coca-Cola, silicone para carros, bicarbonato e demais ingredientes pouco usuais.
Mas, se além de lousa com carinha de nova você também precisa da limpeza, recomendamos os produtos mais apropriados como o detergente, já que passam por todo um controle e certificação de segurança na produção.
Tik Tok @lorainewolf, Segredos do mundo, One Good Thing by Jillie