• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Cuidado ao limpar a Airfryer: método viral pode estragar o equipamento

Aprenda a lavar a sua airfryer da forma correta.

Bruno Oliveira Publicado: 26/09/2022 09:50 | Atualizado: 26/09/2022 09:52

Para a maioria das pessoas ter uma airfryer é sinônimo de praticidade, o problema é na hora de lavar. Por isso que diversos criadores de conteúdo viralizaram ao reproduzir uma técnica de lavagem arriscada para o eletrodoméstico.

O método que fez sucesso nas redes sociais, consiste em colocar água com detergente dentro do cesto de fritar, colocá-lo de volta no eletrodoméstico e em seguida ligar o aparelho em temperatura máxima por cerca de cinco minutos antes de descartar a água.

Segundo as fabricantes e relatos de usuários que testaram a técnica, fazer isso pode queimar o aparelho, devido o vapor quente prejudicar componentes eletrônicos e também há quem diga que danifica a pintura interna, descascando e enferrujando a airfryer. Ou seja, não faça!

Neste artigo nós vamos te ensinar um método mais seguro de lavar a airfryer sem danificar o equipamento e também avaliar como as fabricantes sugerem que seja feita limpeza do produto. Simboraaa!

 

Como lavar a airfryer sem danificar

O primeiro passo é soltar o cesto da máquina e levar para a pia; caso o modelo da sua airfryer tenha grade removível, vale soltá-la também. Em seguida, coloque o detergente por cima da gradezinha e reserve. Enquanto isso coloque bastante água para esquentar na panela.

 

Enquanto isso, limpe a parte interior do eletrodoméstico (onde fica a resistência) com o auxílio da parte lisinha da esponja de cozinha. Experimente deixar a máquina na posição horizontal, isso deve facilitar a limpeza. Note que a esponja precisa ser umedecida com água.

Caso você queira desinfetar essa área, use um pouquinho de álcool na esponja; inclusive, dessa forma seca ainda mais rápido.

 

Quando a água estiver quase fervendo, despeje-a na cestinha e deixe de molho por cerca de 10 minutos; caso a sujeira esteja muito grossa, pode deixar por mais tempo.

 

Por fim, descarte a água suja e lave normalmente a sua máquina com água e sabão. Lembre-se de usar sempre a parte mais suave da esponja, para não tirar a camada protetora.

 

O método de limpeza aprovado pelas fabricantes de Airfryer

Consultamos os manuais de instruções do produto de três das principais fabricantes de airfryer no Brasil para verificar qual seria o método correto de lavagem, indicado por elas. A indicação é exatamente igual à maneira que fizemos aqui.

Contudo, vamos focar em alguns detalhes:

  • Nunca lave com o aparelho ligado: parece óbvio, mas é tão óbvio que pode fazer com que a gente se esqueça. Por ser um aparelho elétrico, há grandes riscos de choque e curto quando em contato com a água. Por isso, tome cuidado!
  • Separe todas as peças de encaixe antes de lavar: além de facilitar durante a limpeza no geral, ainda garante que você consiga se concentrar em regiões em que a sujeira esteja mais difícil de sair;
  • Não use produtos abrasivos: isso vale tanto para as esponjas mais grossas, quanto para produtos químicos que possam ser corrosivos. O motivo é que normalmente as fritadeiras tem um revestimento antiaderente que pode ser prejudicado diante a esses materiais.

Agora que você sabe lavar o seu equipamento direitinho, conheça 20 receitas surpreendentes que podem ser feitas dentro da sua airfryer.

 

Dicas extras sobre a lavagem da airfryer

Os almanaqueos nos contaram o que acham da técnica e como fazem quando vão lavar o equipamento em suas casas:

“Eu limpo desse jeito com esponja macia, mas a água nem preciso esquentar. Deixo de molho uns 10 minutos com água e detergente e sai tudo.”, conta Francine Franco em nosso canal no Youtube.

“É só colocar, papel toalha úmido com vinagre, na grade, e aguarde alguns minutos, depois fale como ficou….😊🙂”, explica Rodrigo Carvalho em nossa página no Facebook.

“Tem gente que faz isso e coloca o sabão em pó, mas gente… não façam isso! Fica o cheiro [do sabão] e ainda coloca gosto na comida. Detergente é melhor!!!!“, alerta Victoria Caroline em nosso TikTok.

“Essa gambiarra… imagina que o detergente evaporado impregna nas peças e depois quando você cozinhar seu alimento vai ter [cheiro] detergente. Não faça isso! Essa sua dica é muito segura.”, complementa Renata Lang em nosso Instagram.

Fonte(s): Britania, Ford, Walita
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui