Como ler as matérias dos sites que bloqueiam o acesso depois de alguns textos lidos
Estamos vivendo tempos em que redes sociais e aplicativos como WhatsApp contribuem para a disseminação de notícias falsas.
E o fato dos sites que bloqueiam acesso tornarem a circulação de informações ainda mais difícil, transformando seu espaço na internet privado e menos democrático, não ajuda nem um pouco.
Você já leu 5 matérias esse mês, volte uma casa
Com certeza ao entrar em algum site para ler uma notícia você já se deparou com a seguinte frase: “você atingiu o seu limite de notícias, cadastre-se ou assine para continuar lendo”.
Essa mensagem é comum em sites que bloqueiam o acesso ao leitor por meio do método Paywall (em inglês, acesso pago).
Esse método nada mais é que um sistema utilizado por jornais e outros veículos de comunicação digital, que permite ao usuário o acesso a conteúdos restritos por meio de assinatura ou cadastro.
A importância do acesso ilimitado em tempos de Fake News
As Fake News se espalham pelas redes sociais de forma a confundir e influenciar o leitor, e as coisas só pioram quando grandes empresas ajudam a financiar essa atividade de forma ilegal.
Em período de eleição, fica ainda mais alarmante. Segundo uma pesquisa realizada pelo INCT (Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação), a maioria dos eleitores brasileiros não percebe que receberam notícias falsas sobre política.
Em um estudo feito pela USP em conjunto com a UFMG e a Agência Lupa, que analisou a veracidade das 50 imagens mais populares em grupos de WhatsApp nessa eleição, descobriu-se que apenas 4 delas eram verdadeiras. Ainda assim, seguiam com textos que também continham informações falsas.
Isso preocupa ainda mais ao saber que, de acordo com o DataFolha, 61% dos eleitores do candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) e 38% do candidato Fernando Haddad (PT) se informam por notícias do WhatsApp.
Como evitar o Paywall e ter acesso ilimitado à notícias?
Para evitar consumir e repassar notícias duvidosas, analisamos melhores alternativas para ter acesso à informações fidedignas evitando o paywall. Veja a seguir:
1. Burlesco
Essa extensão quando instalada permite que o usuário continue a ler as notícias mesmo tendo atingido o limite mensal imposto pelo site. No entanto, funciona somente com as páginas descritas no site.
2. Outline
Essa alternativa é a mais fácil e rápida para ser utilizada. O site permite acesso às notícias bloqueadas sem precisar de instalação. Basta colar o endereço da página no lugar indicado, e pronto!
ATUALIZAÇÃO: ao que parece, o site saiu do ar. Uma boa alternativa para o PrintFriendly.
3. Janela de navegação privada
Outra maneira simples de acessar conteúdo que está bloqueado é por uma página de navegação privada. Basta usar o atalho (Ctrl+Shift+N) para o Chrome ou (Ctrl+Shift+P) para Firefox.
Essa janela permitirá que você tenha acesso ao conteúdo normalmente, como se você nunca tivesse acessado aquele site antes.
4. Desativando o Java Script
Outra forma fácil de conseguir acesso sem precisar instalar nenhuma extensão é desativando o Java Script. Para fazer isso, siga o passo a passo:
Abra a página desejada e aperte F12 (isso vai abrir o console de desenvolvimento).
Clique nos 3 pontinhos que aparecem no canto superior direito do console, em seguida, na opção Configurações.
Clique então em ‘desativar JavaScript’. Feche essa telinha no X.
Isso fará que a tela volte para o console de desenvolvimento — este deve ficar aberto.
Por fim, aperte F5 para atualizar a página e pronto.
É só fechar o console e ler a notícia.