Como iniciar sua carreira nos e-sports
A cada dia as pessoas começam a perceber que os games não são simplesmente algo para se divertir. É possível ganhar dinheiro assim como nos caça níquel e em tantos outros jogos e muitas pessoas conseguem ter uma carreira e ganhar milhões de dólares jogando online.
Os e-sports já são considerados uma modalidade esportiva virtual e muitos campeonatos são disputados todos os anos, sendo que alguns países inclusive possuem suas seleções oficiais.
Mas, para chegar ao topo não é tão fácil quanto se pensa, é preciso dedicação e muito conhecimento no jogo. Alguns esportistas chegam a treinar por 10 horas por dia para conseguir bons resultados nos campeonatos.
Os jogos que mais premiam
O maior prêmio que uma equipe de games já recebeu foi de 189 milhões de reais no torneio The International, um torneio de Dota 2. O prêmio foi dividido entre os jogadores da equipe que se tornaram milionários ainda sendo jovens adultos.
Na Copa do Mundo de Fortnite de 2019, o adolescente de 16 anos na época, Kyle Bugha, ganhou cerca de 165 milhões de reais sozinho.
Os campeonatos de LoL também são conhecidos em todo o mundo pelos seus prêmios milionários. Em 2018 o mundial distribuiu 35 milhões de reais entre os ganhadores.
CS:GO também está na lista dos jogos que mais premiam, assim como Honor of Kings, Battle Royale PUBG e vários outros jogos de e-sports.
Como iniciar sua carreira nos e-sports
Gostar do que faz é primordial quando se trata de e-sports. Um jogador precisa gostar do jogo até mesmo para aliviar a tensão durante os torneios, que podem levar dias.
Os jogadores precisam entender bem sobre o jogo e criar táticas próprias, além de ter um pensamento rápido e lógico.
Então, o primeiro passo é escolher o jogo e focar nele. É importante entender os seus erros e também assistir os principais campeonatos relacionados para entender como melhorar. O e-sport funciona como um esporte qualquer, a consistência dos treinos e o estudo é a chave para melhorar.
Participar de torneios e campeonatos não-oficiais online também pode ajudar bastante pois normalmente apenas jogadores um pouco mais experientes participam desses torneios. Se for possível, é interessante criar ou entrar para um time, assim será possível dividir experiências e ter um apoio maior.
Os e-sports estão sendo cada vez mais levados a sério e muito investimento tem sido feito nessa área, inclusive por gigantes mundiais de tecnologia.