Dicas

Como fritar ovo sem grudar na panela (e sem espirrar óleo)

04 de maio de 2022
Postado por Daiane Oliveira

Como fritar ovo sem grudar? Como fritar ovo sem espirrar óleo? Farinha de trigo evita que o ovo espirre ou grude na frigideira? Vamos explicar isso e mais a seguir.

 

Viral: dica simples para fritar ovo sem grudar na panela

Ovo é a proteína animal mais democrática. Não apenas pelo preço, que apesar de sofrer altas no país, ainda é vantajoso quando comparado ao da proteína bovina, por exemplo; mas também por sua versatilidade: podemos prepará-lo cozido, frito, mexido e ainda utilizá-lo em uma infinidade de receitas.

Não à toa, o ovo de galinha teve seu consumo em constante crescimento no Brasil, dentre os mais variados perfis de consumidores. Segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o país consumiu mais ovos do que a média mundial de 230 ovos per capita, alcançando a média de 251 ovos per capita no ano de 2020.

Tão grande quanto a demanda por ovos de galinha é o incômodo quando fritamos em uma frigideira não-antiaderente (ou que já ficou velhinha) e ele gruda todinho no fundo.

Mas até para isso a internet tem uma sugestão que promete permitir que fritemos o ovo na pior das panelas e ele ainda saia inteirinho, sem grudar nadinha no fundo. A dica foi compartilhada por Marta Carmona no TikTok e fez sucesso, sendo assistida mais de 1,5 milhão de vezes.

O segredo? Adicionar uma pitada de farinha de trigo no óleo da fritura. Simples assim.

Reprodução - TikTok/@martacarmona01, https://vm.tiktok.com/ZMLtHQwWH/

SEM LEGENDA

Mas, como dica boa é dica testada, fomos descobrir: Será que funciona? 

 

Teste: fritando ovo com farinha de trigo

A dica é absurdamente simples, sem nenhum mistério em sua execução. Testamos em uma frigideira que tinha seu potencial antiaderente debilitado (vulgo, estava com o teflon riscado).

A frigideira foi ao fogo, na sequência adicionamos o óleo e uma pitada de farinha de trigo, fritando normalmente o ovo.

 

E por incrível que pareça (ou não) deu muito certo. 

 

Resultado: utilizar farinha de trigo na fritura evita que o ovo grude?

Sim. O truque funciona muito bem. O ovo não grudou e a farinha ainda evitou que a gordura espirrasse. A dica é realmente muito boa e vários dos nossos seguidores já a conheciam e aprovavam.

Essa dica eu uso há anos. Meu pai me ensinou quando aprendi a cozinhar“, mencionou uma seguidora no Instagram.

Show. Me ensinaram assim e funciona mesmo! Nunca mais ovinho grudado“, comentou Fabiana Milani no TikTok.

Também no TikTok, alguns seguidores destacaram que também utilizam com sucesso amido de milho (maisena) e fubá para esta mesma finalidade – uma ideia ótima, principalmente para os celíacos. Vale dizer que já testamos com maisena e realmente funcionou.

Vale lembrar que já ensinamos aqui no Almanaque SOS uma forma de fritar ovo sem grudar e sem utilizar nenhum tipo de gordura, apenas com papel manteiga do tipo culinário.

Basta forrar a frigideira com o papel manteiga culinário (não é o convencional, esse gruda tudo) e “fritar” o ovo diretamente nele.

Clique aqui para mais detalhes sobre a técnica de fritura com papel manteiga do tipo culinário.

A farinha de trigo também é uma ótima aliada para frituras por imersão e evitar os respingos de gordura que, além de sujar o fogão, podem provocar queimaduras. Basta adicionar uma colher (de sopa) de farinha de trigo à gordura da fritura (ainda fria) e seguir normalmente com o preparo (serve para peixes, batatas e frituras de maneira geral).

O espirro ocorre quando os líquidos dos alimentos entram em contato com a gordura quente. Assim, a farinha no óleo cria uma camada que pode absorver com segurança todo esse vapor de água antes de machucar os dedos e as mãos.

 

O que você precisa saber sobre estas dicas

  • Pitada de farinha de trigo evita que o ovo grude na panela e espirre gordura;
  • A dica funciona com amido de milho e fubá (alternativa para celíacos);
  • Para fritar ovo sem nenhum tipo de gordura, utilize papel manteiga culinário;
  • Frituras por imersão sem respingos: basta adicionar uma colher (sopa) de farinha de trigo.

Assista aqui nosso vídeo completo e com mais informações sobre a dica de fritar ovo com uma pitada de farinha de trigo.

Vix

MATÉRIAS RELACIONADAS