• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Vai, planeta!

Jardim vertical: como fazer um Vaso Freático com Garrafa PET

Este sistema também evita a proliferação de mosquitos Aedes aegypti.

O plástico possui diversas funções importantes, como as próteses de coração, por exemplo, mas seu descarte provoca severas consequências para o meio ambiente. Milhares de garrafas plásticas são compradas a cada minuto. De acordo com a ONU, são produzidos cerca de 300 milhões de toneladas de lixo plástico por ano em todo o mundo, e oito milhões de toneladas acabam nos oceanos.

O grande problema é o tempo de decomposição do material, alguns plásticos se mantém intactos por séculos no meio ambiente. Certamente consumimos minúsculas partículas deste material que fica presente na água ou em animais como peixes e outros que ingerem a água contaminada.

Se o descarte desenfreado continuar, segundo a ONU, até 2050 possivelmente nossos oceanos irão conter mais plástico do que peixes. Por isso, além de evitar o consumo de plástico, é importante utilizar da reciclagem como uma forma inteligente de gerar menos lixo e prevenir o planeta de mais catástrofes ambientais.

Nesse sentido, existe um projeto chamado “Sempre Sustentável”, criado por Edison Urbano, que desenvolve diversos trabalhos de reciclagem e reutilização de energias renováveis para conscientizar a qualidade de vida e consciência ecológica dentro de seu lar.

Urbano, que é técnico em agrícola e eletrônica, cria diversos projetos divertidos e de baixo custo, um deles é o vaso freático feito com garrafas pet. O especialista conta que a indústria já fábrica sua criação com o nome “vaso auto irrigável”.

“Esse vaso eu criei a muitos anos atrás, e de lá para cá venho disseminando gratuitamente na internet, porém muita gente pega o projeto”, nos explica.

O bacana deste vaso é que o sistema de irrigação imita o lençol freático, assim o consumo de água é conduzido pela própria planta. Este sistema também evita a proliferação de mosquitos Aedes aegypti, pois o recipiente em que fica a água é tampado, e é ideal para criar um jardim vertical em apartamentos, onde não há muito espaço.

Vamos reproduzir então um DIY da criação do Edison Urbano – com habilidades técnicas desta humilde redatora. Acompanhe abaixo o passo a passo:

Como Fazer

  • 2 Garrafas PET
  • 1 Tesoura
  • 1 pedaço de Barbante 
  • 1 pedaço de Tecido
  • 1 Caneta para marcar a garrafa 
  • Mão na massa

Com uma canetinha marque a PET e recorte como descrito na imagem.

Na parte inferior da garrafa, faça um orifício em formato de U.

Na outra garrafa, recorte apenas a parte superior.

Essa parte fica como um funil, adicione a ela o pedaço de tecido. Ele que será responsável de sugar a água para a terra.

Coloque um recipiente dentro do outro.

Hora de plantar a mudinha (usei a Aranto).

Na ponta da garrafa, amarre um barbante para poder pendurar na parede.

Prontinho! Depois é só pendurar na parede.

O vaso também pode ser colocado no chão ou sobre outra superfície.

Para regar a planta é só inserir o regador ou mangueira de água no orifício feito na pet.

O tempo de execução para fazer o vaso freático não passa de 20 minutos, é bem fácil (foi mais difícil fazer boas fotos, como podem observar). Com o tempo você observa que o nível da água vai diminuindo, enquanto a plantinha se hidrata.

Fonte(s): Sempre Sustentável, Biblioteca Virtual SP
Monique Duarte
26 anos, jornalista, sonhadora que ama comer e dormir! Se cariocas não gostam de dias nublados, ela nasceu no lugar errado.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui