Como fazer um Boneco Ecológico
Você já pensou em fazer um brinquedo ecológico em casa? A Adriana Calais, sim. Tanto que publicou um vídeo incrível no perfil Oficina das Suculentas ensinando como fazer um boneco cuca verde, ou boneco de alpiste.
De acordo com a autora, basta rechear uma meia calça fina com a semente de alpiste e serragem, decorar e regar regularmente.
O resultado deve ser um boneco ecológico em que o cabelo é feito de plantinhas: Vâmo Testá!
Teste: Como fazer um boneco ecológico em casa
Materiais:
- Meia-Calça Fina*
- Serragem
- Sementes**
- Plástico EVA ou Retalhos de Tecido
- Cola Quente
*O recomendado é usar meia-calça com fio 16 e feita de elastano.
**O vídeo original sugere alpiste para cabeça do boneco ecológico, mas também testamos com pipoca, aveia e milheto, que apelidamos carinhosamente de ‘comida de gato’.
Passo a Passo
O primeiro passo foi cortar a meia-calça.
Cortamos o dobro do tamanho do boneco ecológico para aproveitar a parte da costura da meia. Usamos um funil para encher com sementes até a altura de dois dedos.
Por cima das sementes colocamos bastante serragem, moldamos com as mãos e fechamos bem a ponta da meia.
Para fazer as expressões do boneco, cortamos pedacinhos de plástico EVA e fizemos os olhinhos, sobrancelhas e boca. Você pode usar retalhos de tecido no lugar do EVA, como uma opção mais ecológica.
Aí nós colamos o rostinho no boneco com cola quente.
Mergulhamos o boneco em uma bacia com água para que ele ficasse bem encharcado e guardamos ele em um lugar que pega a luz do sol. Agora era só esperar alguns dias e o nosso boneco ecológico estaria cheio de cabelos verdes!
Resultado: O Boneco Ecológico deu Certo?
Resposta rápida: sim, mas apenas o feito com sementes de alpiste.
A experiência de criar o boneco ecológico foi uma diversão do começo ao fim. Começamos molhando o boneco todos os dias e o deixamos tomar sol.
Logo no segundo dia, dava para notar um progresso: o boneco feito de alpiste estava todo animado com brotinhos, enquanto só um pedacinho de broto apareceu no boneco de milho de pipoca.
No sétimo dia, após regar religiosamente, os bonecos de alpiste e “comida de gato” estavam cheios de vida, com brotos felizes. Já os brotinhos do boneco de milho de pipoca tiveram um pouco de timidez.
Parece que a proteção da meia-calça (usada para dar forma ao boneco) deixou o milho mais tímido.
Foi um experimento super legal e, olha, aprender botânica nunca foi tão divertido!
Quanto tempo dura o boneco ecológico?
Um boneco ecológico assim costuma ter uma vidinha bem passageira. Geralmente, ele dura em torno de algumas semanas, algo entre duas a quatro semanas, dependendo do cuidado e das condições em que ele é mantido.
As sementinhas germinam e crescem rapidinho, mas, depois de um tempo, elas acabam ficando sem nutrientes o suficiente para continuar crescendo.
Então, é tipo uma visitinha curta e intensa à vida vegetal. Mas o legal é que, durante esse tempo, dá pra curtir o processo de ver os brotinhos se desenvolvendo e até mesmo usar o boneco como um elemento decorativo super original.
Vale dizer que depois que os brotinhos passam do ponto, você ainda pode descartar (corretamente) a roupinha dele e transformar o que tem dentro do boneco ecológico em composto para o jardim ou canteiro.
O plástico EVA é ecológico?
Ah, o EVA, o famoso acetato de vinila de etileno (Ethylene Vinyl Acetate), é um daqueles materiais que levanta algumas dúvidas quando o assunto é ser amigo do meio ambiente.
A resposta não é tão preto no branco assim, então continue lendo.
Para que serve o plástico EVA?
O EVA é um tipo de plástico, geralmente macio e flexível, que é usado em muitas coisas, desde solados de tênis até brinquedos e artigos de decoração.
Ele tem algumas vantagens nesse debate ecológico, porque é relativamente mais fácil de reciclar do que alguns outros plásticos complicados por aí. Isso é legal, né? Afinal, reutilizar é sempre mais sustentável do que descartar.
Desvantagens para o meio ambiente
Mas nem tudo é um mar de rosas ecológicas. O processo de fabricação do EVA, em muitos casos, envolve um grande uso de produtos químicos e energia, o que pode não ser tão gentil com o meio ambiente.
Reciclagem
Além disso, a reciclagem ainda não é tão comum e eficiente para esse material como gostaríamos que fosse. Isso significa que, mesmo sendo reciclável, muitas vezes ele acaba indo parar no lixo comum.
Ou seja, dizer que o EVA é um material completamente ecológico seria um exagero.
Ele tem suas vantagens na hora de pensar em reciclagem e reutilização, mas também tem seus pontos fracos na produção e no descarte.
Se você está querendo fazer um boneco ecológico e busca uma escolha super verde, talvez seja melhor procurar materiais mais ecologicamente amigáveis.
O que a galera achou desse teste
Alguns seguidores do Almanaque SOS deixaram suas opiniões sobre o boneco ecológico nas nossas redes sociais:
“Fiz esse mês em um projeto com meus alunos de 3 anos!!! Estão TODOS cabeludos e eles estão encantados! Semana que vem iremos cortar um pouco o cabelo e fazer lacinhos pra levar pra casa.”, comenta Paulinha Rossi em nosso Instagram.
“Eu tinha um e chamava ele de Robson, tinha um amigo da escola que usava o cabelo assim em pé, dei o nome em homenagem a ele! “, conta Darciely Sabrina em nosso TikTok.
“Amei todos, creio que o crescimento depende do clima de nossas regiões. Experimenta fazer o da chia no pote de barro por favor “, sugere Rita Correia em nossa página no Facebook.
“Ai que graça, amei! Com certeza se eu fizer um bonequinho desses meu gatos não vão deixar ele em paz ❣️”, disse Carol Rodrigues em nosso canal no Youtube.
Agora que você está começando a entrar no mundinho da botânica, que tal aprender como fazer uma graminha comestível para o gato?
O que aprendemos com esse teste
- É possível fazer um boneco ecológico lindo com alpiste.
- As sementes de milho de pipoca, aveia e milheto não funcionam muito bem.
- O plástico tipo EVA pode ser reutilizado e reciclado.
Boneco ECO, Cobassi Blog, Apoio Ambiental, AMS, AMS 2, Plástico Virtual