Como fazer TCC: 22 atalhos para concluir a monografia sem sofrer (muito)
  • Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Crossfit Mental

Como fazer TCC: 22 atalhos para concluir a monografia sem sofrer (muito)

Dicas imperdíveis para fazer o melhor trabalho de conclusão de curso possível.

Ederson Oliveira Publicado: 31/08/2020 12:04 | Atualizado: 31/08/2020 14:57

O trabalho de conclusão de curso (TCC) é um momento que exige nossa alma muita dedicação. Sofrer para aprovar a monografia é bastante comum, mas isso não precisa acontecer. Principalmente se você conhece alguns atalhos!

 

1. Formatação automática do seu TCC

Quer focar no conteúdo do seu trabalho e se preocupar menos com a formatação exigida? O site FastFormat é a ferramenta ideal para te ajudar.

A plataforma gratuita coloca o seu relatório, TCC, artigo ou outro tipo de trabalho no formato exigido pela sua instituição. Basta seguir as instruções.

Passo-a-passo de como usar o FastFormat.

 

2. Crie um mapa mental

Uma maneira eficiente de organizar o seu pensamento é através de mapas mentais. Eles facilitam na hora de estudar e, também, na hora de revisar o conteúdo. O site GoConqr pode te ajudar nesse processo.

O primeiro passo é se cadastrar e colocar qual é o seu curso ou interesse. Em seguida, clicar em “Mapa mental” e em “criar”.

Em seguida irá aparecer a tela para criação do mapa mental. Simples e fácil! Basta ir colocando as ideias chaves e o próprio site cria as setas conectando os quadros.

Essa dica é da tiktoker @lauratuttman, uma verdadeira mestre na arte de ajudar estudantes desesperados (sério, vale seguir!).

 

3. Procure boas referências para o seu TCC

Nenhum trabalho é criado do nada. Ele é feito a partir de todo o conhecimento gerado anteriormente. Por isso é preciso ler e referenciar os trabalhos mais importantes para a área do seu TCC.

Uma excelente alternativa para encontrar artigos científicos é o Portal de Periódicos CAPES, totalmente gratuito e intuitivo! Também vale consultar o Google Scholar, a versão acadêmica do buscador mais popular do mundo.

 

4. Leia a transcrição de vídeos do Youtube

Se você assiste muitas vídeo-aulas e quer agilizar o processo, a própria plataforma do YouTube oferece uma alternativa! Basta clicar nos três pontos abaixo do vídeo e depois em “abrir transcrição”.


YouTube - Reprodução

Agora você tem a versão escrita do conteúdo do vídeo!

Muito mais fácil de procurar palavras-chaves específicas sem precisar assistir o vídeo inteiro. Dica da tiktoker @annabeatrzcv.

YouTube - Reprodução

 

5. Precisa de uma linha do tempo?

Muitos TCC’s de cursos de história, por exemplo, precisam criar linhas do tempo para ordenar acontecimentos importantes. Isso pode ser uma tarefa complicada sem a ferramenta certa.

O site Time Graphics vai te ajudar demais a fazê-los sem esforço. Basta entrar no site e clicar em “Criar”.

Time Graphic - Reprodução

Agora basta clicar em “New event” e ir acrescentando os acontecimentos!  É possível adicionar links, videos, imagens, PDF e outros recursos.

Dica da @lauratuttman.

Time Graphic - Reprodução

 

6. Fuja no plágio!

Uma das principais características do seu TCC deve ser a originalidade. É claro que trabalhos de outras pessoas podem (e devem) ser utilizados, mas sempre devidamente citados e referenciados. Mas, às vezes, você pode cometer plágio sem perceber. Acontece!

O site Plagium te ajuda a identificar trechos muito semelhantes a outros achados na internet. Para trechos de até 1.000 caracteres o serviço é gratuito. Basta colar e clicar em “busca rápida” ou “avançada”.

Mais uma dica da @lauratuttman (eu não disse que ela é ótima?).

Plagium - Reprodução

 

7. Formate as referências do TCC automaticamente

Todas as referências da sua monografia precisam ser padronizadas e seguir padrões de formatação. O site Menthor.co faz isso para você, de graça.

Basta criar uma conta rapidamente e clicar em “Nova referência”.

Menthor.co - Reprodução

Agora basta preencher com todas as informações sobre o artigo/livro que você quer referenciar e clicar em “salvar referência”. Tudo já sai prontinho!

Claro, mais uma dica da @lauratuttman.

Menthor.co - Reprodução

 

8. Saiba quanto tempo você irá precisar para ler um livro

Organização é a palavra chave na hora de ler todas as referências do seu TCC. Muitas vezes a gente se complica por achar que iremos gastar menos tempo do que o realmente necessário para ler algo.

O site “How Long To Read” te ajuda a saber, aproximadamente, quanto tempo determinado livro consome de leitura. Basta colocar o nome do livro no campo “Search book” e o resultado aparecerá onde a seta vermelha está indicando.

Dica da….@lauratuttman – cof, cof, cof!

How Long To Read - Reprodução

 

9. Trancrição de áudio!

Muitas vezes você gravou uma palestra ou uma aula com conteúdos importantes para o seu TCC, mas ouvir tudo e transcrever manualmente dá muito trabalho.

O site oTranscribe faz isso de graça pra você! Basta clicar em “Inicar transcrição” e enviar o seu arquivo de áudio/vídeo ou link do YouTube. Simples e eficiente!

Essa dica é da plataforma que ajuda estudantes, Mettzer.

oTranscribe - Reprodução

 

10. Mantenha um check-list do seu TCC

Todo trabalho acadêmico exige um planejamento inicial sobre quando as etapas serão realizadas. Criar um check-list aumenta a produtividade. Ver as etapas sendo concluídas, ajuda a manter o controle do tempo e a se motivar. Um bom site é o Todoist.

Fazendo um registro rápido você consegue criar listas separadas por temas e colocar prazos para os itens. A organização do TCC agradece!

Todoist - Reprodução

 

+ 12 Dicas para finalmente concluir o TCC

No Almanaque SOS rolou diversos artigos que vão te ajudar a sofrer menos ou ser mais produtivo, para finalmente concluir o TCC. Separei as melhores, se liga:

 

O Trabalho de Conclusão de Curso é uma etapa importante, que precisa ser levada a sério. Essas dicas vão te ajudar a diminuir o sofrimento dessa fase.

Lembre-se: tá acabando! Bons estudos.

Ederson Oliveira
Biólogo, sempre disposto a bater um papo de boteco sobre ciência, tecnologia, meio ambiente, livros e afins.

Tá na rede!