• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Como fazer Slime sem bórax: 15 receitas criativas e seguras para amoeba caseira

Adultos devem acompanhar as crianças nessas experiências.

Quem nunca precisou interagir com uma criança por algumas horas e não soube o que fazer para agradar, não é mesmo? Pensando em você, que é pai/mãe, tio/tia, padrinho/madrinha ou convive com uma criança, hoje trouxemos uma lista diferente.

Slimes (ou amoebas) são misturas gelatinosas que se tornaram uma verdadeira febre com a criançada – especialmente as melecas feitas em casa com todo tipo de ingrediente, que envolve a molecada desde a preparação.

Acontece que muitas receitas utilizam o Bórax (Ácido Bórico), um mineral não indicado para contato direto, pois pode desencadear alergias ou dermatites. Slimes com esse ingrediente não são indicados de forma alguma!

Pensando na segurança, montamos uma lista com 15 receitas para manuseio da meninada. Mas alertamos que, durante o preparo, é importante ter um adulto por perto, especialmente nas receitas que envolvem preparo no fogão ou micro-ondas. Também é importante ficar alerta caso a criança tenha alergia a produtos de limpeza.

 

1. Slime de água e amido de milho

A receita ideal para quem quer começar a se aventurar na fabricação de slimes para alegrar a criançada (ou os adultos mesmo). É basicamente uma mistura de água e amido de milho, que garante uma experiência sensorial interessante.

 

2. Slime de papel higiênico, shampoo e talco

Uma receita super diferente das tradicionais. A base é feita com papel higiênico picado, shampoo e talco para pés, que entra como ativador da mistura. Funciona super bem e ainda é econômica.

 

3. Slime de mingau, amido de milho, talco e cola

Essa receita utiliza uma quantidade menor de cola porque ela é substituída em parte por um mingau de água e amido de milho. Assim como na receita anterior, o talco para pés é utilizado como ativador da meleca gelatinosa.

 

4. Slime de cola branca, espuma de barbear, água boricada e bicarbonato de sódio

Além dos dois ingredientes-base, essa receita usa uma pequena quantidade de amaciante (mas não precisa!), também têm água boricada e bicarbonato de sódio como ativador do slime.

 

5. Slime de creme dental, detergente, cola, sabão em pó e água

Fazer espuma com creme dental e detergente, cola branca e um ativador caseiro feito com água e sabão em pó. Ou seja: receita rainha de economia.

 

6. Slime de sabonete, creme dental, cola e água

A espuma para o slime é feita com sabonete ralado, creme dental e água. A receita utiliza também cola branca e ativador caseiro (que pode ser o da receita anterior) ou o ensinado nesse vídeo aqui.

 

7. Slime de areia, máscara facial e sabão líquido

Apesar de um pouco exótica, é uma receita fácil de reproduzir: apenas areia, máscara facial e sabão líquido.

 

8. Slime de gelatina, amido e milho e água

A receita leva apenas amido de milho, gelatina em pó e água. É só misturar o amido e o pó da gelatina e depois ir acrescentando água aos poucos, até alcançar a consistência desejada.

 

9. Slime de amaciante, açúcar, água boricada e bicarbonato de sódio

Essa receita utiliza 3 partes de amaciante e 1 parte de açúcar e uma pequena quantidade de cola, além do ativador feito com água boricada e bicarbonato de sódio. O resultado é uma meleca lisa e macia.

 

10. Slime de chantilly, bicarbonato de sódio e água boricada

Apesar de conter chantilly, essa receita não é comestível, já que também leva cola e ativador feito com bicarbonato de sódio e água boricada. Ainda assim, vale experimentar essa receita super fácil – e diferente (apesar de não tão barata assim).

 

11. Slime com clara de ovo e detergente

Uma receita diferente, que leva detergente e clara de ovos em partes iguais. É só misturar até obter uma espuma homogênea deixar descansar por 24 horas em um recipiente vedado, em temperatura ambiente.

 

12. Slime de sabão em pó, água, cola, corante e glitter

Essa é a receita mais clássica e sem erro, basta fazer o ativador com sabão e água, e em outro recipiente faça a base. Depois misture e veja a lindeza que fica. O autor do vídeo ainda tenta dar uma diferenciada com massa EVA, mas não funciona – fica com o básico que dá super certo!

 

13. Slime comestível de morango e tapioca

Definitivamente, uma receita que não oferece riscos mesmo às peles mais sensíveis. Com uma mistura de suco natural de morango e goma de tapioca, apurada ao fogo, a meleca divertida – e comestível – toma forma.

 

14. Slime comestível de marshmallow, bala 7 Belo e açúcar de confeiteiro

Essa é a verdadeira gourmetização do slime. Marshmallow, Bala 7 Belo e Açúcar de Confeiteiro. É só ir derretendo devagar os dois primeiros ingredientes no micro-ondas – o ideal é colocar 30 segundos, mexer e ir colocando mais 30 segundos e mexendo até derreter.

Depois basta sovar a massa como se fosse um pão, mas utilizando o açúcar de confeiteiro no lugar do trigo. Estica bem, mas fica mais pegajoso do que outras receitas.

 

15. Slime comestível de balinhas gelatinosas, leite em pó e água

Essa receita, também comestível, é feita com balinhas gelatinosas (tipo Fini) derretidas no micro-ondas, leite em pó e água potável, apenas para dar o ponto. A melhor parte dela é quem ensina: esse vovô youtuber é a pessoa mais fofa que você verá hoje.

Fonte(s): Minha Saúde
Daiane Oliveira
Jornalista, feminista e mãe. Discute religião, política, sexo e hábitos sustentáveis. Não discute futebol porque não entende. Quem sabe um dia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui