• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Crossfit Mental

chevron_left
chevron_right

Como resumir um texto sem ter lido nada (sério, é possível!)

Existe uma plataforma que faz qualquer resumo em segundos.

Junio Silva Publicado: 05/06/2020 10:53 | Atualizado: 19/06/2020 12:04

Ah, os resumos. Resumir um texto é a coisa mais comum na vida de qualquer estudante, professores utilizam essa técnica como forma de facilitar o entendimento do aluno sobre determinado assunto.

Transformar conteúdos extensos em um texto menor, além de exercitar o poder de síntese ao destacar apenas os pontos mais importantes de uma matéria, pode ajudar na compreensão de assuntos mais complexos.

Uma técnica muito usada por professores e estudantes de todos os tipos, desde aqueles que ainda estão nas séries regulares até os que se preparam para vestibulares e concursos.

Eis que uma ferramenta se popularizou na internet, principalmente entre aqueles que estão em uma fase puxada de estudos, onde os resumos são parte dessa rotina. No site Turbine Text, estudantes podem resumir grandes conteúdos sem ao menos ter lido uma linha do texto original.

A seguir ensinamos como resumir um texto automaticamente, mas vale o alerta. Professores são unânimes: não é recomendado o uso do Turbine Text. É importante lembrar que resumos fazem parte de uma didática de estudos e o uso desta ferramenta pode prejudicar o seu aprendizado.

 

Passo a Passo

Entre no site Turbine Text.

No quadro a esquerda você irá inserir o texto original, que será resumido e, em seguida, aparecerá no quadro da direita.

Neste exemplo, selecionamos um pequeno trecho sobre a Revolução Industrial para gerar um resumo ainda menor.

Cole o texto original no quadro da esquerda e clique em FAZER RESUMO, no canto superior direito da tela.

Prontinho. Seu texto já está resumido!

A plataforma oferece as opções de salvar o resumo em um documento de texto, compartilhar por e-mail, Twitter ou apenas copiar.

Usuários não cadastrados possuem uma limitação quanto ao tamanho dos textos a serem resumidos, podendo inserir apenas 500 caracteres, ou cerca de 70 palavras, por vez.

Para textos maiores é preciso fazer um pequeno cadastro.

É possível criar uma conta com o Facebook, Google ou inserindo seus dados.

Depois de clicar em “Criar”, o usuário tem acesso a até 10 resumos gratuitos por mês, sem limites de caracteres.

O site ainda oferece opções ilimitadas de uso, mediante pagamento.

Junio Silva
Jornalista, cronista, e ex-futura promessa do futebol.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui