Como fazer o seu próprio Sistema Automático para Regar Plantas
Chega a hora de viajar, as passagens estão compradas, a mala está pronta, mas eis que uma questão lhe ocorre: quem vai regar suas plantas?
Como você já sabe que deixar essa tarefa para os outros é pedir para que elas murchem, e sendo que regadores automático feitos com garrafas PET não servem para plantas muito grandes ou longos períodos, então é preciso uma solução mais robusta e autossuficiente.
Não contavam com a sua astúcia! Ou a do Iberê, do Manual do Mundo, que se importa com o bem-estar de todos e pensam em soluções para facilitar nossa vida e a do reino vegetal.
Ele publicou um passo a passo de uma regadeira automática, para deixar suas plantas bem hidratadas e você tranquilo. Tome nota!
Passo a Passo
Você vai precisar de:
- 1 Mangueira (do tamanho suficiente para sair da torneira e chegar às plantas)
- 1 Extensão elétrica (do tamanho suficiente para sair da tomada e chegar à mangueira)
- 3 Bicos de Torneira
- 3 Conexões Rápidas
- Fita isolante
- 1 Válvula Solenoide de 3/4 (torneira elétrica)
- 1 Temporizador Digital
Como fazer
Passe a mangueira pelos vasos das plantas, de modo que ela fique por cima da terra.
Depois, firme a mangueira com um arame ou barbante para que ela não fique frouxa e o sistema fraco.
Desenrosque o anel do engate rápido e coloque-o na mangueira.
Então, encaixe a parte com dentes no bico da mangueira e fixe bem.
Enrosque o anel novamente no engate rápido.
Certifique-se que a rosca da torneira está em boas condições, senão será preciso trocar. Enrosque um dos bicos na torneira.
Encaixe o engate rápido no bico da torneira, apenas empurrando. Abra o registro para ver se as conexões não estão vazando.
Para retirar o engate, basta puxar a peça do meio para baixo que ela se soltará.
Agora vem a parte elétrica
Desencape os dois fios de uma das pontas da extensão e insira cada ponta em um dos furos dos terminais da válvula solenoide e fixe bem.
Você pode reforçar essa conexão com um pouco de solda para prender, e cola quente para proteger contra a umidade.
Agora, enrosque os outros dois bicos de torneira nas saídas da válvula solenoide.
Instale a válvula em um canto da casa.
Para isso, corte a mangueira onde quiser instalar e encaixe os outros dois engates rápidos em cada uma das pontas que foram criadas na mangueira.
Encaixe os bicos da válvula em cada ponta onde foram fixados os engates rápidos.
Prenda a válvula em algum ponto fixo próximo de onde ela está instalada. Você pode usar um arame ou outro material que deixe firme.
Se for necessário, faça uma cobertura para a válvula, a fim de evitar que ela molhe. Vale um pouco de criatividade e improviso, usando EVA, plástico ou outra cobertura.
Agora, você pode testar se a válvula está funcionando
Abra a torneira, a água não deve sair na mangueira. Então, ligue a tomada da extensão e veja se a água sai na ponta da mangueira.
Desligue a válvula e encaixe uma rolha ou pedaço de madeira na ponta aberta da mangueira.
Prenda a mangueira nas laterais dos vasos para evitar que ela saia do lugar. Mais um vez, o arame pode ser útil.
Então, use uma furadeira com uma broca bem fina, de cerca de 1,5 mm, ou uma agulha quente para fazer um furo acima da terra do primeiro vaso e teste se a regadeira funciona.
Ligue a tomada da válvula e verifique se a vazão é suficiente para o tamanho da planta ou se será necessário aumentar o furo.
Não se preocupe, se precisar tampar um furo é só enrolar um pouco de fita isolante.
Use um balde e um cronômetro para medir a quantidade de água que a mangueira enche em 1 minuto.
Se a quantidade de água não for suficiente para a planta, será preciso aumentar o tempo no temporizador.
No vídeo, a vazão da mangueira liberou cerca de 750 ml em 1 minuto. Para o tamanho da planta é preciso de mais água. Assim, o timer será programado para abrir durante 2 minutos na manhã e 2 à noite, em um total de 3 litros por dia.
Faça outros furos iguais em cima de cada vaso, em locais onde a água possa cair na terra. Depois, enrole um pedaço de pano para amenizar o fluxo de água.
Programe o temporizador para o horário desejado. Nesse caso, foi colocado o início para 6:00 até 6:02 e depois das 18:00 às 18:02.
Coloque o temporizador na tomada e insira a extensão na entrada do temporizador.
Agora está tudo pronto!
Para fazer um teste, programe o temporizador para um horário próximo e veja se ela está regando todos os furos como esperado.
Esse sistema é ideal para deixar suas plantas sozinhas e poder curtir sua viagem sem preocupações. Contudo, antes de sair, verifique se não há nenhum vazamento, se o temporizador está funcionando e se a água é realmente suficiente para as plantas.