Como Fazer uma Lousa Mágica de Cola
O canal especializado em artesanato, Handcrafts Ideas World, publicou um vídeo ensinando como fazer uma lousa mágica em formato de tablet.
De acordo com o vídeo, para fazer a lousa mágica infantil tudo que você precisa é colorir, cortar, preencher um saco com tinta escura e finalizar com desenhos: Vamo Testá!
Teste: como fazer uma lousa mágica tablet
Materiais:
- Cola Branca
- Corante Preto
- Caneta Hidrocor Colorida
- Folha de Papel Sulfite
- Folha de Papel Offset
- Estilete
- Lápis
- Régua Escolar
- Fita Dupla Face
Passo a Passo
O primeiro passo foi encher o saquinho com cola e corante preto. Logo em seguida, misturamos bastante até que a cola ficasse bem escura.
Tiramos o excesso de ar do saquinho para que ele ficasse o mais fino possível. Lavamos por fora para limpar um pouco de tinta que escorreu.
Colorimos a folha de papel sulfite com listras coloridas, e marcamos com um lápis a área do tamanho exato do saco. Também fizemos a mesma marcação no papel offset.
Fizemos um corte quadrado do tamanho do saquinho na folha offset, que viria por cima depois, e colamos a fita dupla face.
Em seguida, fizemos os desenhos do tablet por cima da folha cortada.
Colocamos o saquinho escuro entre as folhas de papel, com o offset por cima, e colamos. Nossa lousa mágica tablet estava pronta!
Resultado: a lousa mágica de cola funciona?
Resposta rápida: sim, mas o efeito pode não ser o mesmo do vídeo original.
A primeira coisa a se notar é que não deu certo preencher o saquinho com tinta de caneta, como recomendado no vídeo original.
Por isso, não incluímos essa técnica no passo a passo da lousa mágica. Em vez disso, descobrimos que é melhor usar cola e corante.
Apesar disso, o efeito funcionou bem, e recomendamos como uma lousa mágica infantil. As crianças vão adorar!
Como uma lousa mágica funciona?
A lousa mágica funciona de maneira engenhosa. Na ponta da caneta da lousa mágica, há um pequeno imã, que puxa para cima (superfície da lousa) a “tinta” especial.
Essa tinta é, na verdade, um pozinho composto por pó de alumínio e bolinhas de poliestireno.
No interior da lousa, o pozinho é dividido em uma espécie de colmeia. Quando desenhamos ou escrevemos, o ímã da caneta atrai esse pozinho para a superfície da lousa, permitindo que fique visível.
O mecanismo de apagar também utiliza um ímã, que puxa o pó da superfície da lousa para o fundo dela, dando a impressão de que o que foi inscrito apagou.
Assim, o processo de apagar é apenas uma reorganização do pozinho no interior da lousa.
Essa combinação de ímãs e pó torna a lousa mágica um brinquedo prático e criativo, especialmente para crianças, permitindo desenhar, escrever e apagar de forma rápida e divertida.
O que a galera achou desse teste
Os seguidores do Almanaque SOS deram dicas valiosas sobre a lousa mágica infantil em nossas redes sociais:
“Acho que se o saquinho tivesse mais novo, e mais lisinho funcionaria melhor.”, comenta Camila Opieco em nosso Instagram.
“Esse iPad é muito legal, eu fiz ele em uma oficina de pais e alunos na escola do meu filho e foi demais. A dica é usar pouca cola.”, afirma Raquel Prates em nosso TikTok.
“1- Faz a mistura já fora num pote; 2- coloca no zip com cuidado para não amassar o plástico; 3- estique todos lados do zip com fita adesiva para deixar em esticado.”, sugere Daniel Vieira em nossa página no Facebook.
“Dica, um ziplock melhor, daqueles mais durinhos, menos tinta, e tinta mesmo ao invés de cola.”, disse Joice em nosso canal no Youtube.
Se você quer aprender a fazer outro brinquedo divertido em casa, confira nosso artigo te ensinando como fazer um aero hockey caseiro.
O que aprendemos com esse teste
- Não vale a pena usar tinta de caneta na lousa mágica infantil.
- É possível substituir a tinta de caneta por cola e corante escuro.
- O mecanismo da lousa mágica comum envolve um mecanismo com ímãs.
Stuckey's, Toy Tales, the gageteer, Manual do Mundo (Youtube)