Seja você vegano ou não, com certeza vai gostar dessa dica, afinal, banana é bom e (quase) todo mundo gosta. E com tantas controvérsias a respeito do leite de vaca, essa seria uma excelente troca.
Banana é uma das frutas mais acessíveis do nosso país, sem dizer que é uma das mais saborosas, repleta de vitaminas, minerais, rica em fibras e potássio. Além disso, comer banana faz bem para o coração, para a saúde dos olhos, dá energia e auxilia na perda de peso, pois sacia a vontade de comer doces.
Calma que tem mais! Além de ser uma excelente antidepressivo natural, ela ainda previne cãibras, melhora a digestão, a saúde cérebro, pele e os ossos. Eita frutinha abençoada!
Veja como é fácil, rápido e barato fazer o leite de banana:
Vai precisar apenas de:
- 2 Bananas prata (ou 1 nanica grande) que acabaram de amadurecer (se amadureceu há mais tempo pode ficar com gosto forte)
- 1 xícara de Água
- 1 pitada de Sal marinho
Opcionais:
- Canela em pó
- 2 colheres (chá) de Cacau em pó
Vamos ao preparo:
Corte a banana em rodelas e congele por 12 horas, esse é o segredinho da receita, é o que dá a cremosidade.
Se as bananas estiverem muito maduras vai deixar um gosto forte e desagradável, por isso é importante que você use aquelas que acabaram de amadurecer.
Depois junte as rodelas de bananas, a água e a pitada de sal marinho no liquidificador e bata.
Atenção: Só coloque a pitada de sal marinho se você não tiver problemas de pressão alta.
Prontinho!
A melhor hora de beber é quando acaba de bater, pois ele está bem geladinho e saboroso.
Toque de Canela
Uma dica extra, caso queira deixar ainda mais gostoso, é acrescente uma pitadinha de canela.
Milk Shake de “Chocolate”
Adicione 2 colheres (chá) de cacau em pó sem açúcar. Os fits e vegans agradecem.
É de cair o queixo! Olha como fica cremoso:
Se quiser caprichar mais um pouquinho ainda, acrescente canela em pó.
Importante saber
O leite de banana pode ser usado em várias receitas, como tortas ou bolos, mas o ideal é você testar sempre. Por exemplo, apesar de combinar com chocolate, esse leite vegetal não fica muito legal com café.
Vale ressaltar que essa receita é boa para tomar fresquinha, ou seja, na hora! Isso porque tem o prazo de validade bastante curto, cerca de 24 horas – no máximo 48 horas. Uma dica nesse caso é misturar com gengibre, segundo alguns usuários, por agir como conservante, aumenta para 3 dias a durabilidade do leite; o único problema é o gosto.
Essa receita foi divulgada no canal Pensando ao Contrário, especializado em dicas e receitas para quem é vegano e/ou se preocupa com a saúde e com o meio ambiente.