• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Como fazer o jato de teia do Homem-Aranha facilmente

Uma ótima ideia para crianças e cosplayers.

Bruno Oliveira Publicado: 18/10/2022 09:45 | Atualizado: 18/10/2022 09:47

Seus sonhos de se tornar o homem aranha estão cada vez mais perto de virar realidade, já que o criador de conteúdo Web Shooter publicou um vídeo em seu Instagram ensinando como fazer uma teia de aranha caseira usando apenas dois ingredientes.

De maneira alguma a gente ficaria de fora dessa, por isso: Vâmo Testá!

 

Teste: como fazer uma teia de aranha falsa

Os materiais que usamos em nosso teste foram os seguintes:

  • Borrifador de 30ml

  • Cola de isopor

  • Álcool 46º

Atenção: Por se tratar de uma mistura envolvendo substâncias tóxicas e inflamáveis, este teste não é recomendado para ser reproduzido por crianças sem a supervisão de um adulto responsável.

 

Passo a Passo

O primeiro passo foi encher o nosso borrifador com a cola até um pouco menos da metade, conforme é indicado no vídeo. Logo depois, completamos com o álcool, deixando apenas um pouco de ar para ajudar a misturar em seguida.

 

Feito isso, chegou a hora de misturar. Recomendamos que misture bastante para que o álcool dilua bem a cola. Pronto, nossa teia de aranha artificial estava pronta.

 

Resultado: nossa teia de aranha caseira deu certo?

Resposta rápida: err… mais ou menos.

Embora a nossa iluminação não tenha favorecido tanto o resultado como no vídeo original, a nossa mistura ficou parecida, porém não igual. O principal ponto que observamos foi a consistência, que no nosso caso estava menos espessa.

 

Além disso, o próprio canal Web Shooter viu o nosso teste e deu uma ideia de onde que a gente pode ter errado. Ele comenta em nosso canal no You Tube:

“Você só precisa chacoalhar bem o fluido de teia pra sair igual a dos meus vídeos, valeu pela participação cara!!! 👌🕸️🤟”

Ou seja, fica mais um aviso para quando você fizer o teste aí na sua casa: deve chacoalhar mais do que a gente!

 

Como a teia de aranha artificial se forma no ar

De acordo com a fabricante, a cola de isopor que usamos é facilmente diluível em álcool. Contudo, a baixa taxa do álcool que usamos (neste caso o de 46º) faz com que esse processo ocorra de forma menos agressiva, permitindo que a cola não dilua por completo, mantendo, em parte, a sua característica pegajosa.

Além disso, o álcool evapora mais rápido quando entra em contato com o ar. Ou seja, diluir a cola na substância faz com que a cola torne-se volúvel o suficiente para sair do borrifador com um aspecto de “teia do homem aranha”.

Sendo assim, caso você borrife essa mistura em cima de uma superfície, assim que o álcool evaporar por completo o formato da teia deve ficar ainda mais evidente.

Agora que você está um passo à frente no objetivo de se tornar o homem aranha, aprenda como identificar 20 Tipos de Picadas de insetos e outros animais peçonhentos.

 

O que a galera achou do teste

Alguns seguidores do Almanaque SOS deram suas opiniões sobre a dica em nossas redes sociais:

“Acho que a [teia] dele [vídeo original] aparece mais por conta da iluminação.”, disse Lary em nosso TikTok.

“Essa também é a receita da resina caseira. Basta colocar numa forminha e esperar secar.”, complementa Cristiano Martins em nossa página no Facebook.

 

O que aprendemos com esta dica

  • O jato de teia de aranha falsa funciona, mas não é tão simples;
  • Crianças não devem brincar com a teia sem a supervisão de adultos;
  • O efeito funciona melhor se você misturar bastante;
  • A teia se forma pois o álcool é o maior solvente da cola de isopor.

Fonte(s): Magazine Luíza, Prism Specialties, Acrilex, Estado de Minas Gerais
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui