• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Como fazer iogurte em casa (método fácil)

Fazer iogurte caseiro super cremoso é MUITO MAIS FÁCIL do que você imaginava.

Bruno Oliveira Publicado: 15/11/2022 09:48 | Atualizado: 15/11/2022 09:48

Laiz Marina, jornalista e fundadora de uma empresa de queijo, nos surpreendeu ao publicar um vídeo em seu Instagram ensinando como fazer coalhada caseira super fácil. A receita consiste em colocar uma colher de iogurte em leite fervido e deixar fermentar por 24 horas.

Apesar da autora dizer que essa receita é de coalhada, a partir daqui vamos considerá-la como uma preparação de iogurte caseiro. Daremos mais detalhes a seguir neste artigo. De qualquer maneira, o resultado foi tão impressionante que nós decidimos testar: Será Que Funciona?

 

Teste: como fazer iogurte caseiro

Os ingredientes que usamos em nosso teste foram os seguintes:

  • 1 litro de Leite integral pasteurizado (aquele de saquinho)

  • 1 colher (sopa) de Iogurte integral

 

Passo a Passo

O primeiro passo foi colocar o leite para ferver.

Previamente, fizemos um teste que não deu muito certo pois o leite estava coagulado. Fica o aviso para tomar cuidado para que isso não aconteça com você pois o leite de saquinho coagula mais rápido que o de caixa.

 

Em seguida, era hora de deixar o leite esfriar. Então, adicionamos o iogurte, misturamos bem e transferimos a mistura para outro recipiente limpo.

 

Na sequência, tampamos a mistura com um prato e envolvemos com duas toalhas. O vídeo indica que a receita descanse por 24 horas em um lugar com incidência de luz do sol e assim fizemos.

Caso não tenha sol a disposição, basta armazenar dentro do forno pré-aquecido e desligado.

 

Passado esse tempo, removemos a toalha e o resultado foi impressionante!

 

Resultado: a receita e iogurte caseiro funciona

Resposta rápida: sim!

Além de ser super fácil de fazer, a receita também é uma delícia. A consistência fica inacreditável, é realmente igual o iogurte fresco, daquele de mercado. Recomendamos demais!

 

Como essa receita funciona

O processo é bem interessante e consiste em ativar as bactérias termofílicas do leite através do calor da fervura e do tempo expostas ao sol, como explica o artigo publicado no site especializado Northwest Edible Life:

“O leite fresco é inoculado com bactérias benéficas termofílicas (que gostam de calor). As bactérias absorvem o iogurte comendo os açúcares do leite e produzindo ácido lático. À medida que o ácido lático se acumula no leite, o pH cai até que, eventualmente, as proteínas do leite coagulam num macio e picante iogurte.”

O artigo também explica a necessidade da mistura ficar exposta ao calor por tanto tempo:

“Se estiver muito quente, elas [as bactérias do leite] morrem, muito frio, e eles não trabalham rápido o suficiente para proteger o leite de organismos deteriorantes. O único truque real para fazer iogurte é descobrir como manter o leite inoculado a 43ºC graus por várias horas.”

Em suma, apesar da exposição ao sol não garantir que os 43ºC sejam alcançados ou até mantidos, ao menos elas não permitem que a mistura aqueça ou esfrie demais, garantindo o sucesso da receita!

 

Qual é a diferença entre coalhada e iogurte?

No vídeo original a autora se refere à mistura como coalhada, porém, de acordo com o processo aplicado, o resultado da receita seria um iogurte, como explica o site especializado Times Food:

“A coalhada é um produto lácteo feito por coagulação do leite com substâncias ácidas comestíveis, como suco de limão ou vinagre, enquanto o iogurte é criado pela fermentação bacteriana do leite usando a cultura do iogurte que consiste em Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus.”

Em outras palavras, o processo da receita não envolve nenhum ingrediente com alto nível de acidez e sim a adição de uma quantidade pequena de iogurte, que é um pouco ácido, mas que por sua vez contém probióticos, o que é necessário para a fabricação de mais iogurte e não necessariamente de coalhada.

 

O que a galera achou desta dica

Alguns seguidores do Almanaque SOS deram suas contribuições caso você queira reproduzir a receita de uma forma diferente:

“Uso leite de caixinha e não deixo ferver. Quando começa a dar aquela espuminha, já desligo. Pré-aqueço o forno e coloco lá ao invés de deixar no sol. 8 horas depois tá pronto.”, conta Meire Coelho em nosso Instagram.

“Eu faço com leite de caixinha e 1 copo de iogurte natural. Deixo no forno desligado por 12 horas e tá pronto meu iogurte 😁.”, afirma Adaellen Pereira em nosso TikTok.

“Amo! Isso é iogurte! Faço isso há uns 20 anos já. Antes de adoçar, pode tirar uma parte do iogurte para fazer de novo.”, sugere Marilene Lessa em nossa página no Facebook.

“Se talhar, dá pra fazer requeijão. Só separar o talho, bater no liquidificador com uma colher de manteiga, sal, e um pouquinho de leite. Se você bater a coalhada com suco de pacote fica parecendo danone.”, disse Mr em nosso canal no Youtube.

Inclusive, nós já ensinamos aqui no Almanaque SOS como fazer requeijão caseiro cremoso. Confira!

 

O que aprendemos com esta dica

  • É super fácil fazer iogurte em casa;
  • Coalhada não é o mesmo que iogurte;
  • O calor é essencial para o resultado da receita;
  • Algumas pessoas dizem que funciona com o leite de caixinha.

Fonte(s): cpt, TUA SAÚDE, Mercado Municipal de Curitiba
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui