• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Como fazer Fermento Natural em casa (a receita mais fácil!)

Para receitas de pão caseiro, esse ingrediente é fundamental.

Monique Duarte Publicado: 06/12/2019 11:44 | Atualizado: 26/02/2020 12:46

Para produzir um bom pão caseiro é necessário utilizar o fermento natural. Também conhecido como levain (em francês), ele precisa passar por um estágio de fermentação por cerca de 5 a 10 dias para “nascer”.

Este processo é basicamente misturar uma quantidade equivalente de farinha e água e deixar a natureza agir, os micro-organismos presentes no ambiente que fazem o trabalho pesado. Vale dizer que o fator climático também influencia muito, em dias mais quentes haverá maior fermentação do que em dias de baixa temperatura.

O fermento natural tem a durabilidade, digamos assim, infinita. Ao armazenar está massa na geladeira, basta alimentá-la e deixar fermentar sempre que for usar, ao atingir uma grande quantidade você pode doar o levain para outras pessoas (porque ele vai crescer MUITO!).

O pão produzido com este fermento é bem crocante por fora e macio por dentro, acredita-se também que seu índice glicêmico seja menor. Vamos a produção!

 

Passo a Passo

Você vai precisar de:

  • 50g de farinha de trigo convencional, orgânica, integral ou integral orgânica (usei a convencional, mas a orgânica pode reagir melhor; vale lembrar que precisar de 50g por dia).

  • 50ml de água sem cloro (usei água mineral).

Como Fazer:

Em um recipiente adicione 50g de farinha e 50ml de água. Misture bem por cerca de cinto minutos, para oxigenar bastante a massa. 

Depois cubra com um pano de prato e deixe descansar por 24 horas, fora da geladeira.

Passadas às 24 horas, adicione mais 50g de farinha e 50ml de água e misture bem por 5 minutos, cubra com um pano e reserve por mais 24 horas, fora da geladeira.

Faça esse procedimento todos os dias até que aconteça a fermentação.

 

Dia 1:

Antes e depois de alimentar.


Dia 2:

Perceba que as bolhas de ar já apareceram, isso é sinal de que o processo de fermentação já começou.

Antes e depois de alimentar.

 

Dia 3:

Antes e depois de alimentar.

 

Dia 4:

Antes e depois de alimentar.

 

Dia 5:

Se em 10 dias não surgiram as bolhas, recomece todo o processo.

Antes e depois de alimentar.

 

Resultado final

Muitas bolhas e um cheiro característico de fermento natural (você vai perceber facilmente).


Você pode guardar 50g em um pote com tampa e armazenar na geladeira. Não precisa fechar o pote completamente, apenas rosqueie a tampa sem forçar para não criar vácuo.

Mas o ideal é que antes de armazenar ou antes utilizar no seu pão, você mude a alimentação do seu fermento.

Depois de pronto, é importante alimentar o fermento pelo menos uma vez na semana na proporção:

  • 1:2:3 (exemplo: 50g de fermento natural, 100ml de água e 150g de farinha)

ou

  • 1:2:2 (exemplo: 50g de fermento natural, 100ml de água e 100g de farinha).

Como um animalzinho de estimação, é importante alimentar o fermento toda semana para que as leveduras continuem agindo.

Principalmente antes de fazer pão ou outra receita, o levain deve ser alimentado pelo menos 8 horas antes do preparo nas proporções sugeridas. O ideal é retirá-lo da geladeira um dia antes de preparar a receita e alimentá-lo duas vezes: uma vez à noite e outra pela manhã.

Vale lembrar que o fermento cresce MUITO (cerca de 3 vezes), por isso, ao alimentá-lo pense na proporção! Por exemplo, para alimentar 200g de levain, na proporção 1:2:3, você precisaria de 400ml de água e 600g de farinha; ou seja, muita coisa.

Caso não queira desperdiçar as sobras do fermento, dá para preparar uma receita bacana de panquequinhas (estilo americana) e evitar o descarte. E para utilizar o fermento, vai uma receita de pão super fácil para você reproduzir aí na sua casa!

Fonte(s): Canal Pão da Casa - Youtube
Monique Duarte
26 anos, jornalista, sonhadora que ama comer e dormir! Se cariocas não gostam de dias nublados, ela nasceu no lugar errado.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui