Para produzir um bom pão caseiro é necessário utilizar o fermento natural. Também conhecido como levain (em francês), ele precisa passar por um estágio de fermentação por cerca de 5 a 10 dias para “nascer”.
Este processo é basicamente misturar uma quantidade equivalente de farinha e água e deixar a natureza agir, os micro-organismos presentes no ambiente que fazem o trabalho pesado. Vale dizer que o fator climático também influencia muito, em dias mais quentes haverá maior fermentação do que em dias de baixa temperatura.
O fermento natural tem a durabilidade, digamos assim, infinita. Ao armazenar está massa na geladeira, basta alimentá-la e deixar fermentar sempre que for usar, ao atingir uma grande quantidade você pode doar o levain para outras pessoas (porque ele vai crescer MUITO!).
O pão produzido com este fermento é bem crocante por fora e macio por dentro, acredita-se também que seu Ãndice glicêmico seja menor. Vamos a produção!
Passo a Passo
Você vai precisar de:
-
50g de farinha de trigo convencional, orgânica, integral ou integral orgânica (usei a convencional, mas a orgânica pode reagir melhor; vale lembrar que precisar de 50g por dia).
-
50ml de água sem cloro (usei água mineral).
Como Fazer:
Em um recipiente adicione 50g de farinha e 50ml de água. Misture bem por cerca de cinto minutos, para oxigenar bastante a massa.Â
Depois cubra com um pano de prato e deixe descansar por 24 horas, fora da geladeira.
Passadas às 24 horas, adicione mais 50g de farinha e 50ml de água e misture bem por 5 minutos, cubra com um pano e reserve por mais 24 horas, fora da geladeira.
Faça esse procedimento todos os dias até que aconteça a fermentação.
Dia 1:
Dia 2:
Perceba que as bolhas de ar já apareceram, isso é sinal de que o processo de fermentação já começou.
Dia 3:
Dia 4:
Dia 5:
Se em 10 dias não surgiram as bolhas, recomece todo o processo.
Resultado final
Muitas bolhas e um cheiro caracterÃstico de fermento natural (você vai perceber facilmente).
Você pode guardar 50g em um pote com tampa e armazenar na geladeira.
Não precisa fechar o pote completamente, apenas rosqueie a tampa sem forçar para não criar vácuo.
Mas o ideal é que antes de armazenar ou antes utilizar no seu pão, você mude a alimentação do seu fermento.
Como alimentar o fermento?
Depois de pronto, é importante alimentar o fermento pelo menos uma vez na semana na proporção:
-
1:2:3 (exemplo: 50g de fermento natural, 100ml de água e 150g de farinha)
ou
-
1:2:2 (exemplo: 50g de fermento natural, 100ml de água e 100g de farinha).
Como um animalzinho de estimação, é importante alimentar o fermento toda semana para que as leveduras continuem agindo.
Principalmente antes de fazer pão ou outra receita, o levain deve ser alimentado pelo menos 8 horas antes do preparo nas proporções sugeridas. O ideal é retirá-lo da geladeira um dia antes de preparar a receita e alimentá-lo duas vezes: uma vez à noite e outra pela manhã.
Vale lembrar que o fermento cresce MUITO (cerca de 3 vezes), por isso, ao alimentá-lo pense na proporção! Por exemplo, para alimentar 200g de levain, na proporção 1:2:3, você precisaria de 400ml de água e 600g de farinha; ou seja, muita coisa.
Caso não queira desperdiçar as sobras do fermento, dá para preparar uma receita bacana de panquequinhas (estilo americana) e evitar o descarte. E para utilizar o fermento, vai uma receita de pão super fácil para você reproduzir aà na sua casa!