Como fazer arroz na sanduicheira ou grill
  • Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Como fazer arroz na sanduicheira ou grill

Essa gambiarra pode salvar o seu almoço.

Daiane Oliveira Publicado: 23/05/2022 10:01 | Atualizado: 23/05/2022 10:08

Como fazer arroz sem fogão? Como fazer arroz sem panela elétrica? Como fazer arroz sem usar panela? Se já teve algumas dessas dúvidas, leia a seguir!

 

Viral: arroz de sanduicheira/grill

Aqui no Almanaque SOS, amamos testar receitas bem diferentes. Já fizemos bolo de panela direto na boca do fogão, mousse que não precisa ir à geladeira e por aí vai. Mas esta receita nos deixou intrigados. Afinal, você já tentou cozinhar arroz utilizando uma sanduicheira/grill?

Pois é. Já tentaram. E não apenas arroz! Ariane Stheff ficou conhecida no TikTok por utilizar a sanduicheira para preparar várias receitas: já teve berinjela recheada, feijão, estrogonofe e até bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro.

Como o arroz, juntamente com o feijão, é base da dieta dos brasileiros, resolvemos desvendar se dá mesmo para se virar apenas com uma sanduicheira e preparar o bom e velho arroz branco soltinho de cada dia.

Segundo vídeo compartilhado por Ariane e já assistido quase 3 milhões de vezes, basta improvisar uma “panelinha” de papel alumínio, colocá-la sobre a sanduicheira (ou grill) e preparar o arroz normalmente.

Como dica boa é dica testada, fomos descobrir: Será que funciona? 

 

Testando fazer arroz com papel alumínio na sanduicheira ou grill

A receita não possui grandes mistérios, o truque mesmo é improvisar uma “panelinha” com papel alumínio. Para testar a gambiarra, utilizamos os seguintes itens (tudo no olhômetro):

 

  • Grill

  • Papel alumínio;

  • Vasilha para molde;

  • 1/2 xícara de Arroz;

  • 1 xícara de Água;

  • 1 colher (sopa) de Óleo;

  • Sal;

  • Alho.

 

Construimos a panelinha de papel alumínio – utilizando uma vasilha de isopor como molde. O lado brilhoso para dentro.

 

Depois, colocamos a panelinha no grill já ligado, adicionamos óleo e o alho. Depois que o subiu o cheirinho, adicionamos o arroz cru.

Vale destacar que precisa ser pouco arroz.

 

Refogamos o arroz só um pouco para não desmontar a “panelinha”. Em seguida, acrescentamos água e colocamos uma tampa também improvisada com papel alumínio.

 

Alguns minutos depois, acrescentamos o sal (que havíamos esquecido) e adicionamos mais água, visto que o arroz ainda estava cru.

 

Com pouco mais de 25 minutos de cozimento, o arroz ficou pronto.

 

Fazer arroz na sanduicheira dá certo?

Sim. Por incrível que pareça (ou não) a dica funciona muito bem.

Nas redes sociais, nossos seguidores dividiram opiniões sobre o truque: alguns questionaram o consumo de energia elétrica, ao passo que outros reconheceram que a dica é válida em situações pontuais.

Sempre bom aprender dicas de sobrevivência, nunca se sabe quando pode precisar“, comentou Marilza Cândido no Facebook.

A autora do vídeo, por exemplo, conta no TikTok que havia feito mudança recentemente e não tinha outro eletrodoméstico, a não ser a sanduicheira. Por isso, ela preparava suas refeições desta forma.

 

Afinal, cozinhar na sanduicheira/grill gasta mais energia?

Falando sobre o consumo de energia: uma sanduicheira da marca Mondial consome cerca de 0,75kW/h, enquanto uma panela elétrica de arroz da mesma marca consome 0,4kW/h.

Isso significa que fazer arroz na sanduicheira gasta quase o dobro de energia quando comparado ao arroz feito na panela elétrica (isso considerando tempo igual de cozimento para os dois eletrodomésticos).

Fazer arroz numa panela elétrica demora cerca de 20 minutos (0,16kW), contra os 25 da sanduicheira (0,32kW). Vale dizer que utilizar o fogão (gás) ainda é mais vantajoso economicamente, caso use uma panela de pressão – que acelera o processo. Claro, pode usar a panela de pressão elétrica também.

 

Cozinhar no papel alumínio é indicado?

Nos comentários do nosso vídeo no TikTok, vários seguidores levantaram a questão do papel alumínio em contato direto com o alimento aquecido. Esta preocupação se deve à hipótese de que seu uso favorece a migração de partículas de alumínio para a comida.

Esta questão, no entanto, é delicada e não há consenso científico sobre o assunto: ouvidas para uma matéria da Food Safety Brazil, uma pesquisadora de alimentos e a própria Anvisa afirmaram que o uso de papel alumínio não oferece risco à saúde.

De qualquer forma, sabemos que a dica funciona mas, até por uma questão de custo-benefício, deve ser utilizada especialmente em situações excepcionais, quando não há outro meio à disposição.

E jamais faça arroz na garrafa PET.

 

O que você precisa saber sobre esta dica

  • Fazer arroz na sanduicheira/grill funciona com pequenas quantidades;
  • É preciso ir acrescentando água aos poucos e conferindo sempre se o arroz cozinhou;
  • Por precaução, o uso de papel alumínio deve ser feito com moderação;
  • A sanduicheira gasta mais energia do que uma panela elétrica de arroz.

Assista aqui o vídeo completo do nosso teste, com mais informações.

Daiane Oliveira
Jornalista, artesã, feminista, acadêmica de Literatura e mãe. Discute religião, política, sexo, hábitos sustentáveis e amenidades. Não discute futebol porque não entende. Quem sabe um dia.

Tá na rede!