Parece loucura, mas você acredita que uma pesquisa feita com 1.000 americanos revelou que os jovens têm mais medo de falar em público do que da morte?
Se você também sofre desse mal, uma dica simples tirada dos discursos do ex-presidente estadunidense Obama pode te deixar mais seguro e aumentar sua habilidade de oratória.
A dica de ouro é: faça pausas. A maioria das pessoas preenchem as pausas quando falam em público com “hum“, “né“, entre outras palavras que demonstram nervosismo.
Segundo o site Inc., o silêncio de Obama traz tranquilidade e não é sinônimo de hesitação, mas de credibilidade e autoconfiança. Além disso, a pausa dá tempo para os ouvintes assimilarem melhor a mensagem. Isso torna a fala mais eficaz, segundo a publicação.
O coach Sims Wyeth, especialista em oratória, sugere, em um artigo para o site CBS News, que você inclua as pausas em seus discursos, dividindo as frases da menor maneira possÃvel, inserindo o sÃmbolo “/”.
Na leitura, cada vez que a barrinha aparecer, deve-se respirar por três segundos – que a princÃpio parecerão longos e intermináveis perÃodos de silêncio. O objetivo do exercÃcio é ensinar seu corpo e mente a diminuirem o ritmo.
Assim, você ficará menos nervoso durante o discurso e mais persuasivo. “Assumir” o silêncio lhe dará mais credibilidade e mostrará à plateia que você se preocupa e está pensando com responsabilidade nas palavras usadas, revela a publicação.
Assista a um discurso do ex-presidente Obama, divulgado pelo canal do Youtube Guardian Wires e repare nas pausas: