• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Vai, planeta!

Como evitar que seu cachorro peide toda hora

Alguns cuidados podem amenizar as bufas do animalzinho.

Dario C L Barbosa Publicado: 05/09/2017 15:17 | Atualizado: 05/09/2017 15:22

Assim como os humanos, outros animais também liberam seus gases através da nada conveniente e fétida bufa. O problema é o excesso, não há nariz que aguente.

Mas há algumas coisas simples que você pode fazer para amenizar a “metralhadora de pum” do seu amigo peludo.

De acordo com Mário Marcondes, diretor clínico do Hospital Veterinário Sena Madureira, em entrevista ao site Revista Meu Petas causas para a flatulência canina são diversas, como uma alimentação em grandes quantidades e com horários desregulados, excesso de carboidratos, uma troca abrupta de ração, uma intolerância há algum alimento ou até a aerofagia, quando há muita ingestão de ar junto com a ração.

É importante mencionar que as raças mais predispostas à aerofagia são as de focinho curto, conhecidas como braquecéfalas, como Bulldog, Pug ou o Boxer.

Segundo o Canal do Pet, uma alternativa é ficar de olho no tipo de alimentação que você oferece ao seu cachorro. Evite alimentos crus como legumes, frutas, castanhas, milho, leite e seus derivados, bem como os industrializados.

Já quanto à aerofagia, você deve segurar a ansiedade do dog fazendo ele comer mais devagar, dando a ração aos poucos, entretendo o animal com brincadeiras (caso tenha tempo) enquanto o alimenta ou ainda utilizar comedouros com obstáculos (ou lentos) que “dificultam” o acesso do animal à ração e o ajudam a comer mais devagar.

Marcondes também alerta para que as refeições sejam feitas apenas 3 vezes ao dia.

Comedouro com obstáculos.

Mas fique atento, segundo Nathália Borges, médica veterinária do Pet Center Marginal, quando houver sinais de desconforto abdominal, diarreia, diminuição do nível de atividade ou prostração e perda de peso, o tutor deve procurar o veterinário imediatamente.

Fonte(s): Revista Meu Pet, Canal do Pet, Petiko
Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão pela internet em 2012. Vegetariano, meditante e ecossocialista na luta por consciência e equidade. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui