• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Sinta-se Bem

Como evitar que o Café solúvel endureça dentro do pote

O truque é mais simples do que imagina.

Dario C L Barbosa Publicado: 16/03/2018 11:40 | Atualizado: 28/08/2020 17:06

Há algum tempo revelamos 7 usos para os saquinhos de sílica gel que você provavelmente jogaria fora.

Eis que em nossa publicação do artigo na nossa página do Face, um dos leitores acabou nos presenteando com uma oitava opção de uso, e cá entre nós, tão curiosa e útil quanto as outras sete!

Mesmo com o armazenamento correto, é comum a umidade do ambiente penetrar no granulado do café, fazendo com que ele se agrupe, formando um bloco duro e melado no fundo do potinho. Como a sílica gel é perfeita para absorver a umidade, colocar um saquinho dentro do frasco de café solúvel vai evitar que isso aconteça.

Quem não gosta de café mas ama Ovomaltine também se depara com esse mesmo tipo de problema. Não testamos, mas é muito provável que a dica também funcione nesse caso.

 

Mas sílica gel no alimento não faz mal?

Boa parte desses saquinhos de sílica gel que encontramos são atóxicas, ou seja, não fazem mal. Por isso, eles possuem uma grande variedade de usos, podendo ser usados até no frasco de remédios.

Porém, dependendo do fabricante, é possível que algumas substâncias tóxicas sejam misturadas a sílica gel para aumentar seu poder de absorção de umidade. Existem duas formas de você identificar esses produtos.

Primeiro, veja se consegue ver a cor das bolinhas de sílica. Se elas forem brancas ou transparentes, são atóxicas, porém, aquelas que são azuis podem conter outras substâncias e devem ser evitadas nos alimentos.

E a outra maneira, talvez a mais certeira de comprovar isso, é ler a embalagem.

Se a sílica gel for tóxica, esse aviso deverá estar impresso no saquinho. Mas se mesmo assim, você ainda ficar com o pé atrás em usar um produto que veio no bolso da sua roupa dentro de um frasco de comida, opte pelos saquinhos de sílica que vem dentro de medicamentos, ou faça o seus saquinhos usando areia sanitária para gatos, feito com sílica.

É importante pontuar que, embora a sílica gel não apresente perigos à nossa saúde, ela não deve entrar em contato direto com o alimento, ou seja, mantenha as bolinhas sempre dentro do saquinho.

Fonte(s): Soft Post, Melhor com Saúde, Gent Side
Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão pela internet em 2012. Vegetariano, meditante e ecossocialista na luta por consciência e equidade. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui