• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Como evitar que a panela grude: técnica do sal e amido de milho

São dois métodos super simples que podem transformar sua relação na cozinha.

Bruno Oliveira Publicado: 07/07/2022 09:47 | Atualizado: 07/07/2022 09:47

Tem frustração maior do que comprar uma panela antiaderente que promete não grudar em nada mas que na prática gruda tudo? Neste artigo, o Almanaque SOS vai acabar com esse problema te ensinando uma dica sobre como ativar a antiaderência da panela usando sal ou amido de milho. Se liga!

 

Técnica do sal

Antes de mais nada, vale dizer que esse método não é indicado para pessoas hipertensas. Na técnica do sal, comece ao acender o fogo e aquecer a sua panela (cerca de 1 minuto).

 

Antes de colocar o óleo ou azeite, adicione uma pitada generosa de sal na superfície da panela, o suficiente para cobri-la. Não desligue o fogo ainda.

O objetivo é que o sal dê uma aquecida por um tempo na panela, alguns segundos são suficientes, visto que a panela já estava quente. Quando o sal aquecer, você deve adicionar o azeite ou óleo.

 

Feito isso, a panela estará pronta para receber o alimento. Não vai grudar nada!

 

Técnica do amido de milho (maisena)

O processo feito com amido de milho é praticamente igual ao da técnica farinha de trigo para não respingar óleo, a diferença é que esse método é indicado para celíacos.

Resumindo:

  1. Aqueça a panela (sem nada);
  2. Adicione o óleo ou azeite (o quanto for usar);
  3. Polvilhe uma pitada de amido (a quantidade depende do óleo);

Feito esses três passos, a panela já está pronta para receber o alimento, sem grudar na panela e sem respingar óleo no fogão.

 

Como o sal e o amido ‘ativam’ a antiaderência?

Tanto o sal, quanto o amido (ou farinha) funcionam de forma a criar uma camada entre o alimento e a panela.

Por outro lado, a gordura serve para evitar que as moléculas de água da panela liguem-se às moléculas de água do alimento (que geralmente é o que faz grudar). Já o calor é responsável por eliminar essas moléculas de água via evaporação (que é o que faz espirrar).

A principal diferença é que o sal não apenas absorve a água do alimento como também faz esse alimento liberar água mais rápido. Nesse caso o amido absorve a água mas não ajuda a ‘desidratar’ o alimento como o sal.

 

Como evitar que a panela perca a antiaderência?

Uma panela antiaderente pode perder o seu efeito por diversos motivos, desde tempo de uso até uma lavagem mal feita. O que pouco se fala é sobre o que fazer para ativar e até manter a antiaderência das panelas. Vejamos o que os seguidores do Almanaque SOS nos contaram nas redes sociais:

“Antes de usar qualquer panela antiaderente tem que fazer a cura. Faço nas minhas, não gruda nada e para limpar é muito melhor.”, disse o Diogo Oliveira em nosso TikTok.

“Eu descobri recentemente que pra ativar o “modo antiaderente” antes do primeiro uso da panela, você tem que untar ela com óleo e deixar 10 minutos no forno…vem no Manual de uso da panela e eu nunca lia 🤡🤣”, contou o Renner Nascimento em nosso Instagram.

Caso você queira saber mais detalhes sobre o processo de cura, confira na íntegra a nossa publicação sobre o que fazer antes de usar a panela antiaderente pela primeira vez.

Entretanto, separamos alguns detalhes importantes sobre o cuidado necessário com esse tipo de panela, antes do primeiro uso:

  1. Antes de usar, retire completamente todas as embalagens e adesivos;
  2. Lave a panela usando apenas o lado macio da bucha;
  3. Utilize apenas sabão neutro ou detergente líquido durante a lavagem;
  4. Depois de lavar, seque e com o auxílio de um pano seco;
  5. Unte a parte de dentro da panela com óleo;
  6. Leve ao FOGO BAIXO por, no máximo, dois minutos;
  7. Depois de fria, lave e enxágue novamente.

Esse processo ajuda a ativar o revestimento dessas panelas. Tal revestimento é responsável por proteger a camada antiaderente, aumentando a eficácia e a durabilidade do produto. Vale dizer que você pode refazer esse processo de cura quando quiser.

 

Como curar a panela antiaderente com sal

Nós também já falamos sobre uma gambiarra simples para evitar que a comida grude em panela velha, mas nunca é demais relembrar. O processo é bem simples:

Forre o fundo da panela com uma camada fina (uns 0,5cm) de sal. Acenda o fogo baixo e espere até o sal amarelar. Feito isso, espere a panela esfriar, guarde o sal para usar na limpeza, lave e enxágue normalmente.

Conforme o Keynne Martins comentou em nosso canal no Youtube, a técnica também é aprovada por especialistas:

“Sensacional, essa técnica a gente usa na cozinha profissional, geralmente com panelas de ferro, chamamos de frigideira curtida. Na França a frigideira do omelete é sempre curtida e nunca lavada para manter o sabor, esse é o segredo do omelete francês 🤩”

E aí, você encararia um omelete francês depois dessa?

Fonte(s): Chemistry Cachet, Seasoned Advice
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui