Dicas

Como esvaziar uma garrafa cheia MUITO rapidamente

13 de fevereiro de 2023
Postado por Bruno Oliveira

O criador de conteúdo e engenheiro mecânico, James Andrews publicou um vídeo ensinando como esvaziar uma garrafa rapidamente e a técnica perfeita para higienização em modo turbo fez um tremendo sucesso, alcançando mais de 2 milhões de curtidas e mais de 10 mil compartilhamentos, até a data de publicação deste artigo.

Segundo o autor, para que a água saia mais rápido basta ter um canudo com dobra dentro da garrafa enquanto a esvazia. Vâmo Testá!

 

Como esvaziar uma garrafa no modo turbo

Como no vídeo original, nós testamos os métodos mais conhecidos, sendo eles:

  • Método Convencional
  • Truque do Redemoinho
  • Técnica do Canudo (dobrável) – o mais rápido de todos!

Durante o teste, também deixamos o cronômetro ligado para ver a diferença entre qual método esvaziava a garrafa mais rápido.

 

Método Convencional

O primeiro teste que fizemos foi esvaziar a garrafa como é feito normalmente, apenas virando ela de cabeça para baixo e esperando toda a água escorrer.

Nessa etapa a garrafa esvaziou em, aproximadamente, 10 segundos.

 

Truque do Redemoinho

Durante o segundo teste, gira-se a garrafa para que a água desça em espiral pelo gargalo.

Esse outro teste bem conhecido conseguiu esvaziar a garra em torno de 7 segundos.

 

Técnica do Canudo

O terceiro teste prometia ser o mais rápido de todos. É bem simples, basta colocar um canudo dentro da garrafa com uma das pontas para fora do bocal. Em seguida, viramos a garrafa de cabeça para baixo.

O resultado é que esvaziou completamente em um pouco mais de 4 segundos, provando ser, de fato, o método mais rápido de todos!

 

Canudinho dobrável

Dario não tinha disponível um canudo dobrável, o tipo utilizado na dica original e que é ideal para o método. Com ele, basta segurar com o dedo, da mesma forma que demonstramos em um teste posterior.

 

Canudinho reto

Por isso, nessa primeira tentativa, fizemos uma gambiarra com um canudo reto preso a um elástico. Funcionou também.

 

Como essa dica funciona

Não é feitiçaria, é ciência! Conforme publicado no portal Brasil Escola, o líquido sai mais rápido no método do canudo, principalmente, por causa da pressão atmosférica.

Em outras palavras, quando a garrafa está virada o ar entra pelo canudo e preenche o interior da garrafa com mais facilidade, já que não encontra obstáculos dentro do canudo durante sua passagem. Uma vez dentro da garrafa, esse ar exerce uma pressão que empurra o líquido para fora da garrafa com uma ajudinha da gravidade também, claro.

 

Nenhum rio foi ferido durante as gravações desse teste

Algumas pessoas reclamaram (com razão) sobre o desperdício da água que rolou durante o teste. Se você foi uma dessas pessoas, valeu pelo toque! Reconhecemos o erro e regravamos o teste, mas dessa vez usando uma bacia para que a água não fosse desperdiçada.

Todavia, nunca é demais lembrar que de acordo com estudo publicado pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), 74,1% de toda a água do país é consumida pela agricultura, indústrias, pecuária e mineração, sendo que 49,8% da água é consumida apenas pelo agronegócio.

Pode-se dizer que o agro é pop… e SEDENTO.

Além disso, algumas das maiores empresas do mundo podem ser responsáveis não apenas pelo desperdício da água, como também pela obstrução de nascentes. Como bem apontado pelo artigo publicado pelo jornalista Fábio Corrêa, no qual biólogos acusaram a fábrica da Coca-Cola de SECAR nascentes do estado de Minas Gerais em 2018.

 

O que a galera achou dessa dica

Alguns seguidores do Almanaque SOS compartilharam suas opiniões com a gente nas nossas redes sociais:

“Esse método de girar ajuda a tirar o sabão mais rápido quando você lava a garrafa.”, disse Bárbara em nosso Instagram.

“Acho que é por causa do ar da garrafa, quando faz o redemoinho o ar sai mais rápido e quando bota o canudo todo o ar sai por lá, igual a um dosador.”, observa João Marcos em nosso TikTok.

“Até funciona mesmo, mas eu prefiro girar. Eu nunca vou pensar em procurar um canudo e um elástico para esvaziar a garrafa sendo que o objetivo é ser rápido.”, conta Marina Garcia em nossa página no Facebook.

“O ar deve entrar para esvaziar a garrafa. Isso é princípio de pressão. Neste vídeo ele mostra duas formas de colocar maior quantidade de ar dentro da garrafa ou “em cima da água”: girando, formando um redemoinho, e colocando um canudinho, permitindo que o ar também entre na garrafa. É um experimento bacana.”, explica Lucas Agostino em nosso canal no Youtube.

A garrafa está vazia e você quer saber o que fazer com ela? Confira nosso artigo te ensinando como transformar uma garrafa de vidro em um vaso autoirrigável.

MATÉRIAS RELACIONADAS