Como enxergar sem óculos (lentes e afins)
Para quem precisa de algum instrumento para enxergar, sejam óculos, lentes de contato ou uma cirurgia, existe um truque que qualquer pessoa pode fazer sem precisar de nada, apenas a mão.
#1 – Faça uma “mini-luneta” com o dedo indicador
Fim.
Pois é, é só isso mesmo. Quer fazer um teste? Tire o óculos, faça a “mini-luneta” e veja isso:
Enxerga tudo, certo?
Não é feitiçaria, nem tecnologia. Esse fenômeno é culpa da biologia, e claro, da física (ótica). Tudo isso é explicado detalhadamente no vídeo do canal Minute Physics (algo como, Física num Minuto), tem legenda, basta colocar em português.
Basicamente explicam que nossa íris funciona como uma lente de câmera, dando foco ao que enxergarmos. Existe um músculo que controla isso, seja para ver uma coisa mais perto (embaçando o que está longe), ou ver algo mais longe (embaçando o que está perto), o mesmo sistema usado nas câmeras também.
Quando fazemos a “mini-luneta” com a mão, diminuímos os pontos de entrada da luz, colocando tudo num ponto só, ou seja, dá-se foco ao que está perto e ao que está longe simultaneamente, evitando que fique embaçado, igual controlar a abertura, de onde? Da câmera! Sim, nesse caso é tecnologia mesmo.
Esse efeito é conhecido, no mundo da fotografia, como Câmera Escura.
Com “mini-luneta” | Sem “mini-luneta”