• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Setor Bugiganga

Como enxergar sem óculos (lentes e afins)

Não é feitiçaria, nem tecnologia. Dessa vez agradeça a física e a biologia.

Dario C L Barbosa Publicado: 28/04/2014 13:50 | Atualizado: 24/05/2016 14:55

 

Para quem precisa de algum instrumento para enxergar, sejam óculos, lentes de contato ou uma cirurgia, existe um truque que qualquer pessoa pode fazer sem precisar de nada, apenas a mão.

#1 – Faça uma “mini-luneta” com o dedo indicador

como enxergar 1

Fim.

Pois é, é só isso mesmo. Quer fazer um teste? Tire o óculos, faça a “mini-luneta” e veja isso:

truque para enxergar sem oculos 5

Enxerga tudo, certo?

Não é feitiçaria, nem tecnologia. Esse fenômeno é culpa da biologia, e claro, da física (ótica). Tudo isso é explicado detalhadamente no vídeo do canal Minute Physics (algo como, Física num Minuto), tem legenda, basta colocar em português.

Basicamente explicam que nossa íris funciona como uma lente de câmera, dando foco ao que enxergarmos. Existe um músculo que controla isso, seja para ver uma coisa mais perto (embaçando o que está longe), ou ver algo mais longe (embaçando o que está perto), o mesmo sistema usado nas câmeras também.

Quando fazemos a “mini-luneta” com a mão, diminuímos os pontos de entrada da luz, colocando tudo num ponto só, ou seja, dá-se foco ao que está perto e ao que está longe simultaneamente, evitando que fique embaçado, igual controlar a abertura, de onde? Da câmera! Sim, nesse caso é tecnologia mesmo.

Esse efeito é conhecido, no mundo da fotografia, como Câmera Escura.

enxergar melhor truque

 Com “mini-luneta” | Sem “mini-luneta”

 

Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão pela internet em 2012. Vegetariano, meditante e ecossocialista na luta por consciência e equidade. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui