• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

Como encontrar Propósito na Vida (em 3 passos)

A forma mais simples de descobrir seu ‘ponto ideal’ ou ‘magnum opus’.

A maioria das pessoas passa muito tempo tentando encontrar sua verdadeira paixão ou propósito na vida. O problema é que passar tanto tempo com essa preocupação pode dificultar a tomada de decisão.

Isso soa familiar? Então você com certeza é uma delas, e está pronto para encontrar propósito na vida. Veja como a seguir!

A grande obra da vida

Magnum opus (em latim, a grande obra), é um termo que define a maior conquista da vida de uma pessoa: sua obra prima. É a união de talento, habilidade e trabalho árduo. Quando alguém alcança seu potencial máximo, no momento exato, no lugar certo.

Para Einstein, a grande obra foi descobrir a teoria da relatividade (conjunto de estudos que definem a relação entre tempo e espaço). Para a autora J.K. Rowling, foi escrever a coleção de Harry Potter.

Não importa o meio do caminho, seu magnum opus será a maior obra realizada em sua vida, sua obra-prima. Será seu legado quando você já não estiver mais neste mundo, assim como a Monalisa para Leonardo da Vinci ou a Capela Sistina para Michelangelo.

A Capela Sistina foi o magnum opus de Michelangelo

Infelizmente, nem todas pessoas conseguem alcançar seu magnum opus. Muitos passam a maior parte de suas vidas em uma carreira aquém da inspiração. Segundo estudo citado pelo canal de ciência After Skool, 2/3 dos trabalhadores dizem estar insatisfeitos com a carreira. E uma em cada cinco pessoas, confessa odiar seu trabalho!

Todos temos grande potencial, seja compondo uma música, escrevendo um livro, interpretando um personagem ou criando uma ferramenta. No entanto, são poucos os que conseguem desenvolve-lo e alcançá-lo.

A dúvida acaba com a ambição

Quando criança, acreditamos que nenhum sonho é grande demais, e que tudo é possível se tiver vontade.

Mas o que acontece entre a infância e a vida adulta que esmaga esse pensamento? Por que desacreditamos em nossos sonhos? É a formação educacional? Medo financeiro? Acomodação? Falta de confiança?

Tudo pode ser, se quiser será. O sonho sempre vem pra quem sonhar.

Essa é a razão pela qual você não acredita ser capaz de alcançar seus desejos e sonhos: a dúvida sobre si mesmo. Ela acaba com sua ambição e faz acreditar que é preciso ter evidências de que você é capaz.

É como o exemplo de uma mesa, em que o tampo é sua fé e as pernas dela são experiências e evidências. Elas sustentam a sua fé (as pernas sustentam o tampo da mesa). A dúvida é como um pica-pau, que vai corroendo as pernas dessa mesa até derrubá-la, destruindo a fé em si mesmo.

A chave para reverter esse processo

A melhor maneira de tirar o medo e a dúvida de sua vida é mover-se em direção de coisas que te inspiram. Encontre modelos de pessoas, experiências, histórias ou evidências que te façam acreditar na capacidade e fortaleça esse sentimento.

Mais importante ainda, é preciso não dar ouvidos para os pessimistas que duvidam. Essas pessoas não vão colaborar em nada. Geralmente são cínicas, que nunca tentaram o que você planeja, e são acomodadas e pessimistas demais para tentar realizar algo.

Sim você pode. Apenas faça.

Você está mais próximo de atingir seus objetivos se começar acreditando que é possível. Sua atitude é muito mais importante que o QI. Pode parecer amedrontador, pois o caminho para sua obra-prima nunca é fácil.

Por isso, você precisa estar disposto a assumir os riscos e se sacrificar. Mas acredite, no final dessa vida, você vai querer olhar para trás e dizer: eu tentei, dei tudo de mim e arrisquei.

Encontre seu ponto ideal em 3 passos

Esse simples exercício vai ajudá-lo a concentrar energia e dedicá-la na jornada para o magnum opus: anote coisas que você gosta de fazer, coisas em que você é bom fazendo, e coisas que as pessoas pagariam você para fazer.

O encontro destas 3 categorias é o seu “ponto ideal”. Encontrá-lo é a chave para achar seu propósito na vida e colocá-lo em ação!

Dê a si mesmo pelo menos 1 ano para achar seu magnum opus, investindo no seu sonho e buscando o que você mais deseja, seja começar seu próprio negócio, realizar uma viagem, escrever um livro, ter um filho ou plantar uma árvore!

Um ano sem dúvidas e incertezas para seguir sua paixão e deixar sua marca no mundo. O pior que pode acontecer é você voltar ao ponto em que está agora. Você deve essa chance a si mesmo!

 

Fonte(s): After Skool
Eliza Inaê
Redatora freelancer, sagitariana e canhota. Apaixonada por séries, livros, Florence + The Machine, sol e comida. Aprendendo a bordar, enxergar o melhor nas pessoas, e a fazer uma bio maneira.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui