Como emagrecer comendo Gulodices (sim, é possível!)
Qual a primeira coisa que lhe vem à cabeça quando alguém diz a palavra “dieta” perto de você?
Legumes, salada, muito frango e batata doce, ovos cozidos, linhaça, aveia e todos aqueles grãos com gosto duvidoso. Mas existe um pequeno segredo, divulgado pelo site The Art of Manliness, para quem sonha em perder alguns quilos, mas sem abrir mão das amadas gordices. Anote:
“O segredo é comer menos calorias do que seu corpo queima diariamente”
Um estudo divulgado pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos chegou ao resultado de que é o consumo de energia, e não a composição de nutrientes, que determina a perda de peso em resposta à dietas de baixa energia em um período de tempo curto.
Mark Haub, um professor de nutrição humana na Universidade do Estado de Kansas, foi comprovar que perda de peso é apenas um balanço energético – consumir menos calorias do que você queima. Ele se alimentou só de gordices, limitando 1800 calorias diárias. O resultado foi a perda de 12 kg em 2 meses.
– É tão bonito.
Mas antes que você vá correndo para a loja de doce mais próxima e encha os armários de chocolates e Doritos, é importante dizer que emagrecer nem sempre tem a ver com SAÚDE e BEM ESTAR.
Apenas coloco em debate que é possível emagrecer, equilibrando uma dieta saudável (com frango, batata doce, ovos, legumes e frutas) sem deixar de comer Nutella, ajudando a manter seu estado psicológico estável, sem ter que apelar para as dietas malucas.
Agora vamos te mostrar como colocar esta dieta flexível em prática. Prometo que você não deixará de comer nada do que gosta, mas vai perder o peso que promete toda segunda-feira.
1. Calcule suas calorias
A primeira coisa que você precisa fazer é descobrir quantas calorias você deve consumir por dia, a fim de colocar seu corpo em um déficit calórico. Isso significa que você consumirá menos calorias do que seu corpo queima, começando assim a perder peso
Uma maneira prática de descobrir a quantidade de calorias é usando calculadoras online, onde você coloca altura, peso e uma base dos alimentos ingeridos no dia, e é feito o cálculo automaticamente pra você.
2. Calcule seus macronutrientes
Existem 3 macronutrientes principais: proteína, gordura e carboidrato. Um grama de proteína contém 4 calorias, um grama de carboidrato contem 4 calorias e um grama de gordura contém 9 calorias.
É importante ressaltar que para manter a estrutura muscular que você já possui, é preciso ingerir uma quantidade mínima de proteína. Para isso, as proporções adequadas são:
- Consuma 1 grama de proteína por 500 gramas de peso corporal.
- Consuma 0,4 gramas de gordura por 500 gramas de peso corporal.
- Consuma 1,1 gramas de carboidratos por 500 gramas de peso corporal.
Se a pessoa pesa 90 kg, os macronutrientes básicos seriam nas proporções: 500 gramas de proteína, 200 gramas de gordura e 550 gramas de carboidratos.
3. Registre os alimentos que ingerir
Sim, é chato ter que registrar tudo o que se come, mas isso não será para sempre. É preciso registrar de início o quanto de macronutrientes e calorias você ingere por dia para que aos poucos você mantenha o controle.
Para facilitar esta etapa, existem alguns sites como o TecnoNutri, Nutrabem e o FatSecret. Assim que você criar uma rotina, não vai precisar mais registrar os alimentos, pois já estará acostumado com a ingestão de calorias diárias.
4. Faça ajustes, se necessário
Pese-se no mesmo dia da semana assim que acordar, todas as semanas, ou seja, antes de ir ao banheiro, antes de comer ou beber alguma coisa.
Se depois de 2 semanas você não estiver perdendo peso, basta diminuir seus níveis de calorias em 10%. Então, se você estava consumindo 2400 calorias diárias, diminuir esse número para 2160. O objetivo é perder 500 gramas a 1 kg por semana.
5. Dicas importantes
Sinta-se livre para beber álcool: mas não se esqueça de registrar as calorias do álcool como parte de sua ingestão de alimentos. Diminua a quantidade de gorduras e/ou carboidratos que você consome em dias que você bebe, para compensar as calorias do álcool.
Cuidado com calorias escondidas: Estas são as calorias provenientes de fontes que você não pode considerar a contagem, como o azeite que você usa na salada ou o açucar do café, por exemplo.
Se você gostaria de ver como é a dieta na prática, Justin Fauci, personal trainer, criou um relatório livre, que inclui um resumo de todos os passos deste artigo, juntamente com três exemplos de planos de refeição que mostram exatamente como as gordices que amamos podem ser incorporadas em uma dieta bem sucedida.
Partiu dieta. Abriu Doritos.
Imagem de capa: readunwritten
Fonte: The Art of Manliness