• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Como desencardir panelas difíceis com amônia

A técnica é poderosa para eliminar de vez os encardidos das panelas, mas exige cuidado.

Bruno Oliveira Publicado: 23/08/2022 09:40 | Atualizado: 23/08/2022 09:40

Desencardir panelas muito sujas pode ser uma dor de cabeça. Mas como muitas pessoas passam por esse dilema, o Almanaque SOS preparou esta dica para você aprender como tirar a sujeira da panela com facilidade.

Vale dizer que essa técnica efetiva para panelas muito encardidas também pode ser tóxica, por isso, é importante tomar os devidos cuidados. Confira a seguir!

 

Como desencardir a panela

Antes de mais nada, é necessário que você reúna os seguintes materiais:

  • Luva, Óculos e Máscara de proteção (importante!)

  • Amônia (encontrada facilmente em lojas de artigos de beleza)

  • Sacola plástica

  • Bucha de lavar pratos (superfície lisa)

O primeiro passo é colocar os equipamentos de segurança e separar a sua panela (importante que ela já esteja lavada e seca), a amônia e a sacola.

À esquerda, nosso editor mostrando como se preparar antes de fazer todos os procedimentos do método (parece, mas não é um cosplay de Tíbio e Perônio).

 

Na sequência, coloque amônia em cima da área encardida; não precisa ser muito, apenas o suficiente para manter o contato entre a solução e a mancha. Coloque mais um pouco da substância dentro da sacola plástica, onde você vai repousar a sua panela.

Feito isso, dê um nó bem dado na sacola (conforme já ensinamos neste vídeo).

 

Em seguida, deixe a panela em um local longe das áreas de convivência da sua casa. Detalharemos adiante, mas por enquanto você precisa saber que é necessário deixar a panela com amônia longe de crianças, animais, do fogo ou de calor excessivo.

A substância precisa ficar agindo na panela durante um período de 24 horas. Evite inalar o cheiro forte.

 

Por fim, desfaça o nó da sacola, despreze o resto da amônia (se possível dentro do próprio recipiente – descarte no lixo) e, use a buchinha para esfregar a área encardida. Não precisa de esponja de aço, nem de outros produtos químicos. Após retirar todas as manchas, lave sua panela normalmente e ela estará limpinha como nova!

Alguns almanaqueos deram dicas que talvez valha a pena serem testadas:

“Faço nas grades e bocas do fogão. Funciona mesmo. Fica muito fácil de limpar.”, comenta a Lúcia de Souza em nosso canal no Youtube.

 

O que precisamos saber sobre a amônia

1. Alguns cuidados necessários

Em poucas palavras, a amônia é uma substância química altamente agressiva, inflamável e tóxica. Ademais, o uso irresponsável dessa substância pode chegar a ser fatal, por isso recomendamos todo o cuidado possível durante os procedimentos da técnica.

Alguns seguidores do Almanaque SOS levantaram dicas e dúvidas sobre alguns cuidados que devem ser tomados durante o manuseio do produto:

“Minha sugestão é utilizar algumas gotas e não o frasco todo. Já fiz essa técnica e ela é excelente, mas esse produto é super tóxico, deve ser mantido fora do alcance de crianças e animais.”, disse Caroline Martins em nosso Instagram.

Já o Tim do Vita deve uma dúvida muito pertinente. Ele comenta em nosso TikTok:

“Mas se a amônia tem cheiro forte, ela não pode passar o gosto pra comida, mesmo depois de lavar a panela?”

2. A amônia não vai contaminar a sua comida

A princípio, precisamos entender qual é a forma natural da substância e como ela é produzida. Isso porque a amônia é originalmente um gás (nitrogênio) mais leve que o ar e que pode ser comprimido sob pressão até que vire um líquido.

Sendo assim, quando exposta ao oxigênio do ar, a substância tende a retornar ao seu estado original (gasoso). Logo, passadas 24 horas da duração do procedimento é esperado que a maior parte ou toda a substância já tenha evaporado.

Além disso, a solução que chega até nós é diluída em água (hidrogênio), formando o hidróxido de amônia, que é o que temos acesso em supermercados, farmácias e lojas de produtos de beleza. Nessa composição, normalmente apenas 5% a 10% é de amônia pura. Em casos mais específicos chega a 25%, entretanto, um produto com essa densidade não é disponibilizado para o público comum.

Resumindo, lavar sua panela com água e sabão é mais do que suficiente para garantir que não haverá resíduos do produto na peça.

3. Como a amônia elimina as manchas

Conforme dito anteriormente, a amônia é uma substância tóxica e volátil, contudo, o que ainda não foi dito é que ela é também um componente ácido.

Ou seja, dependendo do nível de pureza (acidez) da substância ela pode causar irritação na pele. Ao ponto que, ao manter o contato direto e prolongado com a sujeira da panela, o que ela faz é quebrar as moléculas de gordura mais difíceis, facilitando a limpeza via fricção da bucha.

4. Por que usar equipamentos de proteção

Outra característica que necessita de atenção é a alta inflamabilidade da matéria. Por ser mais leve que o ar ela também se torna um elemento mais volúvel, suscetível a acidentes com fogo ou calor.

Além disso, quando a amônia evapora, a tendência é que a substância suba em direção vertical, o que pode gerar um contato indesejado com a área sensível dos olhos. Também é necessário evitar a inalação desse gás, caso contrário é possível sofrer queimaduras nas traqueias e até desenvolver graves doenças respiratórias.

Em suma, usar luvas, máscara e proteção nos olhos é indispensável caso você esteja lidando com amônia, em qualquer situação.

 

Por fim, agora que você está se tornando especialista em limpeza de panelas, não deixe de conferir os nossos artigos ensinando uma técnica alternativa para remover manchas de panelas e também o que te ensina como limpar uma panela teflon.

Fonte(s): Thrive Market, ATSDR, WebMD, CETESB
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui