Como descristalizar o mel: banho-maria, micro-ondas ou sol?
  • Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Como descristalizar o mel: banho-maria, micro-ondas ou sol?

Conheça a forma mais fácil, rápida e segura de descristalizar o mel.

Bruno Oliveira Publicado: 10/05/2022 09:43 | Atualizado: 10/05/2022 09:45

Quem não ama mel de abelha? É bom para tosse, bom para gripe e ainda serve como parte de diversas receitas deliciosas. Tanto o mel de engenho quanto o mel puro são os tipos de mel favoritos do brasileiro, o problema é: o que fazer quando o mel fica cristalizado? A dica é bem simples. Simbora!

 

Banho-Maria: a forma mais rápida para descristalizar o mel

O que vamos usar nesse método é apenas água, uma panela e o mel que está cristalizado.

O próximo passo é esquentar a água em temperatura morna na panela (o seu dedo precisa aguentar o calor – até 40ºC, no máximo) – não deixe ferver!

 

É importante transferir o mel para um recipiente de vidro, pois recipientes plásticos podem liberar toxinas quando aquecidos.

Em nosso vídeo (imagem abaixo) utilizamos uma embalagem com plástico livre de BPA (que poderia ser aquecida), porém, aquecer qualquer recipiente plástico não é recomendado, segundo a cientista e doutora em Morfologia Rossana Soletti – erramos.

 

Durante o processo de banho maria, observe o mel descristalizar aos poucos até ficar novinho de novo. Terminando o processo é só esperar esfriar e armazenar normalmente.

Você também precisa prestar atenção para que a água não esquente demais, dessa forma o calor excessivo pode acabar com as propriedades do alimento.

 

Posso descristalizar o mel no micro-ondas?

Resposta rápida: não.

Em entrevista ao blog Minha Vida, a nutricionista Flávia Moraes contou que o mel, além de adoçar os alimentos, também é fonte de muitos nutrientes. É fonte de flavonóides, proteínas, ácidos, vitaminas e enzimas de ação imunológica, analgésica, antibacteriana, anti-inflamatória e ainda funciona como laxante natural.

No entanto, todas essas propriedades se perdem caso o mel seja aquecido acima de 40ºC. Por esse motivo, a nutricionista não recomenda que você aqueça demais ou leve-o ao micro-ondas, caso queira manter o seu potencial nutritivo.

Outro motivo pelo qual você não deve levar o seu potinho de mel ao microondas é porque isso pode gerar acidente, como nos contou a Luana Pessoa, uma de nossas seguidoras em nosso post no Instagram:

“Já fiz essa besteira de colocar no micro-ondas. Quando peguei ele “explodiu” (pulou um pouco de mel da embalagem), caiu na minha perna e fez uma queimadura bem feia.”

 

Colocar o mel no sol pode descristalizar?

Resposta rápida: sim!

Flávia Moraes diz que além do banho-maria, colocar sob o sol irá torná-lo líquido novamente. Charley Nascimento, nosso seguidor, também reforçou essa dica:

“Eu deixo no sol o dia todo…demora mais pra cristalizar do que no banho-maria.”

A seguidora Miriam Albuquerque reforçou sobre a perda de propriedades:

“Esse é o jeito rápido, meu pai foi apicultor e sempre vi ele colocando no sol para descristalizar o mel… porque acima de 40 graus o mel perde muitas propriedades.”

Precisa apenas tomar cuidado para não deixar o mel exposto ao ambiente para evitar contaminações e dar uma mexida de vez em quando para facilitar o processo, que nesse caso já sabemos que é mais demorado.

 

Mel puro (normalmente) cristaliza

O mel verdadeiro cristaliza. O período de colheita, bem como a forma de coleta e processamento, influenciam para a cristalização ou não do mel. Se o apicultor não fizer a colheita no tempo certo, por exemplo, o mel cristaliza ainda nos favos e não sai mais, explicou a Tecnóloga em Apicultura e Meliponicultura, Cláudia Emília Mota.

Para saber mais sobre esse assunto, leia nosso artigo: Teste de pureza do mel no prato com água funciona?

 

Fonte(s): MNPrópolis, Epagri/Ciram, MAPA, minhavida, Unimed
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!