• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Setor Bugiganga

Quem está usando meu WiFi? Descubra (e expulse) o invasor rapidamente

Algumas ferramentas possibilitam acessar qualquer rede wifi, mesmo com senha.

Junio Silva Publicado: 31/08/2020 15:41 | Atualizado: 02/09/2020 17:56

Algumas ferramentas possibilitam acessar ou mesmo invadir qualquer rede wifi, mesmo protegida por senha. Caso queira manter a qualidade da sua conexão, bem como proteger seus dados, siga esse tutorial para expulsar invasores.

 

Uma das marcas registradas do brasileiro é a sua capacidade de se adaptar as mais diferentes situações, com muita criatividade, improviso e muitas gambiarras.

Talvez em algum momento você também já passou por isso, como nas situações onde precisou usar algum truque ou programa para acessar a rede wifi de alguém, sem que fosse preciso saber a senha de proteção.

Dicas sobre como usar o wifi dos outros existem, e estão por toda parte.

Essas gambiarras podem até ser úteis para quem precisa se conectar na internet, mas para quem tem a rede invadida isso pode ser uma dor de cabeça; ainda mais quando não se percebe que um intruso está usando a conexão regularmente.

Para evitar invasão, conexão lenta e até dados roubados, existem alguns métodos. Vou te ensinar o mais fácil e rápido, usando com o aplicativo Fing – Scanner de Rede.

 

Como descobrir quem está usando meu WiFi

Baixe o aplicativo Fing, disponível gratuitamente para Android e iOS. A interface inicial do aplicativo é bastante intuitiva.

Ao abrir, na parte superior da tela, o nome da sua rede aparecerá em destaque. Para saber quais dispositivos estão conectados nela, basta clicar em “Procurar dispositivos”.

 

Na tela seguinte, você vai ver uma lista com todos os dispositivos recentemente conectados a sua rede wifi.

 

Ao clicar em algum dos dispositivos listados, algumas informações são exibidas, como marca, modelo do aparelho e se ele está conectado a rede atualmente.

Isso vai te ajudar a descobrir se algum intruso está usando ou usou a sua internet.

 

Como expulsar (bloquear) um invasor de WiFi

Para expulsar, não é tão simples. Infelizmente. O passo a passo a seguir foi originalmente publicado pelo site especializado em tecnologia, AppGeek:

1. No celular, anote o endereço MAC do dispositivo desconhecido;

  • Basta abrir o Fing ou o Tether (para aparelhos TP-Link), clicar na conexão suspeita e guardar o “MAC Address”, composto por letras e números.

2. No computador, abra o navegador de internet e digite o IP do seu roteador;

3. Faça login;

  • Geralmente, para acessar as configurações do roteador, o nome de usuário e senha são “admin”, “password” ou “1234”. Se o administrador de rede alterou estes dados, será necessário entrar em contato com ele para seguir em frente.

4. Encontre as opções de segurança, em Configurações Avançadas;

5. Procure por opções de filtros e selecione Filtros de MAC (MAC Filters);

6. Digite o endereço MAC que você conseguiu com o Fing ou Tether;

7. Para acabar com o roubo de internet, clique na opção de Negar ou Bloquear;

8. Confirme.

É isso. Caso tenha feito tudo corretamente, surgirá na tela uma lista com os endereços de MAC bloqueados por você.

 

Como alertado, são inúmeras as formas de invadir uma rede wifi. Por isso, manter a conexão liberada apenas para aparelhos que você confie é muito importante, garantindo a segurança da sua rede e dos seus dados.

Fonte(s): Rodrigo Souza - TikTok, @orafaelson - TikTok
Junio Silva
Jornalista, cronista, e ex-futura promessa do futebol.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui