Diante das recentes tragédias que vem acontecendo no Brasil, muitas pessoas encontraram nas redes sociais um meio de propagar uma mensagem de apoio, fé e esperança de um futuro melhor.
Porém, ainda há quem use sua voz na rede para propagar discursos de ódio, incitando a violência, acreditando ainda que a internet é uma terra sem leis. Mas estão enganados.
Você pode colaborar para dar um basta nisso tudo, e de forma judicial.
O assassinato (polÃtico) de Marielle Franco despertou na rede milhares de publicações de solidariedade e pedidos de justiça, mas surpreendentemente outras centenas de comentários foram no caminho oposto, minimizando a execução ou até mesmo comemorando e justificando a morte da vereadora.
Qualquer ação, escrita ou falada, que incite a violência ou a discriminação, seja por raça, gênero, orientação sexual, etc., se encaixa no que chamamos de “discurso de ódio“.
“É chamado discurso de ódio determinada mensagem que busca promover o ódio e incitação a discriminação, hostilidade e violência contra uma pessoa ou grupo em virtude de raça, religião, nacionalidade, orientação sexual, gênero, condição fÃsica ou outra caracterÃstica. O discurso do ódio é utilizado para insultar, perseguir e justificar a privação dos direitos humanos e, em casos extremos, para dar razão a homicÃdios.“, via InfoEscola.
Embora algumas redes sociais, como o Twitter, já tenha alterado suas polÃticas internas como forma de barrar este tipo de comportamento, a internet continua cheio deles, mas há como fazer uma denúncia contra esses crimes virtuais de forma mais eficiente.
A Safernet Brasil é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo a prevenção e o combate à crimes contra os direitos humanos na internet, você pode contar com ela para fazer sua denúncia em poucos cliques.
Como denunciar discurso de ódio na internet
Tudo o que é preciso fazer é acessar a página da organização, entrar na aba “denuncie” e enviar o link onde o discurso de ódio está publicado; pode ser de qualquer site, rede social, etc.
Feito isso, o link será analisado por advogados e especialistas em crimes virtuais e caso fique comprovado o crime, o site recebe uma intimação solicitando a exclusão do conteúdo e a preservação do material publicado, para ser usado como prova posteriormente.
E não é só isso.
Espaço reservado à denúncias no Safernet Brasil.
Um relatório sobre o autor do discurso e todos os fatos ocorridos é feito e enviado para as autoridades para que se inicie uma investigação policial e a pessoa arque, agora perante a justiça, com as consequências da publicação.
Caso o crime tenha sido feito em sites que não são registrados no Brasil, o relatório então é enviado aos órgãos competentes do paÃs em questão. Tudo isso de forma anônima, sem comprometer de maneira alguma o denunciante.
Saiba que discurso de ódio não é opinião e conforme afirma Niousha Roshani, pesquisadora da Universidade de Harvard, além de excluir, esse tipo de comportamento pode matar. E cá entre nós, exemplos dessa triste realidade é o que não falta no Brasil.
Para saber de fato quais tipos de crimes podem ser denunciados na plataforma, clique aqui. Para fazer sua denúncia, clique aqui.