Colunas

5 Formas simples e peculiares de cuidar da saúde mental

18 de julho de 2022
Postado por Denisson Soares

Saúde mental envolve nosso bem-estar social, emocional e psicológico. Ou seja, diz respeito a como nós nos sentimos, comportamos e pensamos em nosso dia a dia. Contribui para o nosso processo de tomada de decisão, em como nos relacionamentos uns com os outros e, claro, como lidamos com o estresse e a ansiedade.

Para muitas pessoas, cuidar da mente pode ser muito mais simples do que você pode imaginar. Veja só as dicas abaixo!

1. Preocupe-se menos com o que os outros pensam

Pode parecer bobagem ou até uma sabedoria popular sem base alguma. Mas, você já parou para imaginar quantas vezes sua saúde mental foi prejudicada porque você se importou mais com o que pensariam de você, do que com aquilo que faria você se sentir bem?

Então, é melhor arriscar parecer tolo do que sentir-se mal por não ter feito algo.

 

2. Use metáforas e abstrações

Muitos terapeutas gostam de usar metáforas e abstrações como uma forma de ajudar seus pacientes a entenderem o que estão sentindo. Você também pode fazer isso. Ao criar uma metáfora para seu problema, além desse processo ajudá-lo a aliviar seu estresse, também pode ser útil para analisar suas dificuldades a partir de outro ponto de vista.

 

3. Use o humor

Se por vezes não liberamos o excesso de água de nossa represa interna, ela pode rachar (olha a metáfora aí!). Então, porque não usar o humor como forma de liberar parte de suas angústias? Ser bobo e apostar na irreverência pode ajudar a evitar tensões e complicações envolvendo sua saúde mental.

 

4. Abrace sua estranheza

Todos nós temos aquele 1% que achamos sempre estranho. Muitas vezes, é algo que até nos faz bem, mas tentamos empurrar para baixo do tapete, seja por medo ou vergonha.

Se você gosta de ler uma revista de trás para frente, ou dançar de um jeito completamente desengonçado aquela valsa de casamento, vai em frente. Afinal, seja qual for sua estranheza, é possível fazê-la sozinho sem ter que dar satisfação para ninguém, não é mesmo?

 

5. Fale com um estranho

Muitas vezes, a resposta ou aquela dose de alívio para suas emoções em turbulência pode vir de alguém completamente estranho. Afinal, é uma pessoa fora de seu círculo e, por isso, até capaz de dar a você uma nova perspectiva.

Claro, isso não é fácil para quem é tímido, mas tentar conversar com alguém no banco da praça, na mesa do bar, ou que está ao seu lado no metrô, pode ser muito útil para livrá-lo de pensamentos ruins e diminuir seus níveis de estresse.

 

Se precisar, busque ajuda!

De acordo com o site Doctor on Demand, quando o assunto é saúde mental, cada um de nós é afetado de uma maneira diferente. No entanto, você pode começar a observar sua rotina para ver se há algo diferente.

Por exemplo, sinais de baixa autoestima, mudanças frequentes no humor e alterações em seus relacionamentos. Caso note algo de errado, você pode começar a procurar apoio por meio de alguns caminhos simples:

  • Se abrir para outras pessoas, como parentes e amigos, pode ajudar você a obter o apoio emocional de que precisa.
  • Aprender sobre saúde mental é muito útil tanto para a compreensão de sua situação quanto evitar uma série de informações falsas sobre o tema.
  • Não negligenciar suas emoções, afinal, quanto mais o tempo passar, pior você vai se sentir. Logo, enfrentar o problema logo no início é o ideal.

Por fim, conversar com um profissional é sempre a melhor maneira de saber quais os melhores caminhos para lidar com seu problema. Vale lembrar que existem distúrbios mais graves, como ansiedade e depressão, que precisam de um acompanhamento especializado.

Pyschology Today

MATÉRIAS RELACIONADAS