• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Como consertar os óculos quebrados com bicarbonato de sódio

Essa gambiarra vai garantir mais um ano de vida ao seu óculos quebrado, pelo menos.

Bruno Oliveira Publicado: 29/08/2022 11:04 | Atualizado: 29/08/2022 15:43

Se você já passou por uma situação em que seu óculos quebrou no momento mais inconveniente, sabe grudar uma fita adesiva nem sempre resolve. Por isso, o Almanaque SOS traz uma dica simples e imediata para você aprender como consertar o óculos quebrado de verdade, usando apenas dois ingredientes. Anota aí!

 

Como emendar um óculos quebrado com cola

Os materiais necessários para realizar essa gambiarra são:

  • Super cola

  • Cotonete

  • Bicarbonato de sódio

  • Canela em pó (opcional)

Note que nesse caso usamos a mistura a seguir para emendar uma área moldada em plástico da armação do óculos. Contudo, esses materiais reagem de forma diferente de acordo com cada material, podendo não apresentar um resultado tão efetivo quanto no plástico.

1. Técnica do bicarbonato

O primeiro passo é pegar uma boa quantidade de cola com o bastão e aplicar na área desejada. Atente-se que usar o bastão fará você ter um controle melhor da quantidade de cola, bem como a área específica que deseja aplicar.

Logo em seguida, despeje uma quantidade razoável de bicarbonato por cima da cola. Nesse caso, se preferir usar os dedos é recomendado o uso de luvas, por segurança. Feito isso, a mistura logo vai se solidificar, use o cotonete para auxiliar.

 

Basicamente é isso, o resultado é praticamente imediato. Agora basta usar uma lixinha de unha para suavizar as áreas mais grosseiras, se preferir.

Vale dizer que a massinha com bicarbonato confere um aspecto claro. Já que usamos um óculos com uma armação escura, isso ficou destacado. O que recomendamos nesse caso é que, após secar, passe uma camada de esmalte da cor do óculos; fica praticamente imperceptível – nosso editor fez isso e usou o remendo por 1 ano.

 

2. Técnica da canela em pó

Caso a sua armação também seja escura, existe outra solução e o processo é praticamente o mesmo.

Você ainda vai usar o bastão para aplicar a cola, porém, ao invés de usar o bicarbonato, aqui você deve despejar a canela em pó por cima. A opção de modelar com o bastão também está valendo, até porque essa mistura demora um pouco mais para endurecer, facilitando esse processo.

 

Dessa maneira, o resultado fica um pouco mais discreto em armações mais escuras, como em um óculos de sol, por exemplo.

 

Por que o bicarbonato seca imediatamente com a super cola?

O principal motivo é que o ciano acrilato (substância do qual é feita a super cola) é um composto químico forte que reage a certas matérias, sobretudo as arenosas. Essa reação resulta em criar uma camada cimentada, super resistente e volúvel que amplia o poder de restauração da super cola.

O segredo está na umidade do ar e no tipo de matéria do composto. Isso porque a super cola reage ligando-se aos íons da água, mesmo aqueles que não se apresentam no objeto mas estão presentes no ar, invisíveis para os nossos olhos.

Dessa maneira, a água cria uma reação na super cola que aumenta a temperatura e permite que cadeias poliméricas sejam formadas, facilitando a aderência da cola nos objetos em contato.

Todavia, quando estamos falando de misturar a super cola com bicarbonato de sódio ou mesmo com a canela em pó, essa reação ocorre ainda mais rapidamente. Em outras palavras, as moléculas dessas substâncias são bem mais resistentes do que as contidas na umidade da atmosfera.

Sendo assim, outros compostos arenosos como o sal, grafite, pó de alumínio e areia também podem ser usados com o mesmo fim, a diferença é que a textura desses materiais vão modificar o tempo de secagem e a maleabilidade da massinha.

Além disso, vale dizer que, de acordo com os nossos testes, a mistura com bicarbonato de sódio permanece firme por um período maior que um ano.

 

Dicas de acabamento para os óculos

Embora o resultado da canela em pó tenha sido satisfatório, talvez você queira um acabamento ainda mais discreto para sua emenda. Confira a seguir algumas dicas de nossos seguidores nas redes sociais:

“[Use] Uma canetinha permanente da cor do óculos e pronto. Gambiarra a gente aceita, a gente não aceita é a derrota! 😂”, diz Italo Florencio em nosso Instagram.

“Eu usei cola de unha postiça com esmalte preto. Deu super certo 👍🏻”, comenta Sweet Pickles em nosso canal no Youtube.

Por fim, saiba que existe uma alternativa mais tecnológica para reparar a armação do seu óculos e vários outros objetos. Conheça o soldador portátil, uma união entre caneta 3D e super cola!

Fonte(s): Instructables, Aron Alpha, TKOR (You Tube)
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui