• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

O Guia completo da Máquina de Lavar

Como comprar, qual comprar, porque comprar, como usar… entenda tudo aqui nesse post

Dario C L Barbosa Publicado: 20/08/2013 11:57 | Atualizado: 14/07/2020 13:09

Eba! Demorei mas criei esse bendito tópico! hahaha

E essa eu criei para ajudá-los e me ajudar (:P). Isso porque estou em dúvida do que comprar então… Nada melhor do que pesquisar e trazer informações importantes para vocês! Uni o útil ao agradável, olha só que demais! hehehe

Existem 4 produtos que podem te ajudar a lavar/cuidar das suas roupas:

maquinasthumb

Além disso, existem MUITOS fatores para se levar em consideração: se o eletrodoméstico é automático, semi-automático, se ele centrifuga ou não, se o painel é digital, se a retirada de água é manual ou direta, os processos de lavagem… Oh, gézus, quanta coisa!

Vamos fazer um jogo de perguntas rápidas e objetivas para conhecer um pouco mais sobre essa invenção magnifique:

Front Load ou Top Load? Front Load é a da porta frontal, a redondinha. Já a outra é a mais comum, é a que o topo da máquina abre.

De quantos quilos? Aí vai variar do quanto de roupa você costuma lavar e o peso delas. Quem usa pouco, pode utilizar uma máquina menor. Já as grandes famílias, a de peso maior. Ah, se você possui aqueles cobertores pesadinhos é bom pegar, pelo menos, uma de 10 quilos, capaz de suportar esse peso.

Automática ou semi? A primeira faz todo o serviço, chegando quase a já deixar a roupa seca!! Já a segunda opção é a que possui menos funções e precisa de ajuda para realizar alguns serviços como a colocação do sabão, retirada da água do enxágue, etc.

Veja neste link as melhores lava e seca do mercado.

Como assim retirada da água? Very simple. Você precisa desencaixar a mangueira que fica guardada num suporte traseiro do aparelho e colocá-la próximo a um ralo. Para enxaguar a roupa você terá que colocar mais água e acrescentar o amaciante. Máquinas que precisam dessa retirada manual geralmente não contam com a função de centrifugar.

E o aquecimento? Presente nas máquinas automáticas, é uma boa opção para lavar as roupas muito sujas, eliminar germes e bactérias e eliminar melhor o sabão.

Tombamento ou agitação? WTF? E não é que é mais simples do que parece? O tombamento é o sistema de lavagem das máquinas cujo cesto interno é deitado. A movimentação é feita de cima para baixo. Agora, sabe aquelas lavadoras que possuem um tubo no meio? Essas utilizam o sistema de agitação, no qual a movimentação é meia circular (vai-e-vem).

Ué? Cadê a cestinha que estava aqui? Muitas máquinas possuem compartimentos para que você coloque o sabão em pó, amaciante e alvejante mas, caso a sua máquina não o contenha, o jeito é acompanhar todo o processo de lavagem e ficar de olho para despejar esses produtos manualmente.

536009_335903643185411_815775040_n

FUNÇÕES DE LAVAGEM

Programas de lavagem: máquinas automáticas têm vários programas que garantem a lavagem mais adequada para cada tipo de roupa como jeans, cobertor, roupa íntima, edredom entre outras.  Esses programas regulam nível de água, tempo de centrifugação e outras funções, contribuindo para que suas roupas durem mais e saiam inteiramente limpas.

Ciclos de lavagem: são partes menores dos programas de lavagem com ações determinadas como, por exemplo, um ciclo só para lavar, só para enxaguar, só centrifugar etc.

Níveis de água: essa função regula o nível de água que vai na cuba. Alguns modelos de lavadoras até mesmo indicam a melhor dosagem de sabão e o nível de água de acordo com a quantidade de roupa (volume) que você colocou no cesto para lavar.

Molho: modelos mais atuais tem molho misto, ou seja, realizam várias agitações em pequenos intervalos de tempo, misturando melhor a roupa com água e sabão. Isso aumenta a eficiência na remoção da sujeira.

Funções inteligentes: alguns modelos conseguem “sentir” a quantidade e composição de roupas através de circuitos inteligentes. Ao realizar esses cálculos fazem ajustes automáticos no nível de água, tempo de lavagem e centrifugação, alcançando resultados melhores gastando menos energia;

Função adiar lavagem: permite que a lavagem comece num horário determinado, possibilitando por exemplo, regular o término do processo com a sua chegada em casa após o trabalho.

Função tira manchas: Ideal para remoção das manchas mais difíceis, tipo sujeira de colarinho, punhos e meias, sem a necessidade de esfregar antes. Ao ser selecionada, essa função ajusta automaticamente a temperatura da água para morna, que será aquecida para auxiliar na remoção de manchas de origem orgânica.

Função amaciante: Permite que suas roupas fiquem imersas em água com amaciante por até 12 horas, saindo cheirosas e com toque suave após a centrifugação.

FUNÇÕES DE ENXÁGUE

Na hora de retirar das roupas o sabão e o amaciante, o processo em si muda de acordo com o modelo da lavadora. Pode ser feito pelo “jato limpante” (sistema de enxágüe com características especiais para uma melhor remoção do sabão das roupas) ou por programação de um ou mais enxágues extras para remoção completa do sabão.

FUNÇÕES DE CENTRIFUGAÇÃO

O tambor gira para retirar a água das roupas. Como se fosse “torcer a roupa”. Alguns modelos permitem regular o processo por velocidades diferentes, outros, contam com a função de centrifugação econômica, garantindo a mesma eficiência, mas com pausas durante a centrifugação para uma maior economia de energia.

cuide

Antes de mais nada, é muito importante ler o manual da sua lavadora de roupas. Alguns modelos possuem particularidades que precisam ser de conhecimento do proprietário para evitar qualquer estrago.

– Para limpar a parte externa da máquina de lavar, use um pano com água e sabão neutro (evitando sempre produtos abrasivos para não manchar a lavadora).

– Para higienizar o compartimento interno, use um litro de água sanitária e programe a máquina para rodar com alto nível de água. Isso removerá os resíduos de amaciante e sabão que ficam impregnados no interior da máquina.

– Com o processo de lavagem, os filtros da lavadora retém os fiapos dos tecidos e com o tempo é preciso limpá-los para não interferir no bom funcionamento do filtro. Para isso, use apenas água para remover.

dicas

– Separe as roupas de acordo com as cores. Brancas, pretas e coloridas não podem ser lavadas juntas, hein?

– Preste atenção no tecido da peça também.

– Roupas não muito sujas e/ou delicadas devem ser lavadas com os programas de lavagem rápida. Já as muitos sujas podem ficar de molho.

– Camisas de futebol devem ser lavadas do lado avesso.

– Cuidado com as roupas íntimas! O indicado é que elas sejam lavadas no programa de roupas delicadas e dentro de saquinhos específicos para protegê-las.

 

 

Post originalmente postado por Gaby Pereti

 

Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão pela internet em 2012. Vegetariano, meditante e ecossocialista na luta por consciência e equidade. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui