• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Como começar a correr sendo uma pessoa sedentária e preguiçosa

Em 8 semanas é possível correr até 5km! Veja qual treino é o mais indicado pra você.

Geralmente quando alguém digita o título dessa matéria em algum site de busca, significa que já se deu conta que é impossível ser saudável e entrar em forma praticando maratonas de seriados regados à pipoca e refrigerante em frente à TV.

sofa_sossolteiros

A corrida é uma opção de atividade física democrática, pois quase todas as pessoas estão habilitadas a praticá-la. Além disso, não é necessário ter grana, sendo possível correr em vários tipos de espaços, com sol ou com chuva, acompanhado ou sozinho e a qualquer hora.

Separamos os dois treinos de corrida mais conhecidos da internet e pedimos ao educador físico e ultramaratonista André Nader para indicar qual deles é o mais recomendado para quem está disposto a abandonar de vez o sedentarismo e correr seus primeiros 5 quilômetros, sem sofrimentos.

Alonga as pernas, e vem com a gente!

***

1. Treino “Eu atleta”

A planilha de treino Eu Atleta, divulgada pelo site Globo Esporte consiste em uma lista de atividades que deverão ser seguidas com disciplina durante oito semanas.

Serão 3 treinos semanais e o programa todo evolui pelas fases de adaptação, condicionamento, aperfeiçoamento e objetivo alcançado (no caso, correr seus primeiros 5 quilômetros).

eu_atleta_sossolteiros

reprodução

A opinião do especialista

André explica que, segundo esta planilha, a definição de “trote” seria um passo entre caminhada e corrida. “Na verdade, essa opção de trote não existe, pois caminhada consiste em momentos em que os dois pés ficam no solo ao mesmo tempo, enquanto na corrida há momentos em que os dois pés ficam no ar ao mesmo tempo. Só posso imaginar que o trote seja uma corrida devagar, um pouco complicada, eu diria.”

2. Treino “Color Runner

Nesta planilha, divulgada pelo site Inspire My Work Out e traduzida pelo SOS, também temos uma lista de atividades a serem completadas em 8 semanas, porém, você pode optar por realizá-la de 3 até 5 treinos semanais.

O número de “repet.” é a quantidade de repetições que deverão ser feitas no dia. Por exemplo, um atleta que começará o treino na segunda-feira, vai correr 1 minuto e andar 90 segundos. O treino termina quando ele fizer isso 8 vezes seguidas.

corridabrasil_sos

A opinião do especialista

Para André existe pouca diferença entre as planilhas pois o volume de treino na semana acaba sendo bem parecido, porém, a divisão de carga deste segundo treino é mais suave.

“Podemos observar que na semana 7 o atleta correrá duas vezes por 15 minutos. No treino anterior será apenas uma corrida de 30 minutos sem descanso. Cada corredor pode sentir essa diferença de uma forma, dependendo da sua adaptação muscular e cardiovascular. Algumas pessoas sentirão maior cansaço nas pernas, outras poderão ficar sem fôlego ao correr os 30 minutos direto.”

A conclusão do especialista

Está decidido, você vai trocar a maratona de séries pela maratona de corrida o quanto antes! Mas já sabe qual dos treinos é o seu melhor?

O nosso especialista dá a dica: “se eu fosse optar por algum destes treinos para um aluno iniciante, eu escolheria a planilha “Color Runner”, que é a mais simples e mais fácil de realizar. Os intervalos entre as séries de atividades reduzem a carga diária, mesmo o volume total da semana sendo praticamente o mesmo para ambas. Dessa forma, o ex-sedentário (e, quem sabe, futuro maratonista) se mantém motivado até atingir seu objetivo.

O mais importante é que o praticante de corrida procure profissionais especializados em realizar avaliações de movimento e assim saber se está preparado, tanto fisicamente, como tecnicamente, para treinar de forma eficiente e sem se machucar.”

– Ah, e aqui vai uma motivação extra:

corrida

Fontes: Globo Esporte |  Inspire My Work Out

Raquel Ernesto
Nasceu em Ilha Solteira só para poder escrever aqui :P Formada em Comunicação Social e pós graduada em Marketing é, na verdade, extremamente introvertida. Se diverte com tudo que lhe permita viver e contar uma boa história.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui