• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Como clarear a capinha transparente do celular que amarelou

Com ingredientes fáceis, sua capinha amarelada pode ficar com cara de nova. Ou quase.

Bruno Oliveira Publicado: 24/05/2022 09:23 | Atualizado: 24/05/2022 09:24

Se você já se perguntou “como tirar o amarelado da capinha transparente?” ou “por que a capinha transparente fica amarelada?”, tome nota pois vamos explicar tudinho agora.

 

Quem usa capinha de celular transparente sabe bem. O case incolor é útil não apenas porque protege o aparelho contra impacto mas também por manter, em parte, o design original do aparelho à mostra.

O problema é que com o tempo de uso essa capinha vai ficando amarelada, perdendo aos poucos a sua transparência. Para te ajudar a resolver esse problema, ensinamos um método que diminui drasticamente o amarelado da sua capinha transparente usando poucos ingredientes. Bora lá!

 

Como ‘desamarelar’ a capinha do celular

Confira a seguir a lista de materiais que você vai precisar:

 

  • Água Oxigenada 40 volumes

  • Pincel

  • Luvas

  • Plástico filme

Antes de mais nada, use luvas para evitar possíveis irritações na pele, devido ao contato direto com a água oxigenada.

Aplique água oxigenada em abundância com o seu pincel por toda a sua capinha. Lembrando que assim como o pincel, a capinha precisa estar limpa.

 

Feito isso, você vai precisar embrulhar completamente a capinha com plástico filme e expor ela ao sol por doze horas.

 

Assim que passar o tempo mínimo exposta à luz do sol, remova o plástico filme, lave bem a capinha e confira o resultado. Vale dizer que quanto mais vezes refizer o processo, melhor fica.

O método não resolve 100% e vamos explicar o porquê a seguir.

 

O que faz a capinha transparente ficar amarelada?

A maioria dos materiais usados na produção de capas de celular contém substâncias termo resistentes, em outras palavras, um composto que dificulta a ignição do material em altas temperaturas, o que é bom para a segurança do usuário, segundo publicação do Gizmo Times.

Inclusive, esse tipo de composto não está presente somente nas capinhas de celular, mas também na maioria dos eletrônicos mais comuns como micro-ondas, video games, computadores etc. O objetivo é diminuir os danos causados por um possível curto ou superaquecimento, além de evitar que o aparelho se torne um propagador de incêndio.

O problema é que esse mesmo composto que ajuda a proteger é também o mesmo que ativa essa pigmentação amarelada nesses materiais, principalmente gerada pela reação química causada pelo calor de quando o aparelho é aquecido, segundo o estudo.

Por isso, muitos especialistas recomendam que uma forma efetiva de retardar a coloração é evitar carregar o aparelho com a capinha, visto que durante o carregamento o celular pode aquecer um pouco e acelerar o processo de amarelamento.

Outro fator que faz com que esses materiais adquiram o tom amarelado é o tempo. Ou seja, por mais que você tenha cuidado para que a capa não fique amarelada, com o tempo isso é inevitável.

 

Capinha transparente para celular: silicone ou TPU?

Existem inúmeros modelos, materiais e tipos de capinhas de celular no mercado e é praticamente impossível listar todas elas aqui. Entretanto, dentre as variações transparentes, escolhemos dois materiais: as capinhas feitas de silicone e as feitas de TPU. Vamos entender melhor as principais diferenças entre elas:

  • Silicone: as capinhas feitas com silicone são bem flexíveis e de alto isolamento térmico, ou seja, não permite que o calor seja facilmente expelido do seu aparelho, o que faria amarelar mais rápido. Além disso, o silicone é um material mais escorregadio em relação ao TPU e não é ecologicamente correto devido ao seu longo prazo de decomposição.
  • TPU: abreviação para o seu composto químico (poliuretano termoplástico) é o melhor tipo de material para capa de celular, segundo artigo na Diference Between. O TPU também é bem flexível e é um material de alta condução de calor. Ele permite que o aquecimento seja expelido normalmente, diminuindo o contato com o calor excessivo, o que é uma das razões pelo qual o material pode se tornar amarelado.

Agora que você já conhece mais sobre as capinhas transparentes, aproveite para dar uma conferida em outro um artigo incrível aqui no Almanaque SOS sobre as 13 capinhas para celular que fazem praticamente tudo, até café.

Fonte(s): buscapé, King Plastic Corporation, Bostik, Gizmo Times, Difference Between
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui