Como Arrumar Peças Formais na Mala
Xiii tem aquele casamento bapho da família em outra cidade e não sabe como dobrar peças formais como blazers? Vem cá que eu te conto!
Eu tenho certeza que todo solteiro(a) tem pavor de mala, quando o quesito é arrumação! O negócio é socar tudo e já era. Na-na-ni-na-não! Peças como blazer precisam ser bem dobradas para não ficarem marcadas, afinal você não vai ficar passando no Hotel, né?
Blazer
#1 – Ombro Escondido
Na maioria das vezes, falta espaço na mala e uma dobra plana é a melhor maneira.
Letícia o que é uma dobra plana? É uma maneira que reduz o número de dobras, deixando a peça menorzinha e não tão alta (como, por exemplo, um rolinho). Nessa dobra, o blazer é dobrado ao contrário (de modo que o forro fique aparente) e depois dobrado ao meio duas vezes.
Atenção: não empilhe muita coisa em cima para não marcar a peça. O interessante do forro ficar por fora da peça é que ele pode proteger o blazer de qualquer desgaste, mancha ou rasgo.
#2 – Estilo Camisa
Se você deixou para o último instante para fazer a mala, essa maneira de dobrar é a mais rápida, é como se você dobrasse uma camisa. É fácil, una as laterais do blazer para trás, de modo que as mangas se encontrem, e depois é só dobrar a peça ao meio. Esse modo, a peça fica um pouco mais grossa e não tão uniforme. Não coloque muito peso em cima para não dar vinco na peça.
#3 – Rolinho
O favorito de muitas pessoas!! Essa maneira é a que menos vai amassar ou criar vincos no blazer. Funciona como o rocambole, então, as peças que vão dentro (o recheio) servem para “amortecer” e evitar que a peça fique amassada. Só tem uma desvantagem, ocupa mais espaço do que as outras opções. É só dobrar o blazer ao contrário (assim como a dica 1), colocar as camisas, peças íntimas e enrolar. Simples né?
#4 – Dicas Importantes
- De qualquer forma evite dobrar o blazer. Se você estiver voando, use pelo menos um de seus casacos.
- Sempre que possível, use aquele saco de roupa de corpo inteiro, mantendo o casaco em um cabide. Funciona muito bem em aviões ou carros, só que ocupam certo espaço e não é tão prático levar pra lá e pra cá.
- Se você tem que dobrar, minimize o número de dobras, e tente manter ao longo das costuras.
- Sempre que possível, guarde a jaqueta com o forro voltado para fora, como já disse lá em cima, más é muito importante. Se o revestimento manchar, rasgar, ou qualquer coisa no transporte, não vai aparecer quando você for usa-lo, os danos na parte externa, podem arruinar a jaqueta, blazer, o que for… ou pelo menos exigir o reparo imediato .
Agora vamos ao resto da mala né, afinal, você não vai ao casamento só de blazer… ou vai… enfim,
Camisetas
Gentee, fiquei chocada com essa maneira power de dobrar camisetas. O vídeo é em inglês, mas dá para entender direitinho porque a demonstração é ótima.
Calças Jeans
Taí uma peça que todo mundo dobra de qualquer jeito, mas olha só que legal essas duas maneiras de dobrar o jeans! Também em inglês, mas dá pra entender.
Arrumando a Mala
Para finalizar, vou te mostrar como seria uma mala ideal de viagem.
O SOS tem um vídeo clássico explicando esse passo a passo, não viu? Dá o play!
Primeira camada
Na parte inferior da mala a regra é aproveitar cada cantinho, então, coloque as meias dentro dos calçados, ensaque-os e espalhe pelas laterais da mala de modo que as solas fiquem viradas para a parede, coloque-os na posição 69, sim sim, com toda malícia possível, essa posição poupa espaço na mala.
- Gravatas também podem ser enroladas e colocadas dentro dos calçados (só coloca dentro de um saquinho).
- Para evitar problemas com produtinhos de beleza no aeroporto (logo me lembro de uma caixa transparente no aeroporto cheia de cremes e perfumes importados!! E tesouras, estiletes, facões… WTF??), o melhor é colocar a nécessaire na mala que vai ser despachada e embalar os produtos com um saco plástico porque a pressão do avião causa estrago, dica de friend. Cuidado só com a regra dos 100ml…
Segunda camada
Para fazer o “recheio” da mala, você pode usar peças casuais como camisetas e pijamas. Enrole bonitinho para não amassar. – Utilize os espaços laterais para colocar peças íntimas e cintos.
- Dobre as calças, mas coloque peças no meio para evitar marcá-las, faça com que a calça “abrace” outras peças, ou seja, coloca a perna dela pra fora da mala, preenche com camisetas e depois fecha a perna dela por cima.
- Dica de amiga: prefira tecidos que não amassem tanto para não te dar trabalho, como: lãs, malhas frias, sintéticos (poliéster, poliamida, etc), microfibra e tecidos com elastano. Evite: linho e algodão. Ah.. e o bom e velho jeans, afinal tá na moda usar ele surrado… (será?)
Terceira camada
Na última camada vão as camisas, ternos e blazers. A capa, que comentei na dica #4 lá em cima, seria a melhor opção, mas quem gosta de andar segurando um treco gigante? Queremos praticidade! Então pega as dicas que eu dei antes, que servem para elas não amassarem tanto e coloca na mala mesmo.
- Ao chegar ao seu destino, já retire todas essas peças que não podem amassar e coloque-as no cabide.
- Dica de amiga: antes de tomar banho, coloca a peça que está um pouco amassada em um cabide, no banheiro. O vapor ajuda a amenizar o amassado, se não resolver, o ferro é a melhor solução.
Espero que tenha gostado.
Beijossss
Fonte: Real Men Real Style
Apoio