• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Como arrumar a cama como um profissional de interiores: 9 dicas!

Veja como ideias simples e práticas podem dar uma nova cara para sua cama.

Denisson Soares Publicado: 05/02/2021 11:54 | Atualizado: 05/02/2021 11:54

Existem algumas técnicas simples usadas por profissionais para deixar a cama estilizada, com a arrumação prática e impecável. E você pode fazer uso delas facilmente!

 

Embora exija um pouco de esforço, todos nós podemos concordar que uma cama bem montada tem algo de satisfatório e convidativo. Até mesmo os minutinhos a mais gastos pela manhã na arrumação já ajudam a dar uma “cena” diferente ao quarto.

Porém, nem sempre sabemos o que ou como fazer para deixar tudo mais elegante, ou ainda, se estamos fazendo do jeito certo. Mas eu vou te ajudar nessa!

Nos próximos tópicos, acompanhe algumas dicas para arrumar sua cama como um profissional.

 

1. Cores sólidas e neutras (e o truque dos hotéis)

Essa, talvez, seja a mais prática de todas as dicas! Usar colchas finas de cores sólidas e neutras na cama é o caminho certo para evitar erros. Além de serem bonitas e passarem uma sensação de cama bem cuidada, vai se sentir em um quarto de hotel. E, claro, tendem a ser mais baratas que os modelos coloridos.

Segundo Erin Hoover, vice-presidente de design das redes Westin e Sheraton Hotels, a cama toda branca cria uma impressão de que tudo foi renovado. Segundo o designer, o jogo de cama nesse tom traz a impressão de que esse é o local para deixar as preocupações e a desordem do mundo, lá fora.

 

2. Use almofadas e travesseiros de assento sem medo

Os travesseiros e almofadas de assento podem fazer toda a diferença na hora de “enfeitar” a cama, pois agregam texturas e leveza ao conjunto. Se decidir usá-los apenas por motivos estéticos, é possível priorizar o estilo em vez da qualidade.

Com isso, será possível dar à sua roupa de cama um visual de designer estilizado e caro gastando pouco — almofadas com capas artesanais podem ser muito uteis aqui!

Foto profissional grátis de acolhedor, aconchegante, bico

 

3. Dupla face (“dois em um” nunca é mal negócio)

Estampas mistas e capas de edredom e travesseiros reversíveis nunca saem de moda. Essas escolhas para as roupas de cama permitem que você tenha duas opções para o design principal de forma muito prática —  é possível mudar o visual todos os dias sem precisar trocar toda a roupa da cama.

O cuidado é para não usar lençóis e capas que pareçam deslocados em relação ao quarto. Na dúvida, aposte sempre nas cores sólidas.

 

4. Mantas jogadas (jogadas mesmo!)

Sem dúvidas, as mantas são excelentes acessórios para a estilização das camas.

Uma prática muito popular usada por especialistas é não dobrá-las de forma tão organizada na parte inferior da cama. A ideia é que elas fiquem um pouco jogadas, mais informais, como se tivessem sido colocadas casualmente sobre o canto da cama.

 

5. Camadas, muitas camadas (inshalá!)

Se o objetivo é deixar a cama mais convidativa e estilizada, adicionar camadas é sempre uma ótima solução. O mais legal é que essa técnica pode ser usada em qualquer época do ano. A dica é apostar em texturas aconchegantes e tons neutros, ou brincar com cores e padrões para criar contrastes e a sensação de profundidade.

Nas épocas mais frias do ano, vale dormir sob o edredom e usar a colcha como destaque. Já nos meses mais quentes do ano, pode-se colocar o edredom ao pé da cama Se for inverno, durma sob o edredom e use a colcha como destaque.

Um truque rápido: dobre seu edredom ao meio e suba apenas a parte de cima, dobrando em duas ou três partes para dar volume, para que você possa exibir todos os seus travesseiros e camadas. Huffignton Post mostrou em um GIF, veja aqui.

 

6. Truque de hotel para prender o lençol na cama

Falando em hotel, essa para quem tem pé frio é a melhor coisa – um beijo, Mick Jagger. Para prender o lençol sem elástico embaixo da cama, use a técnica do envelopamento.

Ela consiste em fazer dobras no tecido, exatamente onde a cama acaba, puxar para a o lado e colocar para dentro da cama. Depois solte o lençol e coloque o restante para dentro da cama também. Melhor que ler, é ver o procedimento:

 

7. Aposte nos toques de acabamento

Muitas vezes, a estilização depende apenas de um simples detalhe: uma manta dobrada na parte inferior da cama ou colocada de forma casual em um dos lados, algum detalhe nas colchas ou uma colcha que combine com as paredes.

Mexer um pouco no quarto também é muito útil para ajudar a destacar a arrumação da cama. Por exemplo, uma luminária simples ao lado da cama, um quadro na cabeceira que combine com as cores dos tecidos ou um baú antigo colocado nos pés do móvel.

 

8.  Experimente padrões, cores e texturas

Essa dica é para pessoas que gostam de coisas que passam a sensação de movimento, de um pouco de agitação. Apostar em padrões conflitantes, texturas diferentes ou cores contrastantes pode trazer resultados inesperados, mas muito interessantes. Essa é uma forma simples para quem quer dar um estilo mais vigoroso a composição da cama.

 

9. Aposte em temas

Quem gosta de exercitar a criatividade ou prefere personalizar ainda mais a arrumação da cama, focar em uma paleta de cores ou um tema específico pode ser uma ideia.

Por exemplo, se as paredes do quarto tem um azul que lembra o mar nada mais divertido que criar um design marítimo. Outro exemplo, é usar um design botânico nas roupas de cama que pode ser complementado por paredes esverdeadas e plantas no quarto.

 

 – Como vimos, qualquer pessoa pode estilizar a roupa de cama com práticas simples. Nada melhor que criar algo que tenha a sua cara!

Fonte(s): The Every Girl, House Beautiful, Homes to Love
Denisson Soares
Editor e Redator que encontrou na comunicação digital uma das melhores formas de difundir ideias, conhecimentos e tornar o mundo mais solidário e sem preconceitos. Amante de café, rock e séries de ficção sonha com o dia em que as coisas no planeta não pareçam um filme pós-apocalíptico.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui