• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Método simples para afiar a faca sem usar afiador

Descubra a técnica mais simples para afiar a sua faca, mesmo sem um afiador em casa.

Bruno Oliveira Publicado: 20/04/2022 12:44 | Atualizado: 20/04/2022 12:46

Quem nunca se estressou em casa por estar usando uma faca cega? Por mais que usar um afiador de faca pareça uma tarefa fácil, para alguns pode não ser. Além disso, nem sempre temos um em casa ou sabemos exatamente como usá-lo, nem qual tipo de amolador usar. Por isso o Almanaque SOS preparou esta dica simples e fácil para que você aprenda a afiar todos os tipos de faca mesmo sem ter um afiador em casa.

 

O que você precisa para afiar a faca

Primeiro você vai precisar de um objeto de cerâmica, pode ser uma xícara, uma vasilha, tanto faz. O importante aqui é que a peça tenha o fundo mais grosso que é o que vamos usar para afiar a faca.

 

Em seguida, vamos nos preparar a faca para afiar usando o fundo da sua peça de cerâmica. Apesar do processo parecer bem simples, é importante que você tome bastante cuidado em como vai posicionar a faca para não se cortar no processo.

 

O último passo é só passar a faca de um lado e do outro nessa parte mais grossa. O que queremos é que a faca passe os dois dois lados da lâmina igualmente na peça, dessa forma o fio vai ficar bem certinho.

 

Muito cuidado quando for testar sua faca para não se cortar. O dedão na imagem abaixo demonstra a forma errada. Fizemos uma demonstração meticulosamente planejada para te mostrar como NÃO fazer. Hahaha

 

Os seguidores do Almanaque SOS nas redes sociais também contaram como eles fazem pra afiar as suas facas em casa, quando estão sem afiador:

Outra dica muito boa: pega outra faca e passa a lâmina de uma faca na costa da outra várias vezes. – foi o que nos contou o João Paulo em nosso Instagram.

Outra dica muito boa, caso não tenha louça de cerâmica:

Da pra fazer isso na bancada de mármore também. – ensinou a Maísa Mendonça.

 

Qual a diferença entre amolar e afiar?

Percebe que usamos o termo AFIAR e nunca AMOLAR. Isso porque existe uma diferença entre amolar e afiar as facas:

  • Afiar: afiar significa remover ou raspar uma parte do metal da sua faca para que ela volte a ter corte. Nesse processo geralmente são usados materiais mais duros e resistentes para realizar o processo, como pedras (mármore entra aqui), metais ou, no caso do nosso exemplo, uma peça de cerâmica.
  • Amolar: às vezes com o uso prolongado ou muito grosseiro da faca o fio pode ser comprometido, formando alguns “dentes”, curvas e imperfeições que comprometem o fio de corte da faca. Neste caso, antes mesmo de afiar, o que queremos é fazer com que o fio da faca volte a ser reto portanto, precisamos amolar. Nesse o ideal é usar uma chaira, utensílio fácil de achar e bem parecido com uma espada sem ponta.

Chaira

 

Como testar o fio da minha faca?

Tudo que você vai precisar é de uma folha de papel oficio e a faca, claro.

  • Pegue a folha de papel, segure e erga ela na vertical com uma das mãos;
  • Com a faca já afiada, usando a outra mão, tente cortar a folha de papel sem fazer muito esforço;
  • Nesse ponto é importante que você segure a faca firme para não gerar acidentes;
  • Se a faca cortar o papel com facilidade, está bem afiada, caso contrário precisa afiar mais.

Já que sabemos o que fazer com a faca de corte, mas também preparamos um artigo incrível sobre a faca de manteiga: qual espátula é a melhor de todas, bora testar?

Fonte(s): World Importados, Besteck, Viva Decora BLOG, mybest, Besteck
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.
tags: afiar , corte , faca , reparo

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui