• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Como achar a ponta do plástico filme facilmente

Um método realmente simples para soltar a pontinha do filme pvc.

Bruno Oliveira Publicado: 03/05/2022 09:55 | Atualizado: 03/05/2022 10:01

O plástico filme (filme pvc) pode até ser um utensílio bem prático na cozinha, uma verdadeira mão na roda. Porém quem nunca se estressou quando ele fica embolado e dificulta achar pontinha? Para resolver esse problema, vamos te mostrar uma dica infalível.

 

O que fazer para achar a ponta do plástico filme

 

O truque de mestre é simplesmente armazenar o rolo do plástico filme no congelador. Dessa forma ele resfria e é exatamente isso que a gente quer.

 

O ideal é manter a bobina de filme pvc refrigerada, mas basta 15 a 20 minutinhos para resolver. Agora que você conhece esse truque nunca mais vai se preocupar em perder a pontinha do plástico de novo.

 

Por que o congelador solta o plástico filme facilmente?

O truque tem tudo a ver com a forma que os refrigeradores funcionam, circulando o ar frio em seu interior, ao mesmo que absorve a umidade de tudo que está dentro dele:

“O frio tira a estática do plástico. Boa dica!”, reforçou Bruno Ribeiro, um de nossos seguidores no Facebook.

Segundo Lisa Freedman, diretora de estilo de vida da The Kitchn, “isso também funciona se você está tentando se vestir para o trabalho e lidando com uma saia superestática, tente colocá-la no freezer enquanto termina a maquiagem”.

Carolyn Forte, Diretora do Laboratório de Aparelhos de Limpeza e Têxteis do Good Housekeeping Institute  deu uma chance a esse truque de cozinha da internet – com resultados surpreendentemente bem-sucedidos.

“O plástico foi muito mais fácil de desenrolar e usar. Ele não gruda em si mesmo quando está frio, mas ainda funciona para cobrir um prato. À medida que aquece, volta a ser pegajoso, mas é definitivamente mais fácil de manusear quando está frio”, contou.

Na verdade, tanto o congelador quanto a geladeira praticam esse mesmo processo com o plástico filme, como bem pontuou o Fernando Rodrigues também em nossa página:

“Nem precisa ser congelador. Na geladeira mesmo já funciona!”

Além da estática, a composição molecular do filme plástico – um polietileno com adesivos adicionais – muda quando é exposto a um clima diferente.

“A adesão entre pedaços de plástico pode ser impulsionada pelas moléculas na superfície reorganizando-se para formar ligações químicas fracas”, explicou o Dr. Chad Orzel, Professor Associado de Física e Astronomia no Union College, ao TODAY Food.

De agora em diante chega de sofrer sem achar a pontinha do plástico filme. E aproveitando que você já está expert em usar plástico filme, aproveita e confere essa nossa matéria incrível do sobre como remover a camada dura de cima do mousse usando… plástico filme!

E se eu não quiser usar o plástico filme?

Antes de mais nada é sempre importante lembrar que o plástico em geral (incluindo o filme pvc) é um perigoso degradante ambiental, principalmente por demorar mais de 100 anos para se decompor. Afinal, há algumas exceções em que o plástico filme é indispensável, mas para todas as outras trouxemos alguns exemplos aqui pra te ajudar a substituir esse produto na geladeira:

  • Tampas de silicone: existem algumas tampas que são feitas com silicone não tóxicos e também são apropriadas para proteger os alimentos criando um “vácuo”. Elas são conhecidas como tampas de silicone universal;
  • Filme Mater-Bi: esse filme é feito de bioplástico e é praticamente igualzinho ao plástico filme pvc, com a diferença de ser biodegradável. Apesar de não ser tão fácil de encontrar, vale a procura;
  • Potes de vidro: as vasilhas de vidro são ideais para guardar alimentos na geladeira e essas você encontra fácil em qualquer mercado. Atente-se apenas que ela tenha tampa e feche bem;
  • Pano de cozinha: caso você apenas queira proteger o alimento de outros resíduos, colocar um pano limpo em cima do recipiente também é uma boa opção, só não vai esquecer de lavar bem depois de usar;
  • Prato: outra opção bem simples e que a maioria das pessoas tem. Nesse caso não tem mistério, é só ter um prato que cubra bem a superfície da vasilha e colocar ele em cima. Desse jeito ainda podemos colocar outros potes em cima e otimizar o espaço da geladeira.

Se quiser encontrar mais dicas como essa aproveita e dá uma conferida na matéria que preparamos sobre o substituto sustentável do plástico filme que pode ser lavado e reutilizado. Corre lá!

Fonte(s): Gazeta Online, eHow, KitchenSeer, Unesc, Good Housekeeping
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui