• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

A latinha sacudiu? Como abrir sem espirrar bebida pra todo lado

A técnica é extremamente simples e tem fundamento científico.

Daiane Oliveira Publicado: 19/05/2022 09:26 | Atualizado: 19/05/2022 09:29

Minha latinha de cerveja/refrigerante caiu no chão, dá para abrir sem fazer sujeira? Todo mundo já passou por esse dilema na vida. Eis que a resposta chegou!

 

Viral: dica para abrir a latinha que sacudiu sem fazer sujeira

Quem nunca abriu uma latinha que caiu no chão e fez a maior lambança, não é? Na verdade, nem precisa cair, às vezes o próprio transporte (especialmente se for de moto) sacode as bebidas o suficiente para que elas sejam responsáveis por uma bagunça ao abrir.

Será que existe uma solução imediata para este problema? A internet diz que sim. O tiktoker estadunidense Sidney Raz, conhecido por compartilhar “truques que você precisa saber antes dos 30 anos” compartilhou uma dica que fez sucesso.

Em um vídeo assistido mais de 5 milhões de vezes, Raz dá uma dica simples para evitar que a latinha “exploda” ao abri-la após muita agitação – como uma queda, por exemplo. O truque consiste apenas em dar leves batidas com o dedo, ao redor da latinha. E isso, segundo Sidney, já resolveria o problema.

Como dica boa é dica testada, fomos descobrir: Será que funciona?

 

Teste: abrindo latinha sacudida sem fazer bagunça

O autor do vídeo original não deu detalhes sobre o tamanho ou a temperatura da lata interferirem ou não na eficácia da dica. No nosso teste, utilizamos uma latinha de cerveja com 269mL. Estava bem gelada.

O primeiro passo para testar a eficácia da dica foi sacudir bastante a latinha.

(é claro que na hora da aplicação prática você não precisa sacudir, visto que o truque é justamente para embalagens que caíram ou foram muito agitadas)

 

Depois, demos vários petelecos (batidinhas) ao redor da lata.

 

Depois foi só abrir a latinha.

Ela espumou um pouquinho, mas nada de bagunça!

 

Resultado: o truque para abrir latinha sem derramar funciona?

Sim. O truque funciona bem. Como é possível ver em nosso vídeo de teste, agitamos bastante a latinha e, ao abrir, ela espumou só um pouquinho, nem o suficiente para escorrer e fazer sujeira.

Nos comentários do vídeo das nossas redes sociais, vários seguidores mencionaram já conhecer a dica e aprová-la.

Até na garrafa de refrigerante isso funciona, ou na lata. Faço isso quando chego do supermercado e quero beber uma geladinha“, comentou Rita de Cássia no Facebook.

Funciona. Mas dependendo, tem que bater bastante. Funciona muito bem e eu faço isso há anos“, mencionou outro seguidor também no Facebook.

Ótimo. Dica aprovada. Mas, afinal…

 

Porque a “técnica do peteleco” funciona?

Há alguns anos, Christopher Arthur Edward Hamlett, professor de Química e Física, escreveu sobre este assunto para o site The Conversation e explicou em detalhes do “fenômeno”.

Hamlett detalhou que quando a lata está fechada, bolhas de gás microscópicas se ligam ao interior dela; ao passo em que quando a latinha é aberta, essas bolhas aumentam de tamanho, se desprendem do interior da lata e sobem até a saída, empurrando o líquido com violência neste percurso. É isso o que faz o líquido “estourar”.

O truque de dar batidinhas ao redor da lata serve, segundo o professor, para dissipar estas bolhas de gás antes de abrir. Desta maneira, as bolhas conseguem chegar até a parte de cima sem precisar necessariamente empurrar a bebida com elas.

 

O que você precisa saber sobre esta dica:

  • Dar batidinhas na lata que foi agitada evita que a bebida espirre;
  • A dica serve para latas e garrafas, sejam elas cerveja, refrigerante, água com gás ou qualquer bebida gaseificada;
  • O líquido pode espumar, mas não há uma “explosão” da bebida.

Assista aqui nosso vídeo completo com mais informações.

 

Daiane Oliveira
Jornalista, artesã, feminista, acadêmica de Literatura e mãe. Discute religião, política, sexo, hábitos sustentáveis e amenidades. Não discute futebol porque não entende. Quem sabe um dia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui