• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Comer Casca de Banana faz mal?

Não faz, mas existem algumas considerações.

Seja por conta do desperdício, seja pela economia, a casca da banana tem sido cada vez mais utilizada como farinha, pasta ou em variadas receitas, principalmente veganas e vegetarianas. Inclusive uma delas virou um artigo aqui do SOS, a “Carne Louca” de casca de banana.

Muitos especialistas afirmam ser um alimento altamente nutritivo e com muitos benefícios para a saúde. No entanto, existem algumas dúvidas sobre o consumo da casca dessa fruta. Principalmente, porque pode conter maior quantidade de agrotóxicos em comparação com a polpa.

Também conhecidos como defensivos agrícolas, pesticidas ou agroquímicos, os agrotóxicos são compostos químicos utilizados na agricultura para combater insetos, doenças ou plantas daninhas que prejudiquem o lucro a plantação.

Segundo a Doutora em Bioquímica Estrutural e professora de toxicologia da Universidade Federal de Ouro Preto, Karina Taciana:

“existem diferentes tipos de agrotóxicos. Os agrotóxicos considerados pela ANVISA como sistêmicos que penetram na polpa e casca e não são removidos por lavagem. E os agrotóxicos considerados “de contato”, que podem ter sua concentração diminuída após a remoção da casca do alimento e consumo da polpa”.

Os problemas de saúde que mais se relacionam com o consumo de agrotóxicos, segundo a especialista são:

problemas hormonais, distúrbios dos aparelhos reprodutores femininos e masculinos, alterações no fígado, rins, câncer e alterações no sistema nervoso central”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) explica que a extensão dos danos causados por agrotóxicos depende da sua composição, função na agricultura e do tempo de exposição das pessoas a eles.

Os efeitos provocados por esse composto químico é diferente dependendo da dose e até da forma como a pessoa teve contato com o agrotóxico: ingestão, inalação ou contato direto com a pele.

Afinal, comer a casca da banana faz mal ou não?

Não, se o consumo for moderado ou se optar pela banana orgânica. Segundo relatório do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos (PARA) de 2008 realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a banana brasileira apresentou 1,03% de agrotóxicos em sua casca, valor considerado baixo quando comparado com outras frutas que consumimos normalmente, inclusive com a casca.

“No Brasil, são autorizados para o cultivo de banana mais de 15 agrotóxicos. Entre eles estão principalmente acaricidas, formicidas, fungicidas e inseticidas”, alerta Karina Taciana.

A banana não aparece entre os alimentos com maior quantidade de agrotóxicos.

A nutricionista Juliana Pizzocolo explica que “se a fruta for higienizada da forma correta, ou consumida da forma mais segura, orgânica, pode ser consumida, sim”A casca da banana possui muito mais minerais do que a própria fruta. Além de que, seus benefícios são maiores que o da polpa.

A casca é rica em:

  • Fibras: combate a prisão de ventre e regula os níveis de açúcar e de colesterol no sangue;
  • Luteína: antioxidante poderoso, que mantém a boa saúde dos olhos e previne o envelhecimento precoce e doenças como câncer e aterosclerose;
  • Ômega-e e ômega-6: controlam a inflamação, combatem o colesterol alto e previnem doenças do coração;
  • Potássio: importante para a formação de dentes e ossos e para evitar fraqueza e fadiga muscular;
  • Cálcio: fortalece ossos e músculos;
  • Magnésio: previne a diabetes e mantém a saúde do sistema nervoso.

Por ser rica em fibras, algumas pessoas relataram problemas com gases e diarreia. A nutricionista explica que isso acontece porque ela é rica em amido.

“A casca da banana contém grandes quantidades de amido resistente, o que leva a uma fermentação por conta do maior tempo de digestão, além de fibras solúveis e frutose que também causam gases. Algumas pessoas são mais sensíveis”, explica.

Para evitar este tipo de desconforto a nutricionista indica que o consumo da casca de banana não seja frequente.

Ingerir casca de banana não é bom apenas para o nosso corpo, mas é bom para o meio ambiente também. A casca da banana além de poder ser consumida pode ser utilizada como fertilizante, na purificação de água e na compostagem.

Para aprender como higienizar a casca da banana, acesse nosso tutorial completo. De qualquer forma, sempre opte pela fruta orgânica quando puder.

Lembrando que nenhum agente de limpeza foi eficaz ao retirar agrotóxicos dos alimentos. O único ingrediente caseiro que teve bons resultados foi o bicarbonato de sódio, exatamente para limpeza das cascas – o teste envolveu apenas maçãs, e foi feito com com 2 tipos de pesticidas. Mais informações aqui.

Fonte(s): Ativo Saúde, Estadão, Cultivando, Toda Matéria
Aline Vilela
Jornalista, se acha blogueira de Instragram. Gosta de tirar selfies e fotos do look do dia. Não come queijo, só se for na pizza (como é que é?). Arroz é por baixo e feijão por cima. Ama ler e passou a adolescência entretida com romances água com açúcar.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui