Dicas

Como gelar bebidas na lata em segundos (truques inusitados)

12 de maio de 2023
Postado por Bruno Oliveira

O canal de curiosidade e educação, Manual do Mundo publicou um vídeo testando diversas técnicas sobre como gelar a bebida dentro de uma latinha mais rápido. Uma das técnicas que mais se destacou envolvia uma furadeira, um cordão, a latinha fechada e um balde com gelo.

Para testar isso, contamos com a participação exclusiva da Ana Bonassa e da Laura Marise, cientistas e criadoras do canal de divulgação científica “Nunca Vi 1 Cientista”. Elas nos explicam melhor como e por que essa técnica funciona. Acompanhe!

 

Como gelar a latinha com uma furadeira

Materiais

  • Furadeira*
  • Cordão
  • Balde
  • Água
  • Gelo

*Para evitar acidentes, use uma furadeira à bateria.

Passo a Passo

Primeiro você precisa da latinha e de um balde com água e gelo.

 

Prenda uma ponta do cordão no mandril da furadeira e a outra você amarra no puxador da latinha.

 

Agora é só imergir a lata presa ao cordão na vertical, dentro do balde, e ligar a furadeira também na vertical para que ela gire. Vale reforçar que a furadeira não deve entrar em contato com a água.

Faça isso por 2 minutos sem parar.

 

Em nosso experimento, ao passar esse tempo a lata que antes estava em temperatura ambiente apresentou impressionantes 4,3 ºC.

 

Como essa técnica funciona

Ana Bonassa e Laura Merise nos disseram que o truque funciona porque o movimento causa uma aceleração na troca de calor entre o exterior e o interior da latinha:

“Uma lata troca calor com o gelo primeiro na parte de fora. Mas, conforme essa parte de fora vai perdendo calor, cada vez mais camadas internas vão perdendo calor, até que tudo fique na mesma temperatura.”, explica Ana Bonassa.

 

“Mas se você agita o líquido, você mistura a parte de fora, que gela primeiro, com a parte de dentro que demoraria mais. Com isso você força a troca de calor mais rápida, e o que demoraria duas horas para gelar, leva só dois minutos.”, conclui Laura Marise.

Lembrando que essa troca de calor funciona de acordo com a Segunda Lei da Termodinâmica, porque o calor sempre flui espontaneamente do objeto com temperatura mais alta para o objeto com temperatura mais baixa.

 

Como gelar a bebida com uma panela de pressão

Para essa técnica, você vai precisar do seguinte.

Materiais:

  • Panela de pressão
  • Água
  • Gelo

Passo a passo

Primeiro coloque água e gelo dentro da panela de maneira a envolver toda a garrafa.

 

Feche bem a panela e chacoalhe com cuidado por 1 minuto sem parar.

 

O resultado foi ainda mais impressionante, já que em apenas 1 minuto o líquido dentro da garrafa alcançou inacreditáveis 4,1 ºC, provando ser mais eficiente que a técnica da furadeira.

 

Truque para evitar que a latinha exploda quando você abrir

Essa é bem fácil, basta dar uns petelecos na latinha antes de abrir e ela não vai estourar com tudo.

Isso porque dar uns tapinhas na lata antes de abrir ajuda a eliminar as bolhas de gás microscópicas, evitando que elas aumentem de tamanho e empurrem o líquido com força.

 

O que a galera achou dessa dica

Os seguidores do Almanaque SOS adoram esses experimentos científicos e compartilharam suas dicas e opiniões com a gente:

“Ne melhor colocar no TANQUINHO ainda dá para por várias latas ❤️ gira sozinho e não ficamos cansado.”, diverte-se Neiva Elen em nosso Instagram.

“Cerveja quente + gelo + sal grosso, e mistura, uns 10 a 15 minutos já ta congelando.”, sugere Rodrigo Nunes em nosso TikTok.

“Pra gelar um engradado é só por na máquina de lavar e centrifugar, se quiser a cerveja mais leve é só por amaciante.”, brinca Marcus Vinicius em nossa página no Facebook.

“Almanaque + Manual + Nunca Vi um Cientista. Incrível, meu coração derreteu agora .”, comenta Mariana Spalenza em nosso canal no Youtube.

Se você se empolgou com essa técnica, saiba que também é possível congelar líquidos quase instantaneamente.

MATÉRIAS RELACIONADAS