• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Como fazer Brigadeiro: 21 dicas, truques e receitas especiais!

Que tal fazer brigadeiro no banho-maria ou recheá-lo com cream cheese?

Andresa Araujo Publicado: 12/10/2020 11:48 | Atualizado: 12/10/2020 11:49

Você conhece todos as dicas, truque, macetes e gambiarras para fazer um bom brigadeiro? Acredite, vai muito além do trio manteiga, leite condensado e chocolate em pó. Vamos sair da mesmice?

 

Porque praticamente todo mundo gosta de brigadeiro

Além de comida afetiva de final de semana (quem nunca teve uma infância marcada por alguma dor de barriga por excesso de brigadeiro?), essa guloseima ainda é tradição nas festas de aniversário.

Por conter chocolate, o doce dispara nossa sensação de felicidade — devido à produção de serotonina, estimulado pelo aminoácido triptofano encontrado no cacau —  e, quando feito com ingredientes mais saudáveis ou apenas ingerido em pequenas porções, não engorda.

Além disso, mesmo tendo sua receita criada nos anos 40, o brigadeiro não ficou estagnado no tempo. Hoje é possível fazê-lo até com flocos de milho.

Por isso, fique por dentro desses toques especiais para dar ao seu brigadeiro!

 

1. Como achar o ponto certo de enrolar

Além da cobertura de bolos e outros doces, o brigadeiro enrolado em formato de docinho também agrada a praticamente todos os paladares. Mas, para fazê-lo, não tem jeito, você deve ficar atento a alguns passos a mais, como os dados pela confeiteira Pamella Wojtyga.

O ponto de enrolar é quando o brigadeiro começar a “se separar” ao movimento da espátula no fundo da panela, observe o exemplo:

 

2. O ponto do brigadeiro para usar em cobertura vs. para enrolar

Quem nunca colocou brigadeiro na cobertura do bolo, não é mesmo? O problema é que essa camada pode ficar muito dura, em contraste com o bolo fofinho. Por isso, é importante diferenciar o ponto para cobertura do ponto para enrolar.

A Beca Milano ensina uma outra forma de achar o ponto do brigadeiro.

  • Tire um pouco dele com uma colher, espalhe sobre uma pedra ou sobre a bancada mesmo para esfriar e pegue um pouco com os dedos:
  • Se ao esticar o brigadeiro e ele romper facilmente, é porque o ponto dele é o de cobertura:
  • Mas se você esticar e ele demorar um pouco mais a se romper, é porque ele chegou no ponto de enrolar:

 

3. Brigadeiro cremoso, com perfeição e sem grudar

Mais algumas dicas imperdíveis da Pamella Wojtyga:

  • Brigadeiro com cremosidade: utilize uma panela larga e com fundo grosso.
  • Truque do brigadeiro perfeito: enquanto fizer o brigadeiro, mexa com a colher sem parar, em fogo baixo e, depois que a mistura alcançar a fervura, não apague o fogo, mantenha-o aceso por mais alguns minutos.
  • Para que o brigadeiro não grude nas mãos: evite utilizar a manteiga porque pode deixar seu docinho com o gosto dela. Molhar as mãos só com água já funciona bem.

 

4. Brigadeiro sem necessidade de ser levado ao fogo

Para um brigadeiro mais prático e até mais seguro para a criançada, basta derreter a manteiga com o chocolate no micro-ondas, adicionar creme de leite, leite em pó e cacau em pó. Depois é só bater tudo no liquidificador!

Acesse a receita do portal Água na Boca para checar as quantidades.

 

5. Brigadeiro no banho-maria

Pode ser que o brigadeiro de micro-ondas dificilmente chegue ao ponto de enrolar ou, pior, ele pode ferver e sujar tudo. Por isso, a Paula Cinini do The Cookie Shop teve essa ideia genial de técnica de brigadeiro, na qual se coloca o brigadeiro no forno e coberto por papel alumínio.

Mas saiba que ela pode levar até 2 horas para ficar pronto, por isso é ideal para quem precisa cozinhar outros alimentos durante esse tempo.

 

6. O que fazer se o brigadeiro passar do ponto

O brigadeiro de enrolar precisa ser mantido em fogo baixo por mais alguns minutos depois da fervura, mas, se você deixar por muito tempo, a massa pode ficar dura, pesada e com aspecto de “puxa-puxa”.

Isso acontece porque o açúcar cristaliza, inclusive, mesmo com o preparo indo bem, a borda da panela fica com esse chocolate endurecido. E o que fazer se isso acontecer na massa toda?

A Massucar Doceria ensina a salvar esse brigadeiro. Basta retorná-lo ao fogo baixo com creme de leite (acrescentar aos poucos).

 

7. Como deixar o brigadeiro mais lisinho e brilhoso

Se você tem a impressão de que o brigadeiro tradicional é muito gorduroso por causa da manteiga, você pode substitui-la por gema de ovo peneirada. Além de diminuir a gordura, ele deixa a massa com aspecto mais sedoso e brilhoso.

Depois de quebrar o ovo, separe a clara, coloque a gema na peneira, fure-a com um garfo (mais de uma vez, se necessário) e deixe-a escorrer naturalmente.

 

8. O brigadeiro empelotou. E agora?

Para a doceira Juliana Motter, é possível socorrer o brigadeiro que ficou com “caroço”.

Assim que você notar as bolotinhas na massa, retire-o imediatamente do fogo e bata sem parar. Mexa com bastante intensidade até elas desmancharem.

 

9. Como substituir o granulado no docinho

Sempre que puder, evite usar o granulado para cobrir o seu brigadeiro porque eles são feitos de açúcar com sabor de chocolate, não de chocolate em si. Igual o achocolatado!

Blossons, splits, vermiccelis e granulés são alguns dos melhores ingredientes para cobrir seu brigadeiro de enrolar.

Blossons para cobrir docinhos

 

10. Receitas de Brigadeiro

1. Coxinha fake de brigadeiro

Se você tem pavor de comida doce e salgada, fique tranquilo porque essa receita é de uma coxinha fake. O lance é você pegar um morango com uma ótima aparência (tamanho médio a grande) e cobri-lo com brigadeiro, assim, por fora, ele vai parecer uma coxinha de chocolate.

A combinação de sabores é sensacional.

O chef Kadu Barros acrescentou mais uma dica para quem não é especialista em doces: adicionar um pouco de sal e creme de leite para diminuir o gosto doce e dar mais equilíbrio ao sabor final.

 

2. Brigadeiro de bolo de cenoura

A receita de brigadeiro já é bastante simples, então se você está disposto a fazer uma guloseima mais completa, aposte no brigadeiro recheado com bolo de cenoura.

Você basicamente fará o bolo de cenoura, irá cortá-lo em pedacinhos, fazer o brigadeiro de enrolar e cobrir os pedacinhos. É como um mini bolo de cenoura com cobertura de chocolate, experimente!

 

3. Brigadeiro de caramelo com flocos de milho e chocolate branco

Essa receita bem diferente é do Lucas Corazza e, primeiramente, você vai fazer uma calda de caramelo comum, deixar secar e processá-la até ela virar um pó, que será o substituto do achocolatado que usamos no brigadeiro tradicional. Depois, é só acrescentar a manteiga e o leite condensado.

Com o brigadeiro de caramelo feito, o passo seguinte é derreter o chocolate branco, misturá-lo com cereal de milho e utilizar esse creme como cobertura do brigadeiro de caramelo. Ele fica com uma cara muito boa. Acesse a receita completa, vale a pena testar!

 

4. Brigadeiro de cerveja

Essa receita é super simples, mas com um toque que pouca gente pensou em dar, não é mesmo? É só fazer o brigadeiro da forma tradicional, com a adição de cerveja do tipo pilsen puro malte e cobri-lo com chocolate belga granulado.

Confira o passo a passo!

 

5. Brigadeiro de biomassa

Para não engordar e comer muito sem peso na consciência, experimente uma opção mais saudável também! A biomassa consiste em bananas verdes cozidas, é muito nutritiva e ajuda no trânsito intestinal.

Para fazer o brigadeiro, é só juntar tudo na panela. Então, se você não gosta muito do sabor da biomassa, colocá-la no brigadeiro vai ajudar a consumir esse superalimento. Para mais detalhes, acesse a receita completa.

 

6. Brigadeiro sem lactose

Essa receita é perfeita para quem possui restrições alimentares e nem por isso precisa ficar sem comer o docinho. É só comprar (ou fazer) leite condensado de soja e utilizar uma margarina sem lactose (como a da Becel).

Para mais detalhes sobre o preparo, acesse a receita.

 

7. Escondidinho de brigadeiro com frutas

Mais uma receita que lembra a salgada! Mas na verdade é só fazer o brigadeiro normal, colocá-lo em um potinho, adicionar uma camada de frutas (morangos, uvas e manga flambadas no conhaque) e voltar com a camada de brigadeiro.

Confira a receita na íntegra.

 

8. Brigadeiro com menta

Existem dois tipos de pessoas: as que gostam de chocolate com menta e as que não gostam. Nesse delicioso brigadeiro com menta, vai suco de hortelã feito com as folhas que deixa o doce super diferente.

Confira a receita no Viver de Brigadeiro!

 

9. Brigadeiro brûlée

Não podíamos deixar de fora alguma dica da chef confeiteira Danielle Noce. Ela tem uma versão sensacional de um brigadeiro geladinho com uma casca crocante de açúcar.

Confira o passo a passo do brigadeiro gourmet.

 

10. Brigatone

E se você recheasse o brigadeiro com panetone? Sim, o nome para ele seria brigatone! A receita é bem simples, basta ter sobras de panetone e adicionar farinha de amêndoas para dar aquele toque especial ao brigadeiro.

Leia mais sobre a receita.

 

11. Brigadeiro de café com cream cheese

Esta combinação do Receita Sem Fronteiras é de realmente dar água na boca! O café vai dissolvido no creme de leite do brigadeiro e o cream cheese vira um pontinho de recheio.

Leia a receita completa e experimente na sua casa!

 

12. Brigadeiro branco de Oreo (ou Negresco)

Seja do time biscoito, bolacha, ou se você curte chocolate branco, existe uma receita de brigadeiro para todo mundo!

 

Viu só? Ideias não faltam para sair da zona de conforto do brigadeiro tradicional!

Andresa Araujo
Redatora, estoica, reflexiva, profunda, blasé... e colecionadora de vídeos de coreografias criadas por populares no Twitter.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui