Tem certas coisas que não precisaria nem explicar, né, Brasil? Tipo: se você jogar uma injeção no lixo, ela vai espetar alguém no futuro. Não precisa ser nenhum gênio para fazer essa previsão.
Há algum tempo, o SOS já ensinou a descartar lâmpadas velhas e outros objetos cortantes. Mas pelo jeito não foi suficiente.
Eis que um vÃdeo viralizou nas redes sociais; um alerta de um gari que acaba de ter a mão furada por uma seringa. É visÃvel o tanto que as mãos do profissional tremem durante o vÃdeo, o que ele mesmo indica ser sinal do trauma.
Imagine ser espetado por uma injeção descartada?! Pois é. Então vamos aprender a maneira correta de descartar esse tipo de lixo:
IMPORTANTE: vamos colaborar com os lixeiros…vejam a mensagem.Tenho certeza que podemos ajudar! pic.twitter.com/MAMCsxP9PY
— Amarildo, o possesso! (@SpitfireAN) July 17, 2018
No vÃdeo, o gari ensina: coloque as seringas dentro de garrafas (pet ou de vidro) e tampe bem. Assim, você evita que qualquer outra pessoa seja exposta a riscos. Simples assim.
Vale lembrar que, afora os garis, muitos outros profissionais trabalham na coleta de lixo, além de muitas famÃlias que recolhem materiais como papelão. Animais de rua podem se machucar gravemente ao procurarem por comida. Crianças podem pegar as seringas por curiosidade ou brincadeira. Por isso, muito cuidado!
Algumas pessoas comentaram sobre o vÃdeo, dizendo que faltava consciência para quem descartava materiais perigosos de maneira tão irresponsável.
É o mÃnimo que podemos fazer. Lâmpadas também, latas, enfim, para cada coisa há um modo de fazer o que é certo e não custa nada. Consciência é tudo!
— Valentina De Orleans (@PrincessOrlean) July 17, 2018
Ideias para o descarte consciente não faltam. O importante é isolar bem o lixo perigoso.
?
Aqui a gente enrola em bastante jornal e depois numa sacola saparada.— Antônio do Couto Jr. (@antoniocoutojr) July 18, 2018
da pra cortar a caixa de leite colocar o vidro dentro e dps passar fita
— vânia (@vanessakister) July 18, 2018
Dica sem erro
Se você estiver em dúvida sobre como jogar as seringas fora, ou se ainda achar perigosos esses métodos de descarte, existe também a possibilidade de retornar esse lixo hospitalar para órgãos de saúde. Afinal, além de cortante, seringas são materiais infectantes (podem infectar outras pessoas com doenças).
E gente, material hospitalar não descarta no lixo normal. Leva num hospital ou órgão da saúde, lá eles são obrigados a dar destinação pra essas coisas (que tb não são recicláveis). Ajuda os lixeiros e a natureza 🙂
— isa (@isabobora_) July 18, 2018
Entreguem seringas em unidades de saúde
— maria teresa (@mteresaortc) July 18, 2018
aqui no posto de saúde que eu trabalho nós orientamos os pacientes a entregar de volta pra nós nas garrafas quando ta cheia. a coleta hospitalar que leva embora
é mais seguro pra todos.— rustygrrl (@dazeanconfiuz) July 18, 2018
Além de deixar tudo separadinho, jogue o lixo no lugar correto!
Se já é ultrajante encontrar embalagens vazias e restos de alimentos jogados por aÃ, imagine entrar em contato com uma seringa usada.
Eu ja fui quase espetado por uma siringa dessa na praia do flamengo aqui no Rio
— ?? Zalmir BolsoMoro Brasil (@ZalmirIG) July 18, 2018
E bom senso, gente. Bom senso sempre!
É muito egoÃsta você descartar seu lixo de qualquer jeito, sem pensar no próximo!
Aliás um absurdo ter que fazer um vÃdeo pra explicar umas coisas dessas isso ai é questão de bom senso poxa
— Conde (@Conde_Paspalho) July 19, 2018
Que PaÃs é esse gente?
Coisas SIMPLES, que nem precisávamos ser instruÃdos. Guardemos nossas "Facilitações" e EgoÃsmo e pensemos um pouco mais nos outros.
Me causa asco por exemplo, ler numa Placa: "Não Pise na Grama" .
A desculpa seria o PaÃs de Analfabetos ou Burros mesmo?— Robson MORO Dores (@robdores) July 17, 2018
Como o vÃdeo foi compartilhado muitas vezes, ficou difÃcil de encontrar o original. Se você souber de onde esses garis são, dá um toque pra gente nos comentários.