• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Vai, planeta!

Forragear: truque para o cachorro fazer coco e xixi no lugar certo

A técnica se utiliza do instinto do próprio animal para evitar sujeira no lugar errado.

Junio Silva Publicado: 04/09/2020 15:33 | Atualizado: 04/09/2020 15:44

Você já não sabe mais o que fazer para que o cachorro (ou gato) entenda como fazer coco e xixi no lugar certo? Ao forragear, talvez esse problema possa ser resolvido através de um instinto do próprio animal. Entenda a seguir.

 

Forrageamento é bem estar para o seu animal de estimação

Sabe quando sentimos fome e logo corremos para a geladeira, ou decidimos pedir alguma coisa para comer? No mundo animal, esse ato de procurar comida é chamado de forragear, quando animais usam seus instintos e sentidos motores na busca por alimento.

Diferente dos bichos que vivem soltos na natureza, passando a maior parte do tempo acordados procurando comida, boa parte dos cachorros domésticos não precisam se esforçar tanto para encontrar alimento, afinal, nós os alimentamos.

Como uma mãe que cuida de um filho, os bichinhos não precisam suar para encontrar comida e garantir a sua sobrevivência, como fazem alguns animais selvagens.

Mesmo que isso represente bem estar para suas vidas, é importante manter o hábito do forrageamento. Esconder os petiscos, por exemplo, é uma excelente ideia. Assim, os pets se exercitam física e mentalmente, colocando seus instintos para funcionar. Isso traz uma melhor qualidade de vida para eles.

Fazer com que o animal trabalhe mais para encontrar comida, obrigando ele a forragear de certa forma, pode ser feito de diversas maneiras, muitas delas simples e fáceis.

  • Com o uso de brinquedos interativos;
  • escondendo a ração em cantos espalhados pela casa;
  • ou apostando em comedouros que dificultem e estimulem o animalzinho.

Nesse último caso, o comedouro lento (com obstáculos) auxilia inclusive na diminuição de flatulências.

 

Como o forrageamento pode ajudar a diminuir o xixi e coco em lugares errados?

Para começar a entender como essa técnica auxilia no controle do xixi, primeiro devemos entender que, assim como nós, cachorros buscam lugares limpos na hora de matar a fome, ou seja, pets não gostam de se alimentar em seus banheiros.

Por isso, a dica do médico veterinário Rafael Ramos é tão interessante. Em um vídeo, publicado no Tik Tok, o especialista se baseia no forrageamento e na higiene do animal para contornar o xixi e coco fora de lugar.

@caodeouroForrageamento é bem-estar e ainda pode te ajudar com o Xixi no local errado.##caodeouro ##dog ##cao ##cachorro ##forrageamento ##xixiecoco♬ som original – caodeouro

Ao espalhar um pouco de ração (seca) pelo tapete, o animalzinho entende que aquele espaço não é um banheiro. Seguindo a lógica citada anteriormente, ele não vai fazer suas necessidades no local em que comem.

Rafael alerta que a melhor técnica para que o animal faça xixi no lugar certo é ensinar o lugar correto; o método do forrageamento vale como uma dica inicial.

 

Coco e xixi no lugar certo

Um dos principais pontos na hora de educar um cão, segundo nos orientou a veterinária Jaqueline Dias, é “colocar o pote de comida longe do tapete ou caixa higiênica. Justamente para não atrapalhar a associação do pet entre o local certo de comer e o de fazer suas necessidades”.

Neste contexto, ao colocar pequenos petiscos ou porções de ração no local onde o teimoso insiste em fazer xixi ou coco, incentivando ele a forragear, pode criar uma associação que ali existe comida e, consequentemente, que não é lugar de fazer sujeira.

“Sabendo que os cachorros possuem esse hábito, colocar petiscos ou ração onde você quer que ele não urine pode funcionar”, explica Jaqueline.

A veterinária Bárbara Marinho concorda com a eficácia do truque. Mas alerta que alguns animais podem não se importar em comer no mesmo lugar onde fazem suas necessidades. Logo, continuarão fazendo xixi ou coco naquele local, tornando a dica de colocar ração em pontos onde você não quer mais limpar xixi, ineficaz.

“Essa questão do forrageamento é interessante e pode dar certo, mas o animal já precisa ter essa associação entre lugar de comer e de ser o seu banheiro, em mente”, explica.

Bárbara cita outro exemplo onde o truque de colocar ração no tapete pode não dar certo:

“Vamos supor que você quer ensinar um filhote que acabou de adotar a fazer xixi só em determinado lugar da casa, e não em outros locais. Fica meio complicado você espalhar ração no restante da casa. Isso seria interessante para os que já têm esse hábito de associar os dois lugares”.

Nesses casos, a veterinária recomenda outros métodos que podem ajudar seu bichinho a não fazer mais sujeira pela casa.

Preste atenção no comportamento dele quando está prestes a fazer xixi ou coco, como:

  • ficar cheirando o local;
  • rodar;
  • ou ficar andando em um certo ponto.

Tudo isso pode te ajudar a se antecipar e levar o seu cachorro até o local correto. Segundo Bárbara, “conseguindo fazer isso umas três ou quatro vezes, ele já vai entender”.

De acordo com a especialista, você pode apostar em produtos específico para isso:

“Produtos que são encontrados em lojas de pet-shop que vão ter um cheiro marcante para o animal, que vai ajudar ele a acostumar a fazer xixi naquele determinado local onde você aplicar o produto.”

 

Fonte(s): Cao de Outro - TikTok, It Pet Blog, Cão Cidadão, Patas em Pauta - Youtube, Cão de Outro - TikTok (2), Patas da Casa, Patas da Casa (2)
Junio Silva
Jornalista, cronista, e ex-futura promessa do futebol.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui