A criadora de conteúdo Beatriz Rodrigues, do perfil Nosso Apezinho 502, publicou um vídeo ensinando como fazer coco caramelizado na airfryer. De acordo com a autora, basta cortar o coco em cubinhos, umedecer na água, misturar com açúcar e levar para a fritadeira.
Dado o nosso amor pelo coco, seria uma pena não tentar descobrir: Será que Funciona?
Teste: como fazer coco caramelizado na airfryer
São apenas dois ingredientes, portanto tome nota!
Ingredientes:
- 1 Coco em pedaços
- 4 colheres (sopa) de açúcar refinado
Passo a Passo
Compramos a carne do coco seco já separada da casca, portanto a única coisa que fizemos foi remover a casquinha mais fina com um descascador de legumes.
Cortamos o coco em cubinhos com o auxílio de uma faca.
Enquanto isso, colocamos a airfryer para preaquecer. Foram 10 minutos a 200ºC.
Com os cubinhos já cortados, os mergulhamos em água para umedecer. Logo depois, escorremos e colocamos os pedaços em um novo recipiente, no qual adicionamos o açúcar.
Misturamos bem os cubinhos para que o açúcar possa se misturar e grudar na fruta molhada.
Por fim, depositamos a mistura na airfryer e assamos por 20 minutos, fazendo pausas a cada 2 minutos para mexer os cubos com uma colher e assim fazer com que eles assem de maneira uniforme.
Resultado: caramelizar coco na airfryer funciona?
Resposta rápida: sim, funciona maravilhosamente bem!
Com a primeira mordida, o sabor te transporta imediatamente para o universo das castanhas açucaradas de shopping. Mas assim como o pão de queijo da padaria, é necessário comer fresquinho, pois depois de um tempo ele pode ficar murcho e grudento.
A boa notícia é que o caramelo em volta é uniformemente dourado e delicioso, ou seja, você pode contar com ele para matar aquela vontade de um docinho!
Dada a receita, se você está prestes a enfrentar o desafio de abrir um coco seco, confira nosso artigo sobre como fazê-lo no micro-ondas!
Como funciona a caramelização do coco na airfryer
Segundo nota publicada pela UFRJ, a caramelização ocorre quando o açúcar é aquecido e derretido, formando um líquido espesso que adere ao coco e endurece quando esfria:
“A caramelização envolve a conversão de açúcares em compostos coloridos pela hidrólise inicial em monossacarídeos seguida da polimerização deles pela influência do calor. “
Contudo, é importante lembrar de tomar cuidado para não deixar a mistura na airfryer por muito tempo, pois o açúcar pode queimar e dar um sabor amargo ao coco.
Como funciona a caramelização natural do coco
Vale dizer que o coco, assim como outras frutas, é rico em frutose, glicose e sacarose. Esses são açúcares naturais que também podem servir para a caramelização do alimento, como conta o nutricionista Thiago Bronze em seu comentário no nosso Instagram:
“Nem precisa colocar açúcar, coco assado é vida 😍😍😍”
Entretanto, o resultado não fica exatamente igual ao método indicado pela autora, já que a quantidade de açúcar depositado na receita é bem maior que a presente no alimento. Além disso, a textura também fica um pouco diferente, o doce fica menos crocante por fora.
Ainda assim, é importante ressaltar que o açúcar natural dos alimentos não foi refinado, portanto costumam ter baixo índice glicêmico e, assim, a insulina é liberada de forma lenta no organismo.
O que a galera achou desse teste
A ideia foi bem recebida pelos seguidores do Almanaque SOS, que expressaram suas dicas e opiniões conosco nas nossas redes sociais:
“Eu não tiro a parte escura do coco, é fibra! 🤩 E prefiro pois fica ainda mais crocante 😋”, disse Valdinete Rodrigues em nosso Instagram.
“Sou diabética, tentei fazer com xilitol, mas não deu certo 😔.”, lamenta Josiani Brito em nosso TikTok.
“Junto com o açúcar pode colocar um pouco de achocolatado, fica uma delícia também!”, sugere Alelis Ribeiro em nossa página no Facebook.
“Coloca canela em pó no açúcar, aiiiii vc vai ver a Felicidade 😋😋😋”, indicou Caterri em nosso canal no Youtube.
O que aprendemos com esse teste
- Sim, é possível fazer coco caramelizado na airfryer.
- A caramelização ocorre pela conversão do açúcar em caramelo.
- Dicas dos seguidores incluem deixar a parte escura do coco para ficar mais crocante e adicionar canela ou achocolatado na mistura de açúcar.