Dicas

Coco caramelizado na airfryer: receita de doce fácil

19 de abril de 2023
Postado por Bruno Oliveira

A criadora de conteúdo Beatriz Rodrigues, do perfil Nosso Apezinho 502, publicou um vídeo ensinando como fazer coco caramelizado na airfryer. De acordo com a autora, basta cortar o coco em cubinhos, umedecer na água, misturar com açúcar e levar para a fritadeira.

Dado o nosso amor pelo coco, seria uma pena não tentar descobrir: Será que Funciona?

 

Teste: como fazer coco caramelizado na airfryer

São apenas dois ingredientes, portanto tome nota!

Ingredientes:

  • 1 Coco em pedaços
  • 4 colheres (sopa) de açúcar refinado

 

Passo a Passo

Compramos a carne do coco seco já separada da casca, portanto a única coisa que fizemos foi remover a casquinha mais fina com um descascador de legumes.

 

Cortamos o coco em cubinhos com o auxílio de uma faca.

 

Enquanto isso, colocamos a airfryer para preaquecer. Foram 10 minutos a 200ºC.

 

Com os cubinhos já cortados, os mergulhamos em água para umedecer. Logo depois, escorremos e colocamos os pedaços em um novo recipiente, no qual adicionamos o açúcar.

 

Misturamos bem os cubinhos para que o açúcar possa se misturar e grudar na fruta molhada.

 

Por fim, depositamos a mistura na airfryer e assamos por 20 minutos, fazendo pausas a cada 2 minutos para mexer os cubos com uma colher e assim fazer com que eles assem de maneira uniforme.

 

Resultado: caramelizar coco na airfryer funciona?

Resposta rápida: sim, funciona maravilhosamente bem!

Com a primeira mordida, o sabor te transporta imediatamente para o universo das castanhas açucaradas de shopping. Mas assim como o pão de queijo da padaria, é necessário comer fresquinho, pois depois de um tempo ele pode ficar murcho e grudento.

A boa notícia é que o caramelo em volta é uniformemente dourado e delicioso, ou seja, você pode contar com ele para matar aquela vontade de um docinho!

Dada a receita, se você está prestes a enfrentar o desafio de abrir um coco seco, confira nosso artigo sobre como fazê-lo no micro-ondas!

 

Como funciona a caramelização do coco na airfryer

Segundo nota publicada pela UFRJ, a caramelização ocorre quando o açúcar é aquecido e derretido, formando um líquido espesso que adere ao coco e endurece quando esfria:

“A caramelização envolve a conversão de açúcares em compostos coloridos pela hidrólise inicial em monossacarídeos seguida da polimerização deles pela influência do calor. “

Contudo, é importante lembrar de tomar cuidado para não deixar a mistura na airfryer por muito tempo, pois o açúcar pode queimar e dar um sabor amargo ao coco.

 

Como funciona a caramelização natural do coco

Vale dizer que o coco, assim como outras frutas, é rico em frutose, glicose e sacarose. Esses são açúcares naturais que também podem servir para a caramelização do alimento, como conta o nutricionista Thiago Bronze em seu comentário no nosso Instagram:

“Nem precisa colocar açúcar, coco assado é vida “

Entretanto, o resultado não fica exatamente igual ao método indicado pela autora, já que a quantidade de açúcar depositado na receita é bem maior que a presente no alimento. Além disso, a textura também fica um pouco diferente, o doce fica menos crocante por fora.

Ainda assim, é importante ressaltar que o açúcar natural dos alimentos não foi refinado, portanto costumam ter baixo índice glicêmico e, assim, a insulina é liberada de forma lenta no organismo.

 

O que a galera achou desse teste

A ideia foi bem recebida pelos seguidores do Almanaque SOS, que expressaram suas dicas e opiniões conosco nas nossas redes sociais:

Eu não tiro a parte escura do coco, é fibra! E prefiro pois fica ainda mais crocante “, disse Valdinete Rodrigues em nosso Instagram.

“Sou diabética, tentei fazer com xilitol, mas não deu certo .”, lamenta Josiani Brito em nosso TikTok.

“Junto com o açúcar pode colocar um pouco de achocolatado, fica uma delícia também!”, sugere Alelis Ribeiro em nossa página no Facebook.

“Coloca canela em pó no açúcar, aiiiii vc vai ver a Felicidade “, indicou Caterri em nosso canal no Youtube.

 

O que aprendemos com esse teste

  • Sim, é possível fazer coco caramelizado na airfryer.
  • A caramelização ocorre pela conversão do açúcar em caramelo.
  • Dicas dos seguidores incluem deixar a parte escura do coco para ficar mais crocante e adicionar canela ou achocolatado na mistura de açúcar.

MATÉRIAS RELACIONADAS