• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

Cientistas descobriram uma técnica certeira para resistir aos Doces

Você só vai precisar de um relógio.

Você é capaz de seguir a dieta à risca, cortar massas, refrigerantes e todos aqueles petisquinhos deliciosos. Mas resistir a um docinho, isso ainda difícil.

Pois prepare-se para dizer adeus às sobremesas, cientistas descobriram uma maneira de vencer essa luta contra o excesso de açúcar e transformar a guloseima em algo não tão apetitoso assim.

Me dê doce!

Um experimento feito pelo Centro Médico da Universidade de Rush, nos Estados Unidos e publicado no site científico EurekAlert!, constatou que esperar apenas 25 segundos antes de abocanhar uma guloseima pode te ajudar a resistir à tentação.

A pesquisa foi curiosa. Em máquinas de venda automática, os cientistas instalaram um cronômetro. Quem chegava disposto a comprar um lanchinho saudável, recebia o produto na hora. Mas aqueles que vinham de olho em um docinho, tinham que aguardar 25 segundos para a máquina liberar a sobremesa.

Neste tempo de espera, os consumidores podiam mudar de ideia e escolher um produto saudável no lugar da guloseima.

Foram totalizadas cerca de 32 mil vendas em um pouco mais de 14 meses. Os cientistas então constataram que o simples fato de ter que esperar 25 segundos para o chocolate ser liberado pela máquina, fez com que optassem por um petisquinho saudável.

De acordo com os cientistas, houve um aumento de 5% no consumo de alimentos saudáveis, pouco mas o suficiente para mostrar uma mudança de comportamento, isso porque a obrigação de esperar deu tempo para os consumidores refletirem sobre o que iriam comer e a sobremesa acabou se revelando menos irresistível do que era inicialmente.

“Isso comprova que o cérebro humano prefere gratificações imediatas, e essa preferência se aplica a escolhas corriqueiras do nosso comportamento no dia a dia”, revela Brad Appelhans, um dos cientistas envolvidos com o estudo ao site The Telegraph.

A notícia caiu como um cafuné na cabecinha dos ativistas que lutam contra a obesidade, agora eles alegam não haver nenhuma desculpa para os cronômetros não serem instalados em todas as máquinas automáticas, que já são alvo desses grupos há muito tempo devido a facilidade em disponibilizar lanches super açucarados e nada nutritivos à população.

Inclusive indicamos um ótimo vídeo que debate exatamente essa questão, publicado pelo cineasta (e youtuber) Fernando Grostein, com participação da Chef de cozinha, Paola Carosella.

Outro detalhe curioso descoberto pela experimento foi o fato de se for oferecido um desconto de 25% em lanches saudáveis ou impor um imposto de 25% em lanches menos saudáveis, os padrões de compra também são influenciados e os alimentos saudáveis vencem mais uma vez.

Na próxima vez que um doce aparecer na sua frente, colocando em risco todos os minutos de esteira que você tem feito, coloque a ciência à prova. Respire fundo, conte até 25 e veja se será mais fácil dizer não.

Fonte(s): Exame, The Telegraph
Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui