• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Cientistas descobriram por que a maconha causa perda de memória

Leia agora, depois você vai esquecer.

Que a maconha tem fama de deixar as pessoas mais ‘de boa na lagoa’ e um pouco esquecidas, todo mundo sabe. Mas agora descobriam o porquê.

Um estudopublicado na revista Nature, explica que o fenômeno se dá por causa das mitocôndrias, as responsáveis pela produção de energia através da respiração celular. Acontece que elas também ficam chapadas e acabam “se esquecendo” de realizarem suas funções plenamente.

Como assim?

A descoberta foi que as mitocôndrias têm receptores de THC nas suas membranas – o que até então era desconhecido pela ciência. O THC é um princípio ativo da maconha que afeta os nossos neurônios e causam a chamada brisa.

Acontece que elas também ficam chapadas e preguiçosas junto com você e, para poupar energia, elas se comunicam menos umas com as outras, formando menos memórias no nosso cérebro.

O teste revelador

A descoberta se deu no Instituto Neurocentre Magendie, na França, após ensinarem ratinhos a percorrerem um certo labirinto. Quando os roedores já sabiam o caminho “de olhos fechados”, foi introduzido THC na região do cérebro responsável pela memória (hipocampo) e adivinha? Os ratinhos esqueceram todo o caminho.

Porém, o teste foi repetido com ratos modificados geneticamente – não tinham os receptores de THC nas mitocôndrias – e eles continuaram lembrando do labirinto.

O estudo revelou ainda que esses efeitos são passageiros e assim que o uso da erva for suspenso a memória volta a funcionar corretamente.

Fonte(s): Exame, Só Biologia, R7
Gabriela Roman
Roteirista, viajante profissional e amante da internet e das zueiras que vêm com ela.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui