Cientistas descobriram por que a maconha causa perda de memória
Que a maconha tem fama de deixar as pessoas mais ‘de boa na lagoa’ e um pouco esquecidas, todo mundo sabe. Mas agora descobriam o porquê.
Um estudo, publicado na revista Nature, explica que o fenômeno se dá por causa das mitocôndrias, as responsáveis pela produção de energia através da respiração celular. Acontece que elas também ficam chapadas e acabam “se esquecendo” de realizarem suas funções plenamente.
Como assim?
A descoberta foi que as mitocôndrias têm receptores de THC nas suas membranas – o que até então era desconhecido pela ciência. O THC é um princípio ativo da maconha que afeta os nossos neurônios e causam a chamada brisa.
Acontece que elas também ficam chapadas e preguiçosas junto com você e, para poupar energia, elas se comunicam menos umas com as outras, formando menos memórias no nosso cérebro.
O teste revelador
A descoberta se deu no Instituto Neurocentre Magendie, na França, após ensinarem ratinhos a percorrerem um certo labirinto. Quando os roedores já sabiam o caminho “de olhos fechados”, foi introduzido THC na região do cérebro responsável pela memória (hipocampo) e adivinha? Os ratinhos esqueceram todo o caminho.
Porém, o teste foi repetido com ratos modificados geneticamente – não tinham os receptores de THC nas mitocôndrias – e eles continuaram lembrando do labirinto.
O estudo revelou ainda que esses efeitos são passageiros e assim que o uso da erva for suspenso a memória volta a funcionar corretamente.