• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Descobriram a melhor forma de lavar a casca de Frutas e Verduras eliminando agrotóxicos

Essa técnica é capaz de retirar até 96% do veneno.

Provavelmente você já deve ter ouvido que deixar as frutas e legumes de molho em uma solução de água com um pouco de vinagre ou água sanitária é excelente para retirar todo o veneno que é usado nos alimentos durante o cultivo.

Mas cientistas deram um plus nessa dica de família e descobriram um produto tão comum quanto que é capaz de retirar quase 100% dos agrotóxicos mais comuns encontrados na casca dos alimentos.

Eu gosto disso

Uma pesquisa publicado no site científico Journal of Agricultural and Food Chemistryal comprovou que uma solução de água e bicarbonato de sódio é muito mais eficaz na limpeza das cascas de maçãs que todas as outras maneiras recomendadas pelos órgãos de saúde estadunidenses, como simplesmente lavar bem a fruta na água corrente.

Para chegar à esse resultado, cientistas da Universidade de Massachusetts realizaram alguns testes utilizando maçãs como cobaias – segundo alguns estudos, maçã é a fruta mais contaminada pelos pesticidas.

Foram ao todo três testes: uma maçã foi colocada de molho em água com bicarbonato por 12 minutos; outra foi apenas lavada em água corrente por 2 minutos e a última ficou “relaxando” em um recipiente com água e hipoclorito de sódio, substância desinfetante muito usada para limpeza de alimentos, por 8 minutos.

Das três maneiras, a que menos retirou os agrotóxicos da fruta foi a lavagem em água corrente. A limpeza com hipoclorito de sódio mostrou certa eficácia, mas nada comparado ao poder do bicarbonato de sódio, que retirou 80% do tiabendazol e 96% do phosmet, dois dos pesticidas mais utilizados atualmente.

“Se a lavagem de fábrica fosse efetiva, então não precisaríamos nos preocupar com a lavagem em casa, certo? Mas verifica-se que a lavagem no nível da fábrica não é eficaz. Em casa a maneira mais simples de lavar é com a água da torneira, mas também descobrimos que apenas a água da torneira não é tão eficaz. Para reduzir a exposição adicional aos pesticidas, sugerimos adicionar um pouco de bicarbonato de sódio”, esclarece Dra. Lili He, líder do estudo em entrevista à CNN

Segundo os autores da pesquisa a dica é deixar os alimentos por cerca de 12 minutos em uma solução com 2 xícaras de água e 1 colher (chá) de bicarbonato – mas não precisa ser exatamente essa medida, ou seja, pode fazer no olhômetro.

Apesar da descoberta, a toxicologista Dra. Motoko Mukai disse a CNN que ainda é cedo carimbar que bicarbonato é a melhor forma de limpar a casca de alimentos, isso porque o experimento foi feito apenas com dois tipos de pesticidas (e apenas com a maçã). Segundo a especialista, o resultado pode ser diferente com outros tipos de substâncias químicas.

Também é importante ressaltar que, além dos agrotóxicos, os alimentos contém germes. Por isso é indicado higienizá-los – com água sanitária ou vinagre (uma colher de sobremesa para um litro de água), por exemplo – mesmo após lavar com bicarbonato. Ou seja, basta somar os métodos que a certeza é mais garantida. Outra opção, além da higienização, é descascar os alimentos.

Nós já havíamos mostrado para você 14 usos incríveis do bicarbonato de sódio, agora fica aí a 15ª sugestão. Corre mostrar toda sua sabedoria pra sua mãe, ela vai ficar orgulhosa!

Fonte(s): CNN, G1, Veja, Revista Crescer
Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui